COOCERQUI - Receitas de cuscuz:

Cuscuz - O nome é estranho, mas o sabor é incrível – aliás, os sabores, porque existem opções para diversos paladares. O cuscuz é um prato árabe e surgiu no norte da África no século 13. De lá para cá, as receitas ficaram cada vez mais diversificadas. Aqui, em nossas terras,  foi se abrasileirando aos poucos e hoje é possível encontrar até mesmo um “tradicional cuscuz nordestino”, muito delicioso, por sinal. É possível fazer a iguaria com  farinha de arroz, de milho, mandioca, polvilho...
O cuscuz tradicional pode ser preparado na cuscuzeira, panela específica para esse fim, e fica com aquele formato de trapézio invertido e arredondado. Uma outra opção são os tipos marroquinos, feitos com semolina de trigo ou com a farinha própria, que fica com aspecto mais esfarelado. Independente do formato, o prato é versátil e combina com vários tipos de acompanhamento: carne, aves, peixes, legumes…. E até vegetarianos e veganos. As opções são tantas que dá até para comer como sobremesa, nas versões doces. Veja uma seleção de receitas de cuscuz e experimente uma delas:
Cuscuz aromático de peru ao coco, açafrão e pimenta



Ingredientes
  • 2 cebolas médias picadas
  • 3 dentes de alho espremidos
  • 100 ml de azeite
  • 400 gr de palmito pupunha em conserva picado grosseiramente
  • 600 gr de azeitonas verdes picadas grosseiramente
  • 400 ml de água
  • 150 ml de leite de coco
  • 400 gr de peito de peru desfiado (se preferir, pode ser peito de frango)
  • 5 tomates picados para molho
  • 40 gr de pimenta de bico picada
  • 2 colheres de sobremesa de molho de pimenta
  • 250 gr de farinha de milho
  • 01 colher de sobremesa de açafrão em pó
  • sal a gosto
  • 5 ovos cozidos (3 picados para massa e 2 para decorar)
  • 1 xícara de chá de salsinha picada
  • 500 ml de água para cozinhar o peito de peru
  • 2 folhas de louro
Preparo
Separe um pouco dos ingredientes a gosto para decorar o fundo da forma. Cozinhe o peito de peru na água com 2 folhas de louro, ½ xícara de salsinha e sal até ele ficar macio, em ponto para desfiar grosseiramente.
Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite até dourar. Acrescente o açafrão, o tomate e o peito de peru e refogue mais um pouco até começar a desmanchar.
Junte os demais ingredientes, exceto os ovos, a meia xícara de salsinha e a farinha de milho, até começar a levantar fervura.
Adicione a farinha de milho e mexa bem até soltar do fundo da panela. Se for necessário, acrescente um pouco mais de farinha ou água, pois o importante é obter uma massa grossa, porém pegajosa, que se solte do fundo da panela por ultimo, coloque os ovos cozidos e a salsinha e acerte o sal.
Unte uma forma de pudim (22 cm de diâmetro) com azeite. Decore o fundo da forma com os ingredientes reservados e despeje a massa do cuscuz. Deixar esfriar bem, desenforme e sirva

Cuscuz recheado com carne

seca e coberto com queijo

 coalho



Ingredientes
3 xícaras de farinha para cuscuz
500g de charque dessalgado e desfiado
250g de queijo coalho picado em pedacinhos
2 xícaras de leite
2 colheres cheias de requeijão
1 colher de manteiga
Pimenta biquinho a gosto
1 cebola cortada em rodelas
Preparo
Refogue a cebola / Ponha a carne de charque e a pimenta biquinho também na frigideira /
Misture bem / Prepare o cuscuz como manda a embalagem / Faça uma caminha e forre as paredes da cuscuzeira com a massa / Use uma cuscuzeira sem haste no meio / Preencha o recipiente com charque e cubra com mais cuscuz / Bata o leite, o queijo, o requeijão e manteiga no liquidificador / Leve a mistura ao fogo até engrossar suavemente / Desenforme o cuscuz e coloque o creme de queijo por cima / Decore e sirva.

Cuscuz nordestino



Ingredientes 

  • 1 pacote de fubá de milho (flocão)
  • 500 ml de leite integral
  • 100 g de polvilho azedo
  • sal a gosto
  • 500 g de carne seca desfiada
  • 2 cebolas roxas
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 100 g de queijo coalho ou semelhante
  • salsinha a gosto
  • cebolinha a gosto

Preparo 

Em uma vasilha coloque o fubá, sal, polvilho e misture bem. Acrescente o leite e misture. Deixe descansar coberto com um pano úmido por dez minutos. Em uma frigideira coloque a manteiga e deixe esquentar, em seguida doure a cebola, coloque a carne seca mexa e tampe por 2 minutos para suar. Em seguida tempere com cebolinha e salsinha. Corte o queijo coalho em cubinhos. Em uma cuscuzeira coloque a massa do fubá e faça um furo no meio para por a carne seca com o queijo coalho. Leve ao fogo ate sentir o cheiro do cuscuz (leva uns cinco minutos), depois e só servir.


