COOCERQUI - Receitas com chuchu

Benefícios e propriedades do chuchu

Tido como o mais sem graça dos legumes – embora seja na verdade um fruto – o chuchu é o grande coadjuvante da culinária brasileira. Por absorver facilmente o gosto de carnes e temperos, acaba desempenhando tão bem esse papel que poucas pessoas se interessam em saber mais sobre ele ou como prepará-lo de forma a torná-lo mais saboroso. Muitos alegam que ele não tem gosto de nada, mas sendo bem preparado pode ficar delicioso. Além do que, o chuchu é tão benéfico para o organismo que deveria deixar de ser coadjuvante para tornar-se personagem principal da alimentação, já que auxilia até mesmo no emagrecimento.

Coroa de de chuchu


 

Ingredientes

1 forma de pudim untada e enfarinhada (reservar)
3 chuchus descascados picados em cubos e cozidos em água e sal
2 ovos
pimenta dedo de moça picadinha à gosto
Sal à gosto (cuidado, vai ser colocado queijo e o queijo salga)
1 pacotinho de queijo ralado
1 cebola picadinha
2 dentes de alho espremidos
2 colheres de sopa de cheiro verde picado
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga derretida
1 pitada de orégano
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de pó royal
1 copo de iogurte natural
Meia xícara de chá de azeitonas verdes picadas

Mode de fazer
Frite o alho e a cebola com 1 colher de sopa de azeite. Em seguida misture todos os ingredientes e coloque na forma reservada. Leve para assar em forno médio até dourar.

Bolinho de chuchu


Esta receita vai te surpreender. Experimente!


2 Estrelas - voto: 1
bolinho de chuchu, cesta de vime,toalha laranja
Tempo - 30m - Rendimento - 25 unidades 

Ingredientes

  • 3 chuchus descascados e ralados
  • 2 ovos
  • 50g de queijo parmesão ralado
  • 1 pitada de noz-moscada ralada
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 colher de sopa de cheiro-verde picado
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • Óleo para fritar

Modo de preparo

Em uma tigela, misture todos os ingredientes. Com a ajuda de 2 colheres de sopa frite os bolinhos em óleo quente, aos poucos, até dourar. Escorra sobre papel-toalha e sirva.

Gratinado de chuchu com presunto



Ingredientes 

2 chuchus / 150 g de presunto / 1 caldo de galinha / Uma pitada de pimenta do reino / Queijo parmesão ralado para polvilhar


Molho

3 colheres de sopa de manteiga / 3 colheres de sopa de farinha de trigo / 1/2 litro de leite quente / 1/2 colher de chá de sal / 1 caixinha de creme de leite (200 g) / 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo

Comece pelo molho – Derreta a manteiga em uma penela e  acrescente a farinha de trigo, mexa a farinha para “fritar”um pouco. Coloque um pouco de leite quente e continue a mexer. Continue acrescentando o leite quente e mexendo. Quando engrossar, tire do fogo e mexa vigorosamente (com força mesmo), isto dissolve eventuais bolotas que tenham se formado. Volte ao fogo, deixe ferver um pouco.  Depois tire do fogo e acrescente, o sal, o creme de leite e o queijo ralado.  Use logo a seguir.

Montagem – Descasque e retire o caroço do chuchu. Corte os dois chuchus em pedaços finos. Unte um refratário com manteiga e espalhe os pedaços de chuchus, por cima coloque o presunto picado e esfarele o caldo de galinha, espalhando por todo ele. Tempere com pimenta do reino. Coloque 1/3 do molho branco que você fez sobre o chuchu temperado e misture bem. Depois espalhe por cima o restante do molho e polvilhe o queijo ralado. Leve ao forno preaquecido na temperatura média por uma meia hora ou até dourar e quando você espetar um garfo e perceber que o chuchu está macio. Sirva quente.

Brigadeiro de chuchu


Ingredientes
  • 1 chuchu grande
  • 1 gema de ovo
  • 1 colher  de chá de amido de milho
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 2 colheres de sopa de adoçante forno e fogão em pó
  • 6 colheres de sopa de leite em pó desnatado
  • Essência de baunilha a gosto
  • Água
Modo de fazer
Começando com o chuchu, lave, descasque e corte-o em cubinhos. Coloque numa panela com água junto com a essência de baunilha. Cozinhe até que o chuchu esteja macio. Retire da água e bata o no liquidificador com a gema, o amido de milho e o leite em pó. Esse é o substituto levinho do leite condensado. Para finalizar, despeje o conteúdo do liquidificador numa panela em fogo baixo e misture com o cacau em pó e o adoçante. Misture até que atinja o ponto de brigadeiro.

Doce de chuchu




 Ingredientes
10 chuchu / 5 xícaras de açúcar / cravo e canela a gosto / 1 panela

Nodo de preparo

Descascar os chuchus. Cortar pelo comprido. Em quatro ou seis pedaços (dependendo do tamanho dos chuchus).
Colocar em uma panela intercalando os chuchus com o açúcar. Pode ser de um dia para o outro. O chuchu soltará a água e murchará. Cozinhar nessa água até o chuchu ficar corado e a calda engrossar. Por ele ficar de molho e soltar a água criará uma casca parecendo doce de abóbora. Não fica tão bom se cozinhar ates de deixar de molho.

Dica - A quantidade de açúcar é de 1 xícara para cada 2 chuchus.  






Comentários