Gente da hora daqui, dali e de acolá:










































Tomada da área central de Cerquilho - SP - Brasil
Até de repente. Fui!

Ah! Índia intrigante

Acredite: nada vai te preparar para a Índia. Lotada, caótica, suja e confusa, bizarra. Ao mesmo tempo, diferente, interessante e bela. Por ali, os contrastes estão por todos os lados. Se apenas visitar o país já causa um tremendo choque cultural, imagina morar lá? Pois é:

Quando o papo é sobre bizarrices da Índia, Varanassi é parada obrigatória. Considerada uma das cidades mais sagradas do país e venerada por hindus e budistas, ela fica às margens do rio Ganges. E é lá que acontece um pouco de tudo: pessoas tomam banho, lavam roupa, escovam os dentes e jogam os mortos na água. Tudo ao mesmo tempo, principalmente nos “ghats”, grandes escadarias de pedras que abrigam também rituais de adoração e cremação.

Mãos ao alto! Se no Brasil nunca é demais ter o olho aberto para possíveis assaltos, no templo jainista (uma das dezenas de religiões da Índia) de Ranakpur, no Rajastão, os trombadinhas são os macacos. Em grande quantidade, esses animais podem até parecer bonitinhos à primeira vista, mas sempre prontos para roubar algo de visitantes desatentos a seus pertences. Mas a visita vale a pena. O templo impressiona pelo tamanho, beleza e arquitetura. Com o interior todo esculpido em mármore, e dezenas de esculturas de elefantes e outros animais, é uma das mais belas construções jainistas.

Milhares de ratos - De todos os lugares da Índia, o templo da deusa Karni Mata, no Rajastão, é o mais surreal. Por lá, andam livremente milhares de ratos, em meio a hindus, turistas e um cheiro insuportável de urina e fezes –isso sem falar nos cadáveres dos roedores que acabam morrendo. Assim como em todos os locais sagrados do país, só é possível entrar descalço no lugar. A infestação começou, muito provavelmente, porque os fiéis oferecem leite, água e milho como oferenda à deusa, o que acabou atraindo os primeiros ratos. Para os indianos, os roedores dão proteção ao prédio e, por isso dedetizadores e ratoeiras são proibidos.

V. Grando - MTB 54068


Comentários