COOCERQUI - Receitas de bifes de boi, de frango, de porco..:


Bife bovino grelhado na água



Esta receita de bife é muito fácil de fazer. Dispensa óleo ou outra gordura para frita-lo. Este bife é muito prático de se fazer. Sim, você frita com água! 

Ingredintes

- 500g de bife bovino (O desta receita foi feita com mignon, mas pode ser de coxão mole, alcatra, contra-filé...
-raspas de 1 limão
-sal e pimenta
-tomilho fresco (se não encontrar use desidratado mesmo)
- 1 copo de água  
-1 col. sopa de mostarda
-1 col. sopa de vinagre ou vinagre balsâmico

Mode de fazer

Em primeiro lugar separe os bifes em uma forma grande.
Você vai temperá-los dos dois lados da seguinte forma: salpique sal e pimenta. Rale raspas de limão e coloque sobre os bifes. Por último, salpique tomilho fresco (se não tiver tomilho fresco pode usar o desidratado, que parece um orégano, fica muito bom também).
Deixe o bife temperando por aproximadamente 30 minutos.
Pegue o copo de água filtrada e coloque 1 colher de sopa de mostarda e 1 col. de sopa de vinagre(ou vinagre balsâmico). Mexa bem e aguarde.
Pegue uma frigideira grande e ligue o fogo. Quando estiver bem quente, coloque 1 colher da água com mostarda. Em seguida coloque os bifes. Deixe grelhar por EXATOS 2 1/2 minutos de cada lado. Quando a frigideira ficar seca, acrescente mais uma colher da água com mostarda.

Este bife ficará suculento, macio e sem nenhuma gotinha de gordura. Ao terminar de grelhar os bifes você pode pegar o restante da água e jogar na frigideira tornando um molho, assim você joga sobre os bifes.

O segredo do bife está em ir jogando na frigideira a água temperada, de maneira lenta e em pouca quantidade. Se você jogar muita água de uma vez vai cozinhar a carne e não grelhá-la. Certo?


Bifes de file de frango moído

 

Ingredientes
- 500 g de file frango moído
- 1 colherinha de tempero pronto ou 1 dente de alho
- 1 colher de sopa de creme de cebola
- sal, se precisar
- 1 cenoura ralada ou processada
- cheirinho verde picadinho

Preparação

Modelar os bifinhos com a mão molhada, fritar em frigideira tefal untada.

Receita ótima para reunir em torno de cervejinhas. 


Bifes de frango saltimboca



Mais uma receita de frango! Estes bifes são uma adaptação de uma conhecida receita italiana e são tão deliciosos que saltam, por assim dizer, sozinhos para a boca, daí o nome: "salta para a boca". 

Ingredientes
4 peitos de frango abertos e cortados a meio
Pimenta
12 folhas frescas de sálvia
16 fatias de presunto
1 fio de azeite
1/2 copo de vinho branco
Sumo de 1 limão

Modo de fazer
Tempere os bifes de frango com pimenta preta. Coloque cerca de 3 folhas de sálvia em cada bife, dependendo do tamanho e enrole 2 fatias de presunto em cada um. Numa frigideira com um fio de azeite, frite os bifes até ficarem dourados - cerca de 3 minutos de cada lado. Retire os bifes para uma travessa e mantenha-os quentes.
Na frigideira, junte o vinho branco, raspe a frigideira para diluir os sabores da carne e deixe reduzir. Junte o sumo de limão e apague o lume. Derrame o molho sobre os bifes.

Serve de 5 a 6 pessoas



Bisteca de porco na panela de pressão




Ingredientes

8 bistecas de porco / 4 dentes de alho amassados / Suco de 1/2 limão / Sal a gosto / Pimenta do reino / 1 colher de sobremesa de colorau / / 1 xícara de chá de água quente.
Modo de Preparo
Coloque as bistecas de porco em um recipiente e tempere com o alho amassado, o suco de limão, o sal e a pimenta do reino. Deixe descansar por uns 20 minutos.
Coloque a panela de pressão no fogo para esquentar. Quando tiver bem quente vá colocando as bistecas, core de um lado, vire e doure do outro lado. Acrescente o colorau e a água, misture e tampe a panela. Quando a panela de pressão começar a chiar, abaixe o fogo e conte 15 minutos. Depois é só retirar a pressão, destampar a panela e levar ao fogo alto novamente. Deixe o molho apurar um pouquinho, ele vai reduzir e ficar um pouco mais encorpado. Prontinho, agora é só servir bem quentinho
Dicas: Há quem não use óleo para dourar as bistecas. Se a panela estiver bem quente não é necessário. / Sirva essas bistecas com arroz e salada e você terá uma refeição completa.

Fígado com Jiló




Ingredientes

500g de jiló cortado em tiras com casca
500g de fígado de boi picado em tirinhas
1 cebola média fatiada
Sal a gosto
Alho a gosto
Salsinha a gosto

Modo de preparo

Em uma frigideira com pouco óleo, frite o jiló com uma pitada de sal até ele fica macio e um pouco queimadinho. Reserve em um recipiente.
Na mesma frigideira, frite um pouco de alho, coloque a cebola fatiada e o fígado para fritar até que fique sequinho.
Acrescente o jiló frito na frigideira pra misturar tudo, ou monte de outra maneira (como na foto). Salpique a salsinha por cima.

Dica: Apesar do prato poder ser servido sem acompanhamento. Um arroz fresquinho também cairá bem!

Novo visual do açougue da loja COOCERQUI, em Tietê





Comentários