COOCERQUI - Receitas com carne de boi:


Goulash - prato para os dias de frio




O goulash é um prato tradicional no leste da Europa, onde faz muito frio. Para aquecer nosso inverno, que neste ano está mais intenso, é uma delícia. A páprica, um tempero à base de pimentão desidratado, dá o tom da receita, que é bem substanciosa. Pode ser feito na versão sopa, colocando-se caldo de carne.
O autêntico goulash (significando em húngaro, comida de vaqueiros) era preparado pelos pastores húngaros com carne de vaca cozida, cebolas, banha de porco, pimentão (variante da páprica), cominhos, sal e água, sem adição de farinha. É comum o uso de pimenta.
Em resumo, o goulash é feito de várias maneiras, mas o que interessa é que o prato é uma ótima opção para os dias frios, como o que estamos vivendo agora. Vai, então, aqui uma receitinha do prato.



Ingredientes: 500g de coxão duro cortado em cubos / 2 cebolas picadas / 2 dentes de alho picados / 1 cenoura em cubos / 1 pimentão vermelho cortado em cubos pequenos / 200 ml de vinho tinto seco / 1 talo de salsão picadinho / 400 ml de água quente / 1 lata de tomate pelado (batido no liquidificador) / 2 colheres de sopa de extrato de tomate / 1 colher de sobremesa de páprica picante / 1 colher de sobremesa de páprica doce e 2 batatas cortadas em cubos.

Preparo: tempere a carne com metade da páprica e com sal. Coloque um fio de azeite em uma panela de pressão e frite a carne até dourar. Retire a carne e reserve. Na mesma panela, ponha um pouco mais de azeite e refogue a cebola, o salsão e o alho picadinhos. Acrescente o pimentão e a cenoura. Leve novamente a carne a essa mistura. Coloque o vinho e deixe o álcool evaporar. Junte o molho e o extrato de tomate. Depois, o restante da páprica. Acrescente os legumes. Feche a panela de pressão, mantenha em fogo alto até apitar. Assim que apitar, abaixe o fogo e deixe por 30 minutos. Desligue e espere sair a pressão totalmente. Abra a panela, acrescente as batatas e use cerca de 1 colher (chá) de sal. Coloque também 1/2 xícara de água quente. Feche a panela outra vez e deixe por mais 10 minutos em fogo baixo. Desligue e espere sair a pressão novamente. Veja se a batata está cozida, senão deixe apurar mais um pouco com a panela aberta. Acerte o sal, se necessário. Sirva bem quente.
Ossobuco à Lombardia


O ossobuco é um prato tradicional italiano da região da Lombardia, em especial da cidade de Milão. O nome significa literalmente "osso com buraco”, porque no norte da Itália o músculo da perna traseira (no caso, a melhor) do boi ou da vitela é cortado em rodelas juntamente com o osso – cada rodela tem no centro uma porção de osso em forma de tubo, e nesse buraco encontra-se o tutano, que não deve ser retirado.Os “medalhões” são serrados em rodelas de cinco ou seis centímetros de espessura e, in natura, são assim:

 Ingredientes                      
1/4 xícara de azeite de oliva
4 rodelas de ossobuco com 6 cm de espessura cada (peso total: de 1,8 a 2 kg)
Farinha de trigo
1 cebola grande em cubos
2 talos de salsão em cubos
2 cenouras médias em cubos
1 dente de alho esmagado
1 lata de tomates pelados (400gr)
1/2 xícara de vinho branco seco
2 colheres de chá de sal
1/2 colher de chá de manjericão
1/4 colher de chá de pimenta do reino moída na hora
1 folha de louro
2 colheres de sopa de salsa picada
2 colheres de chá de casca de limão siciliano ralada

Amarre um barbante de algodão à volta de cada medalhão, para manter a forma. Passe um pouco de pimenta-do-reino e bem pouco sal. Passe cada unidade na farinha de trigo. Numa panela refogue no azeite, em fogo médio, o ossobuco, um de cada vez, até dourarem bem em todos os lados, removendo-os para um prato à medida que dourem. Na gordura restante, na panela refogue em fogo médio a cebola, o salsão, as cenouras e o alho até dourarem e ficarem macios.

Volte o ossobuco à panela. Adicione os tomates com seu suco, o vinho, o sal, o manjericão, a pimenta do reino e a folha de louro. Deixe ferver em fogo alto. Tampe, reduza o fogo, e cozinhe por 1 1/2 a 2 horas, ou até a carne ficar macia quando espetada, mexendo de vez em quando e acrescentando pequenas porções de água quando começar a secar o líquido do molho. Quando estiver pronto, retire a gordura do molho, junte a salsa e a casca de limão. Sirva bem quente com polenta cremosa ou purê de batatas ou legumes cozidos e levemente temperados.
Ah! Isso vai muito bem com uma polenta. Hummmmmmm!

Maminha com legumes


Ingredientes:
1 kg de maminha em um só pedaço
3 colheres de sopa de azeite
2 tabletes de Caldo de Carne
200 g de cebola em cubos
200 g de cenoura em cubos
300 g de batata em cubos
2 colheres de sopa de coentro picado
2 colheres de sopa de cebolinha verde picada

Modo de Preparo:
Perfure a carne com uma faca. Em uma panela de pressão, aqueça o azeite e frite muito bem a carne, dourando de todos os lados. Junte o Caldo de Carne e meio litro de água fervente. Tampe a panela e cozinhe por cerca de 30 minutos após iniciar a fervura. Retire do fogo, espere sair a pressão, destampe a panela e acrescente a cebola, a cenoura e a batata. Deixe cozinhar por mais 10 minutos, com a panela destampada. Adicione água fervente, se necessário. Polvilhe o coentro e a cebolinha e sirva a seguir em uma travessa.

Sanduíche de carne moída com linguiça





Ingredientes
. 6 pãezinhos franceses

. 1/3 xícara de chá de água
. 4 colheres de sopa de salsa picada
. 4 colheres de sopa de mostarda
. 1 ovo levemente batido
. 1/2 colher de chá de orégano
. Pimenta-do-reino a gosto
. 250 g de linguiça fresca sem pele
. 3 colheres de sopa de manteiga derretida
. 250 g de carne de boi moída
. 1 cebola média picada
. 1 dente de alho picado


Modo de preparo

Corte os pãezinhos ao meio no sentido do comprimento. Retire o miolo e deixe uma casca com cerca de 0,5 cm. Esmigalhe o miolo do pão. Coloque-o numa vasilha e junte a água, a salsa, a mostarda, o ovo, o orégano e a pimenta. Misture bem. Aqueça o forno em temperatura alta. Doure a linguiça em duas colheres de sopa de manteiga. Junte a carne, a cebola e o alho. Mexa bem até que a linguiça e a carne estejam cozidas. Escorra o excesso de óleo e acrescente à mistura de ovo. Divida entre as metades de pão e ponha numa assadeira sem untar. Derreta a manteiga restante e pincele sobre o recheio. Asse por 15 minutos ou até dourar.

Novo visual do açougue da loja

 matriz de Cerquilho





Comentários