Pular para o conteúdo principal

COOCERQUI - Receitas com acelga:



Com um sabor diferente e muito gostoso, a acelga é uma hortaliça super nutritiva e benéfica para a saúde. Conheça os seus principais benefícios: regula o nível de açúcar no sangue, anti-inflamatória natural, melhora as condições dos ossos, diminuí a pressão arterial, previne o câncer, melhora o desempenho físico, potencializa o cérebro, previne a anemia, melhora a visão, deixa o cabelo saudável e por aí a fora. 


Acelga refogada




Ingredientes:
1 maço de acelga
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada
1 dente de alho picado
Shoyu a gosto
Como Fazer:
Lave bem as folhas da acelga e escorra. Pique-as em tiras não muito finas.
Em uma frigideira ou panela grande, aqueça o azeite. Refogue a cebola e o alho até dourar. Acrescente a acelga e misture bem. Após uns 3-4 minutos, junte o Shoyu, mexa e deixe que ele evapore um pouquinho. Sirva quente.
Obs: eu gosto da acelga crocante, mas se você preferir, deixe cozinhar um pouco mais.
Não usei sal porque o Shoyu já é bem salgado.


Torta de acelga



Ingredientes1 acelga / 1 colher de sopa de azeite de oliva / 1 unidade de cebola picada / 1 xícara de chá de óleo / 1 colher de sopa de fermento químico em pó / 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado / 2 colheres de sopa de manjericão picado / 4 ovos / sal a gosto / pimenta-do-reino a gosto.PreparoRefogue a acelga no azeite e junte a cebola. Reserve. Bata os ingredientes restantes no liquidificador e despeje sobre a acelga. Mexa e despeje em um refratário untado e enfarinhado. Asse em forno médio 170 a 190 graus. 
Acelga recheada com frango, 

quinoa e palmito ao molho 

sugo



Ingredientes
10 folhas de acelga ou repolho 
1 xícara de chá de quinoa em grãos 
1 colher de sopa de azeite extravirgem 
2 fatias de queijo minas, cortado em cubos pequenos
2 bastões de palmito picado
200g de filé de peito de frango, temperado, cozido e desfiado
Sal e pimenta a gosto
4 unidades de tomate picado
1 colher de sobremesa de azeite 
1 cebola picada
1 cenoura picada 
½ xícara de chá de suco de laranja 
Sal e pimenta a gosto

Preparo:

Escalde as folhas de acelga ou repolho. Escorra e reserve. Prepare a quinoa de acordo com as instruções da embalagem. Misture o queijo, o palmito e o frango. Tempere com sal e pimenta. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola, junte o tomate, a cenoura e cozinhe até formar um molho. Tempere com sal e pimenta. Deixe esfriar, bata no liquidificador, junto com o suco de laranja. Recheie as folhas de acelga com a quinoa e feche como um pacote. Sirva a acelga com o molho. Por cima polvilhe a pimenta.

Acelga com presunto e ovo






E aí está mais uma sugestão deliciosa de acompanhamento para uma gostosa refeição. A acelga pode ser substituída por repolho, escarola ou outra do seu gosto que vai ficar muito bom também. 
Ingredientes:
1 maço de acelga
1/2 cebola picada
1 dente de alho pequeno picado
mais ou menos 150 grs de presunto picado
1/4 de xícara de chá de queijo parmesão ralado
1 tomate sem sementes picado
1/4 de xícara de chá de azeite
4 ovos
sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo:
Lave bem as folhas de acelga e corte em tiras. Deixe um pouco sobre um escorredor de massas, para escorrer o excesso de água. Numa panela faça um refogado com azeite alho e cebola. Acrescente a acelga e vá mexendo até ela murchar um pouco. Acrescente o presunto, o tomate, o queijo parmesão e mexa bem. Tempere a seu gosto. Unte um refratário único, ou quatro individuais e distribua neles a mistura de acelga. Faça quatro cavidades sobre a acelga e coloque um ovo em cada uma delas. Polvilhe com sal e pimenta e regue com mais azeite. Leve ao forno preaquecido por mais ou menos 15 minutos e sirva a seguir.





Comentários