Arroz Arbóreo


Arroz arbório




O arroz arbóreo é um arroz para o preparo de risotos. O nome “arbóreo” vem da cidade italiana na qual a cultura foi desenvolvida pela primeira vez. Os grãos são longos, arredondados e de cor perolada, além de serem ricos em amidos, sais minerais e carboidratos.
O arroz arbóreo possui sabor e cremosidade marcantes e, após o seu cozimento, possui consistência “al dente”, ou seja, tem um pouco de crocância deixando o risoto cremoso ao mesmo tempo. Mas você sabe o que deixa com essa cremosidade? Alta concentração de amido se desprende durante o cozimento e há uma porosidade que permite maior absorção dos molhos e condimentos.

Receita de Arroz Arbóreo com Aspargos: 

Ingredientes
- 200g de aspargos cortados em pedaços pequenos
- 4 colheres de azeite de oliva
- 1 colher de café de alho
 350g de arroz arbóreo
- 1 cálice de vinho seco branco
- 1 tablete de caldo de carne
- Sal, pimenta, noz-moscada e salsa fresca.
- Queijo parmesão ralado

Ferva 1,5 litros de água e reserve. Em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo moderado e acrescente as cebolas. Acrescente o Arroz e o alho e o caldo de carne. Coloque o vinho e mexa por dois minutos. Acrescente os aspargos e vá colocando a água aos poucos, mexendo sempre. Continue mexendo até o risoto ficar cremoso. O Arroz Arbóreo deve ficar al dente, o que leva uns 20 minutos. Verifique o sal, acrescente a pimenta, a noz-moscada e sirva salpicado com queijo e salsa.

 

Bolinho de arroz arbóreo 


 

Ingredientes:
1 xícara de arroz arbóreo cozido com 1 tablete de caldo de galinha, 1 colher de café de açafrão
2 gemas
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
5 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de café de fermento químico
orégano à gosto
salsinha e cebolinha à gosto
1 pitada de noz moscada
1 colher de sopa de mostarda
sal e pimenta do reino à gosto


Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes com um garfo (ou passe no processador)
Faça bolinhas na palma das mãos, abra uma cavidade e coloque 1 pedaço de mussarela
feche bem os bolinhos passe na farinha de rosca, e frite em óleo em temperatura média até dourar e escorra em papel absorvente.
rendimento:-10 porções

Arroz Doce Brûlée




Quando o arroz estiver cozido (experimente), provavelmente irá sobrar uma xícara do leite fervido. Desligue o fogo, retire a canela, a casca do limão e os cravo

Essa receita começa com um arroz doce que de tão cremoso parece uma mousse! Para reproduzi-lo você vai aquecer 1,5 litros de leite. Assim que ferver, desligue o fogo.
Em uma panela, de preferência de fundo grosso, adicione 1 xícara de arroz arbóreo 1 xícara do leite fervido, 1 pau de canela (grande), casquinha de meio limão (não é ralada é tirada na faca, como se estivesse descascando o limão, vira uma espiral), 2 cravos da índia e 4 colheres de sopa de açúcar. Mantenha em fogo baixo mexendo sem parar, é o mesmo procedimento do risotto. Você vai mexendo até o leite ir secando, quando reduzir bem, adicione outra xícara do leite fervido, e vai repetindo este procedimento até o arroz estar totalmente cozido. Tenha paciência porque leva de 30 a 45 minutos (mais ou menos).

s, adicione essa xícara de leite que sobrou e 1/2 caixinha (ou lata) de leite condensado. Misture, tampe a panela e deixe descansar por 15 minutos.
Coloque em um recipiente e leve à geladeira. Está prontinho para ser consumido. Se quiser, pode polvilhar canela.
Para fazer a casquinha que dá a característica Brûlée, basta polvilhar açúcar e usar o maçarico. 
Está aí uma receita de arroz doce com sabor de nuvem. 

Todos os ingredientes são encontrados as COOCERQUI de Cerquilho, Boituva e Tietê.

Até a próxima postagem. Fui!

AIPO
O aipo, ou salsão, é utilizado como alimento e condimento em saladas, sopas e molhos. Na Grécia antiga, era considerado sagrado e foi utilizado em emblemas de nobres. É encontrado fresco ou em sementes moídas e misturadas com sal para o preparo do sal de aipo. O aroma das sementes é de aipo fresco, com um leve fundo amargo. O aipo, ou salsão, é usado para saladas em pratos cozidos à de peixes, carnes e aves e as folhas são usadas para aromatizar os caldos. O sal de aipo já é usado para realçar o sabor das saladas, dos molhos das sopas.


Comentários