Breve História das Ferrovias
GEOGRAFIA
As
ferrovias têm origem no século XIX, quando a máquina a vapor começou a ser
utilizada para movimentar composições por cima de trilhos. Pouco depois,
passaram a ser desenvolvidas para o transporte de passageiros e definiram um
novo padrão de transporte por via terrestre.
História das Ferrovias
O primeiro sistema de transporte que utilizou um mecanismo de carris que
se movimentam por trilhos foi criado na Grécia Antiga, por volta de 600 A. C.,
na estrada de Diolkos, região de Corinto. Com um percurso de aproximadamente 8
km, a estrada serviu para transportar embarcações e outras benfeitorias com o
uso da força de animais e dos escravos.
No início do século XVI foi desenvolvido na Alemanha um sistema de
transporte formado a partir de trilhos de madeira e puxado por tração animal,
que ficou conhecido como wagon ways (caminhos de vagões). Na
Alemanha, esse tipo de transporte era muito utilizado em locais de extração de
minérios, e até hoje é muito comum nas minas de todo o mundo a utilização de
carris para o transporte dos minérios e para a retirada da água do fundo das
minas.
Por volta do ano de 1776 os trilhos de madeira começaram a ser trocados
por trilhos de ferro, o que caracterizou a rail way, ou seja, a
linha férrea, termo que acabou sendo difundido mais tarde, no século XIX. Foi
no ano de 1804 que surgiu a primeira locomotiva movida com um motor a vapor,
inovação criada pelo engenheiro britânico Richard Trevithick. Esse evento
histórico ocorreu na cidade inglesa de South Wales, quando foram carregadas 18
toneladas de ferro e 70 homens por 14 km. Quando a velocidade chegou aos 8 km/h
os trilhos não resistiram e quebraram.
Com mais força e velocidade, as máquinas foram substituindo os cavalos,
proporcionando o aumento do número de vagões e da quantidade de carga
transportada pelas composições. A partir dessa época foram ocorrendo diversas
melhorias técnicas nos trilhos e nas locomotivas. As ferrovias estabeleceram
uma perspectiva diferente sobre a ideia de transporte de cargas mais pesadas e
por longas distâncias.Em razão das possibilidades de mobilidadetambém no meio
urbano, as linhas férreas passaram a ser uma opção para o transporte de
passageiros. Nesse sentido, a Inglaterra tomou a frente no que corresponde a
essa modalidade, inaugurando em 1812 na cidade de Leeds a primeira composição
para transportar exclusivamente passageiros.
O ano de 1830 ficou marcado como o início da Era das Ferrovias, quando
foi inaugurada a primeira linha férrea de longa distância para passageiros em
escala comercial e com horários regulares, entre as cidades inglesas de
Liverpool e Manchester. No primeiro ano de funcionamento, a linha entre essas
duas cidades transportou 460.000 passageiros. Em 1863 a Inglaterra criou a
primeira linha subterrânea, integrando um sistema de transporte metropolitano e
que mais adiante foi chamado de metroway.
Entre o final da década de 1870 e início da década de 1880 foram
desenvolvidos os primeiros sistemas férreos movidos a eletricidade, criado por
engenheiros alemães. A primeira linha férrea usando eletricidade conduzida por
cabos suspensos foi no ano de 1883, entre as cidades de Mödling e Hinterbrühl
Tram na Áustria.
As imagens são apenas ilustrações.
Continua no próximo sábado.
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