Mais um pouco da grande família Grando e agregados daqui, dali e de acolá:

































































Até a próxima postagem. Fui!

Ah! UM POUCO DA HISTÓRIA DOS PRIMEIROS IMIGRANTES GRANDO EM SÃO PAULO

Este relato consta no Livro: Povoadores das Colônias Alfredo Chaves, Guaporé e Encantado, pg 813: Frei Rovilio Costa

Em 11.11.1994, de Campinas, escrevia Olívio Grando Filho: "Através de meu amigo e conterrâneo, Paulo Augusto A. Moretti, vim a conhecer a empolgante obra "Assim vivem os Italianos". Gradativamente me embrenhei nas histórias contadas pelos imigrantes e me senti revivendo minha juventude, pois a similaridade é inquestionável.
Meus avós paternos Domenico Grando e Augusta Benedetti vieram de Codogné - TV em 1893 e se instalaram em Cerquilho SP, onde já se encontravam seus genitores: Antônio Grando e Teresa Bolzan, vindos em 1888. Imagino que intencionavam ir para o RS, mas por razões não sabidas foram trabalhar em lavouras de café, comuns em São Paulo... onde não houve, como no RS, distribuição de terras em glebas. Aqui, sem terem outras alternativas, os meus parentes, por segurança, agruparam-se num mesmo local e moraram durante um longo período, numa única casa que chegou a comportar 100 pessoas. Trabalhavam todos na lavoura de café, até que paulatinamente foram se dispersando em razão da aquisição de terras pelas cercanias do próprio município. Hoje em sua maioria ainda conservam as terras que circundam a cidade, da qual são fundadores..."

OBS: A única correção é que Domenico e Augusta chegaram em 1895 e não em 1893. Chegaram até a comprar a passagem em um Vapore em 1893 mas em razão de una nova gravidez da Augusta (a quarta), a família ficou mais um ano na Itália, tendo a filha em Codogné em 1894. Para só aí embarcaram para junto da família em 1895, observação feita por João Famema.



V. Grando
MTB 54068

Comentários