COOCERQUI - Receitas com grão de bico:


O grão de bico é um alimento rico em fibras, proteínas e vitaminas e é muito consumido em algumas regiões do mundo, principalmente na culinária oriental. Porém, há algum tempo a culinária ocidental descobriu seus incríveis benefícios para a saúde e boa forma e passou a incorporar nas receitas.
O grão de bico possui excelente quantidade de proteínas, sendo bastante utilizado como substituto da carne para pessoas vegetarianas e veganas. Também possui boas quantidades de fibras dietéticas, que ajudam a melhorar a saúde do sistema digestivo e intestino. As vitaminas presentes são: A, B6, C, K e E e possui minerais como potássio, zinco, magnésio, cálcio e ferro.

Sopa de grão de bico



Ingredientes


200g de grão de bico cozido escorrido
400g de tomates pelados (1 lata ou 5 tomates sem pele)
3 cenouras em cubos pequenos
3 talos de salsão picados
1 cebola em cubos
1 talo de alho-poró (parte branca)
2 dentes de alho
1 colher de chá de cominho
coentro ou salsinha
azeite

Começar dourando a cebola, o alho-poró e o alho no azeite, juntar o cominho e mexer bem. Juntar os tomates pelados com o suco da lata, a cenoura, o salsão e o grão de bico e deixar cozinhar até que a cenoura esteja bem macia. Juntar o coentro picado e servir quente, com alguns croutons.

Refogado de carne com grão de bico


Ingredientes:

. 3 colheres de sopa de óleo
. 500 g de carne moída
. 10 minicebolas cortadas ao meio
. 2 dentes de alho picados
. 2 mandioquinhas cortadas em rodelas
. 2 xícaras de chá do caldo do cozimento do grão-de-bico
. 2 chuchus cortados em cubos
. Sal e pimenta a gosto
. 3 xícaras de chá de grão-de-bico cozido
. ¼ de xícara de chá de polpa de tomate
. Salsa picada a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça o óleo e doure a carne. Refogue até secar todo o líquido. Junte a cebola, o alho e a mandioquinha. Adicione o suficiente do caldo para cozinhar e deixar a mandioquinha macia. Junte o chuchu, o sal, a pimenta, o grão-de-bico, o restante do caldo, a polpa de tomate e termine o cozimento até o chuchu ficar no ponto. Desligue o fogo e salpique a salsa.

Dica: Sirva acompanhada de arroz branco.






Receita vegetariana: hambúrguer de grão-de-bico


O hambúrguer pode ser servido no pão ou como acompanhamento no prato, com uma salada e arroz

Ingredientes
– 2 xícaras de chá de grão-de-bico
– 3 dentes de alho descascados
– 1 colher de chá de coentro em pó
– sal a gosto
Modo de Preparo:
Lave 2 xícaras de grão-de-bico, coloque numa tigela com 1,5 litro de água, cubra com filme plástico e deixe de molho por pelo menos 24 horas. Em seguida, escorra a água e coloque os grãos no processador juntamente com o alho, o coentro e o sal. Bata até obter uma massa homogênea e transfira para uma tigela. É bem simples.
Com ajuda das mãos, modele 4 hambúrgueres, de forma que fique arredondada. Após dar o formato, bata levemente para que se firme ainda mais.
Na grelha:
É nesta hora que o tempero é adicionado. Coloca-se o “burgues” na grelha já quente e adiciona-se sal a gosto. Deixar grelhar por cerca de 5 minutos cada lado.


Torta de grão de bico



Ingredientes

2 xícaras de chá de grão de bico cozido e escorrido
1 colher de sobremesa de creme vegetal
1 cebola média ralada
1 cenoura média ralada
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de cebolinha picada
2 colheres de sopa de salsa picadinha

Instruções
Aqueça o forno a 180ºC. Passe o grão-de-bico no liquidificador até formar uma pasta homogênea. Em uma tigela, coloque o grão-de-bico e misture o creme vegetal. Reserve. Em uma panela, refogue a cebola e a cenoura no azeite. Acrescente a cebolinha e a salsa. Unte uma forma tipo bolo inglês de 9 x 20 cm e coloque uma camada de pasta de grão-de-bico, uma do refogado e cubra com outra camada de grão-de-bico. Regue com um pouco de azeite sobre a última camada e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos. Deixe esfriar, desenforme e sirva em seguida.

Puchero





 Puchero – panela em espanhol

Termo da culinária espanhola que designa panela de cerâmica ou ferro fundido. Nessa panela, eram colocados os ingredientes regionais, e cozidos lentamente, no calor da lareira. Por essa razão, as receitas de puchero são muito variadas. É uma preparação característica de vários países. Na Espanha, é chamado puchero ou cocido, sendo o mais conhecido o Cocido Madrileño. O Puchero é a versão espanhola para o cozido português (este não leva grão de bico).
O cozido, que deu origem ao puchero, é o principal prato da Andaluzia, região sul da Espanha, sendo considerado como o mais representativo da culinária de Madrid. Muitos historiadores acreditam que sua origem se deu no século XVII, inicialmente entre as classes mais baixas, porém, na atualidade faz parte dos menus dos melhores restaurantes da região. A diferença básica para o puchero é que o cozido utiliza carnes tradicionais da culinária espanhola como costela suína, lombo suíno, sobrecoxa, bacon.


Da Comida Espanhola o Cozido Madrilenho é o prato mais característico de Madri. Um prato único e habitual no tempo dos meses e inverno. O ingrediente principal é o Grão-de-bico (garbanzo em espanhol).

Puchero

Ingredientes:
  • Grão-de-bico
  • Cenouras em pedaços
  • Batatas em pedaços grandes (nunca em rodelas)
  • Repolho rasgado
  • Carne de porco em cubos (lombo ou pernil)
  • Carne de frango em cubos (peito)
  • Carne de boi colchão duro.
  • Linguiça calabresa ou portuguesa em rodelas
  • Paio
  • Vagem
  • Batata doce
  • Cheiro-verde
  • Caldo de legumes
  • Açafrão (ou cúrcuma)
Modo de fazer:
Deixe o grão-de-bico de molho algumas horas e depois cozinhe na pressão (uns 15 minutos, mas depende da quantidade). Reserve. Refogue as carnes, acrescente o caldo de legumes e leve à pressão até amolecerem bem. Retire a pressão e acrescente a linguiça, os legumes e o açafrão Quando estiverem cozidos acrescente o repolho. Junte o grão-de-bico, o cheiro verde e pimenta, se gostar. Acerte o sal. Sirva com arroz.
O puchero nada mais é do que um cozido. No Brasil chama-se feijoada e usa feijão preto. Na França é o “caçulé” e o principal ingrediente é o feijão branco. Na Espanha chama-se “puchero” e o principal ingrediente é o grão-de-bico.

Aí está uma receita para reunir família e amigos tal como numa feijoada.  




Facebook
witterGoogle+EmailCompartilhar

Comentários