COOCERQUI - Receitas que levam fermento:


Rocambole de geleia de morango

Rocambole de Geléia de MorangoIngredientes:- 5 ovos
- 5 colheres de sopa de adoçante para forno e fogão
- 5 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 xícara de chá de geleia de morango diet

Preparo: Unte uma assadeira e forre com papel-alumínio. Unte também o papel-alumínio e reserve. Bata as claras em neve, adicione as gemas e bata até ficar um creme fofo e claro. Junte o adoçante e bata mais um pouco. Retire da batedeira e junte a farinha e o fermento, mexendo delicadamente. Despeje a massa na assadeira e leve ao forno preaquecido médio e asse de sete a dez minutos. Não deixe dourar. Desenforme a massa sobre um guardanapo e enrole. Deixe esfriar.

Desenrole a massa, passe a geleia e enrole novamente. Cubra com a geleia e salpique com coco ralado.


Torta salgada com fermento biológico


Ingredientes
  1 xícara de chá de leite
  1 colher de sopa de fermento biológico seco
  1 colher de chá de açúcar
  1 colher de café de sal
  1 ovo
  ¼ de xícara de chá de óleo
  2 e ½ xícara de chá de farinha de trigo
Cobertura
  1 xícara de chá de molho de tomate
  300 gr de queijo mussarela ralado
  1 tomate fatiado
  Sal e orégano a gosto
  Azeitonas a gosto
  ½ cebola fatiada

`Preparo
Peneire a farinha de trigo em uma tigela e reserve / Coloque no liquidificador, o leite, o fermento, o açúcar, o sal, o ovo, o óleo e bata por 1 minuto ou até misturar bem todos os ingredientes. Despeje o líquido, aos poucos, sobre a farinha de trigo e mexa até incorporar todos os ingredientes. A massa fica um pouco mole e bem pegajosa / Transfira a massa para uma forma untada e enfarinhada, espalhando com uma colher. Cubra com pano e deixe crescer por 30 minutos / Sobre a massa já crescida, espalhe o molho de tomate, a mussarela, as fatias de tomate, polvilhe o sal e o orégano. Distribua as azeitonas e a cebola fatiada / Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos / Retire do forno e sirva / Rend: 6 porções

Receita de Cuca



Massa básica:
Ingredientes: / 2 gemas e 2 ovos inteiros levemente batidos / 1 xícara de leite morno / 1 xícara de açúcar / 1 pitada de sal / 600 gr. de farinha de trigo aproximadamente / 50 gr. de margarina ou 1 colher (sopa bem cheia) de banha / 2 pacotinhos de fermento biológico seco (20 gr. / Raspas de 1 limão ou 1/2 laranja.
Preparo:
Dissolva o fermento no leite, acrescente os ovos, o açúcar, a margarina, o sal e as raspas. Misture e coloque a farinha aos poucos, mexendo com a mão ou colher de pau até misturar bem. A massa estará no ponto quando estiver mais firme que a de bolo e mais mole que a de pão (talvez nem precise de toda a farinha indicada nos ingredientes). / Deixe a massa descansar e crescer, em local quente, até dobrar de tamanho. / Unte uma forma de 30 x 22 cm com óleo e farinha. / Depois que a massa tiver crescido, bata novamente. Ela vai diminuir um pouco de volume. Coloque na forma e molhe as mãos para espalhar, deixe crescer novamente até dobrar o tamanho, coloque a cobertura de sua preferência. Asse em forno pré aquecido. No meu forno eu asso os primeiros 20 min. em fogo médio (uns 200 graus), depois abaixo e asso mais 15 a 20 min.
Sugestões de cobertura:
Farofa - / 40 g. de manteiga ou margarina / 5 colheres de sopa de açúcar / 5 colheres  de sopa de farinha de trigo. /  Misture tudo com a ponta dos dedos e faça torrões, apertando porções de massa com a mão. Se ficar muito seca e não formar torrões, coloque mais manteiga.
Coco amarelinho:  250 g. de coco ralado fresco / 1 xícara de açúcar / 3 gemas / 1 colher de sopa de manteiga / gotas de essência de baunilha /  Leve tudo ao fogo e cozinhe até ficar bem agregado. Espalhe sobre a cuca depois de frio.
Farofa com goiabada: Espalhe fatias finas de goiabada sobre a cuca deixando espaço entre elas, em seguida espalhe a farofa tradicional por toda cuca, inclusive sobre a goiabada.

Pão com fermento de bolo

Ingredientes
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 ovo inteiro
1 colher de café de sal
3 colher de sopa de óleo
1/2 xícara de chá de leite
1 colher de sobremesa de margarina com sal
1 colher de sobremesa de fermento em pó (para bolo)
Orégano a gosto 
1 gema para pincelar
queijo ralado para polvilhar 
Recheio a gosto
Recheio de espinafre e ricota. 
Em uma panela colocar o espinafre e refogar até evaporar o líquido. Picar o espinafre e misturar à ricota. Temperar com sal e pimenta-do-reino.
Outra opção de recheio é de palmito com requeijão cremoso. 
Modo de preparo

Misture em uma vasilha a farinha, o sal, ovo, o óleo, a margarina, o fermento, o orégano e o leite até que a massa fique uniforme e esteja desgrudando facilmente das mãos. Não sove a massa.
Em uma superfície polvilhada com farinha de trigo, abra a massa com a ajuda de um rolo de macarrão até que fique bem esticada, mas sem que fique muito fina.
Coloque o recheio que quiser.
Enrole como um rocambole, dobre as pontas e coloque em uma forma untada e enfarinhada de pão ou bolo inglês.
Pincele a gema diluída em um pouco de azeite (acrescentei um pouco de água filtrada) e polvilhe com o queijo ralado.
Leve ao forno pré-aquecido, 180º por mais ou menos 30 minutos.







O fermento é composto por fungos microscópicos (que apesar de serem fungos, não trazem malefício a nossa saúde, de forma alguma. Estes fungos são chamados de levedura, que se alimentam de açúcar (não, a receita não leva açúcar; mas vamos em frente), liberando gás carbônico e álcool – Nem pensem que vocês ficarão bêbadas comendo pão!
Então, quando a massa fica em repouso ela entra no processo de fermentação. Quando a gente abre a massa e leva-a ao forno em uma primeira assada, as leveduras se multiplicam, ingerindo o açúcar e o amido contido na farinha de trigo.
O processo se completa com a citada liberação de gás carbônico – que é o responsável pelo crescimento da massa – e de álcool, que confere sabor ao pão, pizza, bolo ou torta.
Um outro elemento importante é o glúten, presente na farinha, responsável por tornar a massa elástica, possibilitando que o gás exalado nessa reação fique aprisionado em pequenas células no seu interior, tornando o bolo ou pão esponjoso, macio e fofo.

O fermento foi descoberto pelos egípcios na antiguidade. Chegou a ser cultivado pela população dentro de casa, mas hoje em dia é industrializado em um processo de secagem que o converte em pó, tornando as leveduras inertes. Ao adicionar água na hora de fazer a massa, elas voltam a ficar ativas.
Todos os ingredientes podem ser encontrados nas 4 lojas da COOCERQUI - 2 lojas em Cerquilho, 1 em Boituva e outra em Tietê.

Concorrência – A competição comercial é dura. Uma guerra em que vivemos, uma das melhores estratégias de venda é estampar a palavra “oferta” ao lado de produtos. Se a oferta for verdadeira o cliente leva sem pestanejar. A COOCERQUI trabalha sempre para melhorar nas ofertas com os produtos negociados, buscando o melhor para os milhares de cooperados. 


Sugestões para compra:









Comentários