COOCERQUI - Receitas com batata doce




Batata doce – o sucesso desse alimento está no baixo índice glicêmico (IG), Este alimento libera a energia lenta e gradualmente, evitando assim os picos de insulina no sangue e o acúmulo de gordura. Além de proporcionar maior sensação de saciedade. A batata doce é considerada umas das principais fontes de carboidrato. O indicado é consumir durante o dia, entre uma e duas horas antes dos treinos. Além do baixo IG, a batata doce possui alta concentração de vitamina A que age como antioxidante e atua na manutenção dos ossos, tecido epitelial e sistema imunológico. É rica também em vitaminas do complexo B e sais minerais como cálcio, ferro, potássio e fósforo.


Biscoito de Polvilho e batata-doce


Ingredientes

  • 250g 
    de polvilho azedo
  • 75
    ml de azeite
  • 2
    colheres de chá de sal
  • 250g 
    de batata-doce cozida e amassada (cerca de 2 batatas)
  • 160
    ml de água (aproximadamente)

MODO DE PREPARO



  1. Em uma tigela coloque 250g de polvilho azedo, 75ml de azeite, 2 colheres de chá de sal e misture até formar uma farofa / Adicione 250g de batata-doce cozida e amassada e misture bem / Acrescente cerca de 160 ml de água, aos poucos, e amasse bem até a massa ficar mole, mas desgrudando das mãos / Coloque a massa em um saco de confeiteiro com bico liso e vá apertando em uma assadeira formando tiras com cerca de 9 cm cada / Leve para assar em forno baixo preaquecido a 160°C por cerca de 35 minutos / Retire do forno e deixe esfriar. I
  2. Batata doce assada em palitos
  3.  Ingrediente
    • 8 unidades  de batata doce médias
    • 3 colheres de sopa de óleo (pode ser de coco)
    • 1 colher de chá de alho em pó
    • 1 colher de chá de páprica em pó
    • 1 colher de chá de cúrcuma em pó
    • 1 pedacinho de gengibre fresco ralado
    • pimenta do reino moída na hora
    • 1 colher de chá de orégano seco
    • sal a seu gosto
    PREPARO
    Pré aqueça o forno a 200C. Lave e descasque as batatas. Corte em palitos de tamanho médio. Coloque em uma vasilha grande e cubra com água fria. Deixe descansar por 10 minutos enquanto prepara o restante da receita.
    Em uma tigela pequena coloque o óleo de coco, ou outro óleo vegetal que for utilizar, misture a páprica, a cúrcuma, o gengibre e o alho em pó. Faça uma espécie de papinha. Se for utilizar pimenta do reino, coloque junto também. O ideal é usar a pimenta do reino moída na hora. Reserve.
    Escorra as batatas, seque bem com papel toalha e tempere com sal a seu gosto. Cuidado para não colocar muito sal. Para esta quantidade de batatas, uma colher de sopa rasa de sal é suficiente, porque você vai misturar os outros temperos também, e sempre é possível ajustar o sal mesmo depois que as batatas estiverem assadas. Coloque a papinha dos temperos preparada antes nas batatas e misture bem para cobrir todos os palitinhos de batata com estes temperos. Se você quiser também pode acrescentar ervas secas como orégano, salsinha desidratada, ou outro que você preferir. Também fica muito deliciosa com alecrim.
    Em uma assadeira grande levemente untada com óleo vegetal ou forrada com papel vegetal, distribua as batatas em uma camada única. Asse por 40 minutos em forno pré-aquecido a 200C. Na metade do tempo de forno vire as batatas para que assem por igual. Vire delicadamente as batatas tomando cuidado para não quebrar os palitinhos. 
  4. Nhoque de batata-doce com pesto de rúcula

    nhoque de batata doce com pesto de rúcula

    Ingredientes

    Para os nhoque

    800g de batatas-doces
    1 colher de sopa de manteiga
    1 colher de café de sal fino
    1 colher de café de noz-moscada moída
    Pimenta moída a gosto
    120 gr de farinha de milho e 1 colher de sopa (adicional, para polvilhar a bancada de preparo)

    Para o pesto

    100g rúcula
    1 dente de alho
    20g de miolo de amêndoa
    8 colheres de sopa de azeite
    1 colher de chá de sal
    40 gr de parmesão ralado
    1 colher de sopa de sal (para cozinhar os nhoques) 

    Modo de preparo

    Comece por descascar as batatas-doces, corte-as em pedaços e cozinhe-as ao vapor até estarem macias. Depois de cozidas esmague-as, junte a manteiga, o sal, a noz-moscada, a pimenta e amasse com uma colher de pau. Pouco a pouco, adicione a farinha, continuando a amassar até obter uma massa homogénea. Forme uma bola, tape com um pano e deixe repousar.
    Coloque as folhas de rúcula no liquidificador ou processador, junte o dente de alho e a amêndoa e triture. Adicione o azeite e o sal e volte a triturar. Envolva o queijo, mexa bem e reserve.
    Em seguida, retire porções de massa do tamanho de uma noz, coloque-as numa bancada salpicada com a farinha e pressione cada porção com a ponta de um garfo, de modo que as marcas fiquem visíveis.
    Leve ao fogo uma panela com bastante água temperada com o sal. Quando ferver, acrescente um quarto dos nhoques e deixe cozinhar até virem à superfície. Retire com uma escumadeira e coloque-os dentro do recipiente de servir, juntamente com um pouco do pesto, envolvendo tudo delicadamente. Quando tiver cozinhado e preparado todos os nhoques, sirva de imediato.
  5. Pudim de batata doce com coco

Ingredientes 



  • Como Fazer

    1. 1.
      Coloque as batatas picadas junto com os demais ingredientes no liquidificador e bata bem.
    2. 2.
      Despeje na fôrma refratária de anel caramelada e leve ao microondas por 10 a 12 minutos na potência alta.
    3. 3.
      Teste enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo.
    4. 4.
      Espere amornar e desenforme.
    5. 5.
      Decore com coco ralado.












Comentários