Gente descolada daqui, dali e de acolá:

 


































Avenida Francisco Gaiotto - região central de Cerquilho - SP - Brasil
Até de repente. Fui!

Ah! Em um cartório do registro civil, os principais fatos da vida de uma pessoa são registrados, como o nascimento, o casamento e a morte. Outras ações também podem ser registradas, mas essas são as principais. Outro fato também importante na vida das pessoas é registrado em Varas de Família, Foros, Varas Cíveis ou Tabelionatos: os divórcios. Esses quatro fatos cobrem a vida de cada pessoa desde o seu início (nascimento) até o fim (falecimento), registrando a sua existência na sociedade.

E para que servem esses registros? São com eles que os demógrafos realizam, por exemplo, análises relacionadas ao volume populacional de um país, traçando tendências e estimativas futuras. Esses dados também permitem um maior conhecimento da sociedade e, consequentemente, um melhor planejamento de políticas públicas para gerar um melhor atendimento das necessidades e anseios dos cidadãos.

O IBGE, a partir de 1973, passou a ser o responsável, inicialmente, pela centralização do recebimento dos formulários preenchidos pelos cartórios de todo o país e, posteriormente, por toda a sistematização e disseminação desses dados. Atualmente, a coleta é praticamente toda informatizada, o que além de minimizar os prazos para a prestação das informações, possibilitou uma melhoria na qualidade dos dados e uma agilidade na divulgação dos resultados.
Você sabe quantas crianças nascem e são registradas no Brasil em um mesmo ano? Em 2019, foram quase 2,8 milhões de crianças. Isso daria mais ou menos 321 crianças por hora, ou 7.704 crianças por dia.
V. Grando - MTB 54068

Comentários