Gente descolada daqui, dali e de acolá:

















































Até a próxima postagem. Fui!

Rebobinando ao Passado

Cartilha Caminho Suave já alfabetizou 40 milhões de pessoas



A cartilha Caminho Suave de Branca Alves de Lima é um dos únicos métodos de alfabetização genuinamente brasileiro. O método criado pela autora começa pelas vogais, forma encontros vocálicos e depois parte para a silabação, unindo o processo analítico ao sintético, facilitando o aprendizado.
A autora Branca Alves desenvolveu o método de alfabetização pela imagem, da Cartilha Caminho Suave, depois de observar a dificuldade de aprendizado das crianças que viviam em áreas rurais.
De acordo com a cartilha as letras são inseridas na imagem de pessoas, alimentos, partes do corpo humano, objetos e animais fazendo assim uma correlação entre a letra e a imagem disposta.
Ao longo dos anos a Cartilha Caminho Suave também ganhou outras formas ferramentas de apoio para a alfabetização. Foram criados cartazes, cartazetes, carimbos, baralhos e livros de exercício.
Infelizmente, em 1995, a Cartilha Caminho Suave foi retirada do catálogo do Ministério da Educação, deixando de ser o método oficial de alfabetização no Brasil, em favor da alfabetização baseada no construtivismo. Mas a Cartilha vende cerca de 10 mil exemplares por ano.

Comentários