COOCERQUI - Receitas com arroz:


Benefícios do arroz para o Colesterol: O Consumo do Arroz é extremamente benéfico para a sua saúde, simplesmente porque ele não contém gorduras nocivas, colesterol ou sódio. Ele forma uma parte integrante da dieta equilibrada. Qualquer alimento que pode fornecer nutrientes sem ter qualquer impacto negativo sobre a saúde é um bônus! Além disso, Os baixos níveis de gordura, colesterol e sódio também ajudará a reduzir a obesidade e as doenças associadas ao excesso de peso. O Arroz é um dos alimentos mais utilizados e consumidos no mundo. Ele pode manter as pessoas saudáveis e vivos, mesmo em quantidades muito pequenas.

Arroz cremoso e bacalhau



Ingredientes


Arroz refogado:½ xícara de chá de azeite 
6 dentes alho fatiados
2 xícaras de chá de pimentões em cubos pequenos (vermelho, verde e amarelo)
1 pimenta dedo de moça picadinha
1 kg de bacalhau desfiado, dessalgado e escaldado
3 xícaras de chá de arroz crú
6 xícaras de água 

Outros ingredientes:

1 caixinha creme de leite (200ml)
½ xícara de c há de azeitonas pretas picadas
½ xícara de chá de salsa picada

Batata Palha:4 batatas com casca e bem lavadas
Sal a gosto
Óleo para fritar

Modo de preparo
Comece pelas batatas palhas. Para isso passe as batatas pelo ralador grosso, seque bem com um pano e frite em óleo quente. Escorra e mantenha em um prato com papel absorvente. Em uma panela doure o alho no azeite, coloque os pimentões, a pimenta, o bacalhau e refogue. Em seguida, coloque o arroz, misture, coloque a água e cozinhe em fogo moderado até que o arroz esteja bem cozido e macio. Em seguida transfira o arroz da panela para uma vasilha, coloque o creme de leite, as azeitonas, a salsa, misture e coloque em uma assadeira de bolo untada levemente com óleo. Aperte bem e desenforme em um prato. Guarneça ao redor com as batatas palhas.

Rocambole de arroz cozido




Ingredientes

  • 2 xícaras de arroz cozido
  • 1 xícara de trigo
  • 3 ovos
  • 1/2 xícara de óleo
  • 2 xícaras de leite
  • 100 g de queijo parmesão ralado
  • 1/2 xícara de salsa picadinha
  • 1/2 xícara de cebolinha picadinha
  • 1 colher de café de Sal
  • 1 colher de sopa de fermento em pó (colocar por último)

  • 3 colheres de maionese e 1 copinho de requeijão cremoso para passar no rocambole antes de colocar o recheio e também para passar por cima e ao decorá-lo.
  • Modo de preparo 

    1. No liquidificador, bata todos os ingredientes (começando sempre com os líquidos), coloque a massa em um tabuleiro untado e polvilhado com trigo.
    2. Assar em forno médio, pré aquecido por aproximadamente 25 minutos.
    3. Virar numa toalha de prato úmida, passar maionese ou requeijão cremoso, colocar o recheio de sua preferência seco, enrolar o rocambole, passar maionese ou requeijão por cima e decorá-lo ao seu gosto.
    Dica: O recheio pode ser de carne moída, camarão, frango desfiado, etc…

  • Bolinhos de arroz 



    Ingredientes:
    - 3 xícaras de chá de arroz cozido
    - 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
    - 2 ovos
    - Sal
    - Pimenta-do-reino
    - 1 colherinha de chá de fermento em pó 
    - Farinha de trigo
    - óleo 
    Modo de Preparo:
    Passe o arroz na máquina de moer carne ou na centrífuga. Junte os ovos, queijo ralado, sal, pimenta-do-reino, fermento e farinha de trigo suficiente, para formar uma massa mole. Pingue os bolinhos, às colheradas, numa frigideira com óleo bem quente.


    Benefícios do Arroz Integral
    A película, que reveste os grãos do arroz integral, é rica em hidratos de carbono, óleos, proteínas, vitaminas: A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido nicótico, ácido pantotênico, provitaminas C, E, e minerais em grande quantidade. Além de vitaminas e minerais, vários antioxidantes já foram encontrados no arroz integral.

    Entre os minerais, o magnésio é o mais importante, além de fósforo e potássio. Magnésio é um mineral que se encontra deficiente em grande parcela de nossa população, e possui funções nas mais variadas partes do corpo. Isto inclui a síntese de neurotransmissores, como a serotonina, a contração da musculatura, a formação óssea e a produção de energia.

    Bolacha de arroz integral


    Ingredientes
    • 1 xícara de chá de arroz integral cozido
    • 2 colheres de sopa de gergelim
    • 2 claras de ovo
    • 1 pitada de sal
    • Óleo de  de coco ou azeite para untar
    • Modo de preparo
    Após cozinhar o arroz integral com água e sal por aproximadamente 30 minutos, deixe-o esfriar. Em uma batedeira, bata as claras em neve e despeje em uma tigela. Acrescente o arroz cozido, as sementes de gergelim e misture.
    Coloque papel manteiga sobre uma forma e unte com óleo de coco ou azeite. Espalhe a massa no formato que desejar e asse em forno pré-aquecido a 100ºC por 20 minutos. Quando estiver pronto, conserve em potes com tampa e sirva com patês ou geleias sem açúcar.








    Comentários