Um pouco da Operação Lava jato:


 Por que Lava Jato?



O nome do caso, “Lava Jato”, decorre do uso de uma rede de postos de combustíveis e lava a jato de automóveis para movimentar recursos ilícitos pertencentes a uma das organizações criminosas inicialmente investigadas. Embora os trabalhos tenham avançado para outros rumos, o nome inicial se consagrou. 

No primeiro momento, foram investigadas e processadas quatro organizações criminosas lideradas por doleiros, que são operadores do mercado paralelo de câmbio. Depois, o Ministério Público Federal recolheu provas de um imenso esquema criminoso de corrupção envolvendo a Petrobras.

Nesse esquema, grandes empreiteiras organizadas em cartel pagavam propina para altos executivos da estatal e outros agentes públicos. O valor da propina variava de 1% a 5% do montante total de contratos bilionários superfaturados. Esse suborno era distribuído por meio de operadores financeiros do esquema, incluindo doleiros investigados na primeira etapa.

Como funcionava o esquema 

As empreiteiras – Em um cenário normal, empreiteiras concorreriam entre si, em licitações, para conseguir os contratos da Petrobras, e a estatal contrataria a empresa que aceitasse fazer a obra pelo menor preço. Neste caso, as empreiteiras se cartelizaram em um “clube” para substituir uma concorrência real por uma aparente. Os preços oferecidos à Petrobras eram calculados e ajustados em reuniões secretas nas quais se definia quem ganharia o contrato e qual seria o preço, inflado em benefício privado e em prejuízo dos cofres da estatal. O cartel tinha até um regulamento, que simulava regras de um campeonato de futebol, para definir como as obras seriam distribuídas. Para disfarçar o crime, o registro escrito da distribuição de obras era feito, por vezes, como se fosse a distribuição de prêmios de um bingo. O causo é logo então vou parando por aqui.

O caso escabroso acontecido na última terça-feira 16 com Deltan Dellagnol despertou o interesse de falar um pouco sobre ele:

Deltan Martinazzo Dallagnol é um jurista e político brasileiro, filiado ao Podemos. Foi deputado federal pelo Paraná entre fevereiro e maio de 2023, quando teve o mandato cassado por decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral. 
Nascimento: 15 de janeiro de 1980 (idade 43 anos), Pato Branco, PR. 
Partido: Podemos 
Cônjuge: Fernanda Dallagnol desde 2008
Pais: Agenor Dallagnol e Vilse Dallagnol. 
Livros: A luta contra a corrupção: A Lava Jato e o futuro de um país marcado pela impunidade. 
Cargo anterior: Deputado federal do Brasil (2023/2023. 

Formação: Universidade de Harvad, Universidade Federal do Paraná. 

A grave situação  ocorrida com Dallagnol fez com que o senador e ex vice presidente Hamilton Mourão se pronunciasse à respeito, pedindo que o Congresso "interfira" na cassação de Deltan Dallagnol, por combater a corrupção e, por mais incrível que pareça, o resultado mostra desejo de vingança nua e crua de Lula.

 A população do Estado do Paraná, em 2021 era 11.597.484 pessoas. Esperamos que os paranaenses e os restante dos brasileiros desse o troco nas próximas eleições, isto é, se Lula chegar até o fim, se vingando nas urnas. Chega desses homens embrulharem nossos estômagos todos os dias manchando o noticiário de atitudes ditatoriais.
Ah! Brasileiros e brasileiras pela primeira vez na minha vida tive medo de editar alguma coisa, com as atuais arbitrariedades  achei melhor ficar como está. 
Acho interessante fazem tantas crueldade em nome da DEMOCRACIA. Vá entender.









Comentários