OS PECADOS DOS VENDEDORES – A CONSULTORA DE ETIQUETA Cláudia Matarazzo destaca as gafes mais comuns cometidas pelos atendentes.
· Forçar intimidade que não existe. Chamar pelo apelido (por tio, sem ser, nem pensar!) e perguntar sobre a vida pessoal soa falso demais.
· Questionar repetidas vezes se a peça serviu enquanto o cliente ainda está no provador. A pessoa sente-se pressionada e perde a vontade de experimentar.
· Montar guarda na porta do provador. Para não ser evasivo é melhor colocar-se à disposição e opinar apenas quando for solicitado.
· Não dar preferência ao primeiro cliente a entrar na loja. A prioridade é a ordem de chegada e não o suposto poder aquisitivo do consumidor.
· Fechar a cara ou tentar se esquivar quando surge uma troca, situação em que o vendedor não ganha comissão.
· Oferecer peças que fogem do pedido. Empurrar uma jaqueta de couro quando a pessoa só quer uma bermuda irrita qualquer um.
· Fazer conchavo com os colegas para dizer ao cliente que outra pessoa deseja aquele mesmo produto “o último da loja”.
· Não saber dar informações sobre os tipos de tecido ou a inspiração da coleção o que passa a impressão de inexperiência.
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