História das ferrovias no Brasil

 

História das ferrovias no brasil: Século XX

História das ferrovias no brasil: Século XX

Depois que foram implementadas as primeiras linhas ferroviárias brasileiras, a história das ferrovias no brasil começou a acompanhar os processos que ocorriam nos governos brasileiros. O final do século XIX foi um importante momento da história brasileira, já que foi nesse período que as práticas de produção tiveram que ser modificadas. A escravidão foi abolida e o Brasil passou de um governo imperial para um governo republicano.


Com essas mudanças ocorridas na forma de governo e, também, nos meios de produção, os principais produtos de exportação se modificaram. No início do século XX, o café era o principal produto econômico brasileiro, e rendia muitos frutos ao país. Por isso, esse é outro período em que a história das ferrovias no brasil ganhou um novo contorno. 


Durante esse período, no início do século XX, em que o café estava totalmente em alta, era necessário expandir a malha ferroviária para que esse produto chegasse aos portos para exportação. Além disso, por conta da política da imigração fortemente instaurada nesse período brasileiro, era uma ótima possibilidade de empregar os trabalhadores estrangeiros. Dessa forma, esse período foi um dos mais marcantes no desenvolvimento da história das ferrovias no brasil, já que o país atingiu grandes números na extensão da malha ferroviária. 


Ah! Os pedidos de autorização para construção de ferrovias privadas no Brasil chegaram a 49 projetos que devem envolver 165,8 bilhões de reais em investimentos. O número foi atualizado no final do ano passado, pelo Ministério da Infraestrutura. Segundo o ministro da pasta, Tarcísio de Freitas, os projetos representam 12.900 quilômetros de novos trilhos.


Ah! As imagens são apenas ilustrativas.

Até sábado que vem.

Comentários

Postar um comentário