COOCERQUI



Batata Doce






A batata-doce é uma planta rústica, de ampla adaptação, fácil cultivo, alta tolerância à seca e de baixo custo de produção. É detentora de caule tenro, que se desenvolve rastejante no solo, impedindo a erosão e o crescimento de plantas daninhas. Suas raízes são tuberosas e variam de forma, tamanho e coloração, conforme a cultivar e o meio ambiente em que são produzidas.
Por ser uma planta natural de regiões quentes, essa cultura requer temperaturas elevadas durante todo o ciclo vegetativo. É uma lavoura muito popular e apreciada em todo o país, estando colocada em quarto lugar entre as hortaliças mais consumidas pela população brasileira. No Nordeste é a principal hortaliça cultivada. É boa fonte de energia, minerais e vitaminas C e do complexo B. Algumas cultivares são ricas em vitamina A, podendo ser consumida assada, cozida ou frita.

É uma lavoura de grande importância social, contribuindo decisivamente para o suprimento alimentar das populações mais pobres. No quadro mundial, os maiores produtores são a China, Indonésia, Índia e o Japão. A China destaca-se como maior produtor atingindo 150 milhões de toneladas. No Continente Latino-Americano, o Brasil surge como o principal produtor, contribuindo com 3 milhões de toneladas anuais. No Brasil os estados de maior produção são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Paraná, tendo o rendimento nacional atingido 10 t/ha. A Paraíba vem se destacando como um dos principais produtores da Região Nordeste.
A grande difusão e diversidade de formas de batata na América, muito superior ás encontradas na Oceania pelos primeiros exploradores, indicam que a domesticação dessa planta ocorreu antes, no continente americano. Quanto à origem genética, Martin determinou as afinidades como Ipomoea batatas de uma série de Ipomoeas silvestres, a maioria das quais de origem Americana. Desta forma, a verdadeira origem da batata-doce permanece até hoje indefinida apesar de que muitas evidências indicam o Sul do México e o Nordeste da América do Sul como seu berço natural.
No aspecto botânico, a batata-doce pertence à família das convolvuláceas, ao gênero Ipomoea e à espécie Ipomoea batatas L., planta de constituição herbácea, rastejante verde ou arroxeada; chega a alcançar de 3 a 5 m de comprimento. As folhas podem ser cordiformes, lanceoladas e recortadas com pecíolos bastante desenvolvidos. As flores são hermafroditas de coloração lilás ou arroxeadas, porém auto-estéreis o que favorece a fecundação artificial e, portanto, a obtenção de sementes de interesse dos melhoristas. A maior parte das raízes se desenvolvem nos primeiros 10 cm de profundidade do solo, havendo, entretanto, uma raiz pivotante que atinge profundidade de até 1,30 m. Algumas raízes secundárias passam a acumular hidratos de carbono, transformando-se em órgão de reserva, as quais constituem a parte comercial da planta.

Receita de Quiche de Batata-doce com Carne-seca.



Aqui vai uma dica muito legal para o preparo desta deliciosa receita de Quiche de Batata-Doce com Carne-Seca, se você preferir, pode substituir a salsinha por coentro. Vai ficar delicioso também.
Ingredientes
·        1 Xícara farinha de trigo
·        1/2 Xícara amido de milho
·        1 Unidade gema
·        2 Unidade tabletes de margarina culinária (200 g)
·        1/2 Colher de chá sal
·        2 Colher de sopa margarina
·        1 Unidade cebola pequena picada
·        500 Gramas batata-doce cozida e amassada
·        250 Gramas carne-seca cozida e desfiada
·        1 Xícaras leite quente
·        1/2 Colheres de chá sal
·        1 Colheres de sopa salsinha picada
·        1 Unida de ovo batido
·        3 Colheres de sopa queijo parmesão ralado
Modo de Preparo
·        Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC).
·        Em uma tigela, junte a farinha de trigo, o amido de milho, a gema, a margarina e o sal. Amasse com a ponta dos dedos até que a massa fique lisa e homogênea.
·        Abra a massa com um rolo e forre o fundo e a lateral de uma fôrma para quiche média (22 cm de diâmetro). Leve ao forno por 15 minutos ou até dourar levemente. Reserve até amornar.
·        Em uma panela média, aqueça em fogo médio 1 colher (sopa) de margarina e frite a cebola até dourar.
·        Junte a batata-doce, a carne-seca, o leite, o sal e a salsinha.
·        Acrescente o restante da margarina, misture até obter uma mistura cremosa. Reserve até amornar.
·        Coloque o recheio sobre a massa reservada, cubra com o ovo e polvilhe o queijo ralado.
·        Leve ao forno por 15 minutos ou até dourar. Sirva quente ou morna.
Pronto! Agora, basta saborear esta delíciosa receita.



Ah! Os alimentos arroxeados e azulados contém ácido elágico, substância que:
Retarda o envelhecimento. Neutraliza as substâncias cancerígenas antes mesmo delas alterarem o código genético.
Fontes alimentares: uva, ameixa, figo, beterraba, amora preta, framboesa e repolho roxo.






Comentários