COOCERQUI - Ceia de fim de ano




Bacalhau à Gomes de Sá


DSC04602
Bacalhau é o prato típico do RéveillonEsta receita foi criada por José Luiz Gomes de Sá, no fim do século XIX, quando trabalhava no Restaurante Lisbonense, no Porto. Tradicionalmente ele é cozido e em seguida desfiado. Depois levado ao forno, guarnecido de cebola, alho, batatas, ovos cozidos, salsa, azeitonas pretas, azeite e vinho branco.
Nada contra em fazer pequenas modificações. Por exemplo: bacalhau lascado.
INGREDIENTES    (de 8 a 10 pessoas)
1 Kg de bacalhau em postas / 1/2 kg de batatas / 1 cebola branca / 1 cebola roxa / 2 bulbos de alho-poró / 4 ovos cozidos / 200 ml de azeite de oliva extravirgem de excelente qualidade / 1 taça de vinho branco seco / lascas de azeitonas pretas / 2 dentes de alho em lascas / Salsa picada / Sal e pimenta-do-reino.
PREPARO
Dois dias antes do preparo, coloque as postas de bacalhau em um recipiente; cubra com água e leve à geladeira. Durante estes dois dias, troque a água por 6 vezes.
Aqueça água em uma panela grande até ferver. Coloque o  bacalhau. Quando tornar a ferver, conte dois minutos e retire. Deixe esfriar para manusear.
Descasque as batatas e corte em rodelas não muito finas. Leve para cozinhar na água do bacalhau até ficarem macias. Retire e reserve.
Corte as cebolas e o alho-poró em rodelas bem finas. Aqueça uma frigideira e refogue-as ligeiramente em azeite, temperando com sal e pimenta. Retire e reserve.
Em uma panela pequena, doure as lascas de alho em azeite de oliva.
Limpe bem o bacalhau, retirando todos os espinhas e eventuais peles. Prepare-o em lascas.
Em uma travessa refratária, vá montando camadas de cebolas e alho-poró, batatas e bacalhau. Ao final, regue com o azeite de oliva e o vinho e leve ao forno até aquecer bem.
Enquanto o bacalhau aquece, pique os ovos cozidos (desmanchando a gema com um garfo) e misture com a salsa picada e as lascas de azeitonas.
Retire o bacalhau do forno e salpique a mistura de ovos, salsa e azeitonas por cima. Derrame o azeite com o alho tostado por cima de tudo. Sirva imediatamente, acompanhado de arroz branco.
DSC04599

Crédito: Divulgação

Ingredientes 

  • 1 peito de frango cortado em cubos (500g)
  • 2 colheres de chá de páprica picante
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • Tomilho
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola cortada em cubos
  • 1 cenoura cortada em rodelas
  • 1 pimentão vermelho cortado em cubos
  • ¼ de xícara de chá de caldo de legumes
  • 2 latas de  grão-de-bico escorrida
  • 1 vidro de champignon escorrido
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo 

Tempere o frango com a páprica, o suco de limão e as folhas de tomilho. Em uma frigideira, aqueça o azeite e doure o frango, junte a cebola e frite por mais 2 minutos. Acrescente a cenoura, o pimentão, o caldo de legumes e cozinhe por 5 minutos. Junte o grão-de-bico, o cogumelo, o sal e a pimenta. Misture delicadamente e sirva em seguida.
Salada em camadas

DSC03279
Ingredientes:
1 pé de alface lisa (desfolhe, lave e escorra as folhas)
2 tomates médios cortados em cubos
1 cebola grande cortada em cubos ou ralada
2 cenouras raladas em ralo grosso
1 maço pequeno de rúcula (lave as folhas e escorra) picado
400 g de queijo branco cortado em cubos
200 g de champinhons cozidos em água fatiados
100 g de azeitonas verdes sem caroço picadas
150g  de peito de peru picado ou algo semelhante
1 pepino ralado em ralo grosso
Modo de preparo:
Numa tigela funda forrada com filme plástico, acomode 1/3 das folhas de alface lisa (folhas lavadas e escorridas). Sobre as folhas de alface vá colocando em camadas fatias de tomates médios, fatias de  cebola grande,cenoura ralada metade das folhas de rúcula (lavadas e escorridas), metade do queijo branco (reserve o restante), 200 g de champinhons cozidos em água, outra camada de folhas de alface, metade  das azeitonas verdes sem caroço picadas,  pepino descascado e o restante do queijo branco (200 g). Termine com a outra metade das folhas de rúcula e o restante das folhas de alface. Aperte bem. Cubra com papel filme, coloque um peso para pressionar bem a salada e leve à geladeira por 30 minutos. Vire sobre um prato, retire o filme plástico e sirva gelada com o molho.
Molho para acompanhar:
1 copo de iogurte natural
1/2 xícara de chá de creme de leite
2 colheres de sopa de mostarda
1/2 colher de chá de açúcar
1/2 colher de chá de sal
1/2 dente de alho picado
páprica picante a gosto

 Fica super vistoso e muito bonito. 

Salada Netuno


SONY DSC

Ingredientes:

300 gramas de kanikama
1/2 repolho pequeno ralado no ralo grosso
1/4 xícara de pimentão verde
2 talos de salsão picados
1 colher de sopa cheia de maionese
3 colheres de sopa de iogurte natural
1 limão siciliano
Sal e pimenta do reino
Modo de preparo:
Deixe o kanikama em pedaços médios, misture com os legumes, sal e a pimenta do reino, acrescente a maionese, o limão e o iogurte e mexa bem. Deixe na geladeira por 1 hora. Pode ser servido individualmente - como nesses potinhos ou num outro recipiente para ser servido coletivamente. A receita deu 4 porções como e da ilustração. .
Ps. Pode substituir o kanikama por salmão defumado, nesse caso não use o limão.

Dicas na cozinha

Deixar a comida esfriar antes de colocar na geladeira
Se você é do tipo que morre de medo de estragar o refrigerador, guardando o feijão quentinho, recém-tirado da mesa, espere até ouvir essa! "Conforme a temperatura do alimento vai baixando, vamos criando condições cada vez mais propícias para a multiplicação das bactérias, dentro do alimento", afirma Maria Aparecida. Em duas horas, o seu delicioso feijão já terá potencial para se transformar em material extremamente tóxico. "Depois disso, as bactérias chegam a dobrar de número a cada 20 minutos", complementa o biomédico Roberto Figueiredo, ou Dr. Bactéria.
Para acertar:em vez de cuidar tão bem da geladeira, tenha dó da sua saúde. Mande logo o feijão e tudo o mais que você serviu no almoço direto para o lugar onde eles permanecerão sempre fresquinhos e a salvo dos micro-organismos.

Feliz ano novo!






Comentários