Cuscuz marroquino com pinhão e a 
linguiça que preferir 



Ingredientes 
- 200 g de sêmola para cuscuz
- 4 linguiças
- 1/2 tablete de caldo de legumes
- 500 ml de água
- 6 colheres de sopa de azeite extra virgem
- 1 pimentão vermelho cortado em tirinhas
- 2 abobrinhas italianas em rodelas
- - 50 g de grão-de-bico cozido
- 100 g de pinhão cozidos
- 1/2 xícara de salsinha
- 1/2 xícara de hortelã
- 1/2 xícara de coentro fresco
- - 1 colheres de chá de páprica
- 1 colheres de chá de cominho
- 1 colheres de chá de curry
- Sal a gosto

Modo de preparo
- Ferva a água e dissolva o caldo de legumes. Em seguida, despeje a água bem quente sobre a sêmola de cuscuz e deixe hidratar por 15 minutos. Depois, com a ajuda de um garfo, esfarele até a sêmola ficar bem solta. Em uma frigideira, coloque 2 colheres de azeite e refogue o pimentão vermelho. Acrescente as abobrinhas e refogue até ficar al dente (perfeitamente cozida). Desligue o fogo e reserve.
- Corte os 100 g de pinhão pela metade, coloque-os em uma frigideira e adicione 2 colheres de azeite, 50 g de grão-de-bico e os damascos. Refogue por alguns minutos. Em seguida, acrescente o pimentão, as abobrinhas, a pimenta síria, a páprica, o cominho, o curry e mexa bem. Coloque sal (a gosto). Reserve.
- Misture os ingredientes reservados em uma tigela e adicione salsa, hortelã e coentro picados grosseiramente. Reserve.
- Coloque as linguiças em uma panela com água e deixe ferver por 4 minutos. Escorra a água. Em uma tábua, corte as linguiças em rodelas médias, na diagonal. Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando aquecer, coloque o azeite restante e deixe as rodelas de linguiça dourar dos dois lados.
- Sirva o cuscuz com as linguiças. E, quando levar à mesa, regue com um fio de azeite.


Cuscuz de Tapioca Doce


O cuscuz doce é um prato brasileiro de origem baiana, baseado no cuscuz de origem árabe trazido pelos portugueses.
Preparado a partir da fécula da mandioca, também conhecida como tapioca e originária da culinária indígena. O prato também é conhecido como cuscuz branco ou ainda pudim de tapioca, e pode ser doce ou salgado. Na maioria das receitas de preparo do cuscuz de tapioca doce acrescenta-se coco ralado, açúcar, água ou leite.
Faça essa delícia de Cuscuz e surpreenda-se.

Ingredientes
3 Xícaras de chá de tapioca em grãos (granulada)
1/2 kg de Açúcar (ou a seu gosto)
2 Vidros de leite de coco (200 ml cada)
1 Pacote de coco ralado (se preferir use 1 coco fresco ralado, fica bem melhor)
1 e 1/2 Litro de leite fervido
Leite condensado para a cobertura

 Preparo
Em uma vasilha ou pirex, despeje a tapioca e reserve / Ferva o leite e reserve / Com o leite já fervido e morno, acrescente o leite de coco, o coco ralado e o açúcar / Adicione essa mistura à tapioca no pirex, mexa e cubra com um pano ou tampa e deixe descansar por uns 10 minutos, mexendo de vez em quando / Se a mistura ficar muito dura, acrescente mais um pouco de leite. Se ficar muito mole, acrescente mais algumas colheres de tapioca / O ideal é que deixe um pouco mole, pois após colocar na geladeira, endurece mais um pouco / O cuscuz, deve ficar com a consistência de um arroz doce bem cremoso / Deixe esfriar e leve a geladeira por mais ou menos 2 horas / Sirva gelado, regado com leite condensado.

Dicas:
Não use a tapioca sagu ou polvilho. O ideal é a tapioca em Grãos ou granulada como é conhecida.
A travessa deve ser grande para que caiba toda quantidade dos ingredientes.


Os ingredientes das receitas podem ser encontrados nas 4 lojas da COOCERQUI de Cerquilho (2 lojas), Boituva e Tietê.







.

Comentários