Ah! Nos dias de hoje há quem
considere o rádio, o primo pobre dos meios de comunicação. No entanto, há pelo
menos 94 anos, o rádio é o veículo com grande alcance entre os brasileiros, ocupando
um espaço importante de grande parcela da população. Por mais incrível que
possa parecer, apesar da supervalorização da imagem, nos dias de hoje, e das
possibilidades de comunicação instantânea o rádio é o meio de maior audiência
em números absolutos e ao quais as pessoas mais recorrem, em horas de
utilização por semana.
Há hoje inúmeras possibilidades
informativas, mas poucas estão imediatamente disponível quando tomando banho,
realizando tarefas domésticas, na construção civil, produzindo trabalhos
manuais ou dirigindo o carro num engarrafamento de trânsito... Sua utilização
no período da manhã é tamanha que o Ibope incluiu os ouvintes em carros em suas
pesquisas de medição de audiência. .
Pois é... Os
primeiros meios de comunicação que existiam eram os jornais e as revistas.
Quando a rádio surgiu houve quem decretasse o fim do rádio. Mais tarde a
televisão chegou toda abre alas. Pessimistas decretaram o fim do rádio. Agora,
mais recentemente surgiu a internet. Novamente os mais pessimistas decretaram o
fim de jornais e revistas, do rádio, da televisão. Ledo engano. Há espaço para
que todos esses meios de comunicação encontre o seu espaço, a sua forma de se
comunicar. Cada qual no seu quadrado.
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