COOCERQUI - Receitas com repolho:


Dia dos namorados: Os melhores presentes para comemorar essa data com quem você ama são encontrados nas lojas da COOCERQUI de Cerquilho (2 lojas), Boituva e Tietê. 

O Repolho é um dos vegetais que tem menos calorias, sendo, portanto, muito indicado nos regimes para manter ou perder peso. Também é rico em sais minerais (cálcio, ferro e enxofre), importante para boa formação dos ossos e dentes e para a pele. Além disso, contém vitaminas A, vitaminas do complexo B, vitamina K e Ácido fólico. É também uma ótima fonte de vitamina C, mas esta só é aproveitada quando o vegetal e consumido cru. 






Bolo de repolho


Ingredientes 

1/2 repolho, cortado fino
2 tomates, picados
2 cebolas, picadas
1 pimentão, pequeno e picadinho
Tempero verde, picado
Azeitonas picadas
2 ovos
1 pacote de queijo ralado
1 colher de sopa de fermento
1/2 xícara de óleo
2 copos de farinha de trigo
Sal a gosto

Modo de preparado 

Bater ligeiramente os ovos
Misture todos os ingredientes começando pelos temperos picados
Depois acrescente o óleo, o sal, o fermento, o queijo e a farinha de trigo
Mexa sempre
Depois, colocar numa forma de buraco no meio, untada com óleo ou margarina
Deixe assar por uns 30 minutos

Informações adicionais 


Nota: pode-se acrescentar palmito, calabresa ou bacon fritos, sobra de frango assado... 

Ah! preparo 45 minutos / Rendimento 6 porções.

Charuto de repolho




Ingredientes
300 gr de carne moída / 1 cebola ralada / 1 dente de alho picado / 4 colheres de sopa de salsa picada / suco de 2 limões / sal e pimenta síria a gosto / ½ xícara de chá de arroz / ½ repolho grande.
Molho
3 colheres de sopa de óleo / 1 cebola picada / 1 dente de alho / 1 xícara de chá de purê de tomates / 2 xícaras de chá de água / sal e pimenta síria a gosto / 3 colheres de sopa de salsa picada / manjericão ou louro, orégano.

Modo de preparo 

                Tempere a carne: coloque-a numa tigela, juntando a cebola, o alho, o sal, a pimenta, o limão, a salsa e o arroz. Misture tudo e reserve, enquanto as folhas cozinham. Tire as folhas maiores do repolho com cuidado. Corte as partes duras. Leve ao fogo uma panela grande com água, junte sal a gosto e cozinhe as folhas até ficarem macias, mas não derretendo. Para ver se estão boas, experimente enrolar uma delas. Esprema um tanto do recheio que caiba em sua mão e coloque-o no centro de meia folha de repolho cozido. Dê uma volta, dobre os lados para dentro e continue a enrolar. Não é necessário prender com palito. Não se preocupe se não ficarem todos do mesmo tamanho.
Molho
             Leve uma panela ao fogo para aquecer. Coloque o óleo e refogue a cebola e o alho. Em seguida, junte o purê de tomate e a água e tempere. Coloque os rolinhos na panela e deixe ferver em fogo baixo. Cozinhe por cerca de 20 ou 25 minutos. Sirva com arroz branco.

Dicas


Congelando: coloque os charutinhos e o molho num utensílio próprio para congelamento, com tampa. Esfrie rapidamente numa bacia com gelo, etiquete (três meses) e leve ao freezer. Se não encontrar pimenta Síria, use pimenta-do-reino misturada à canela em pó, meio a meio.


Salpicão de repolho 


Ingredientes
1 repolho pequeno cortado bem fino
2 cenouras cruas médias raladas
1 lata de milho escorrida
2 maçãs médias raladas (com ou sem casca)
50g de uva passa escuras sem sementes
250g de maionese
200g de creme de leite
azeite a gosto
sal se necessário

Preparo 


Misture o repolho e a maçã para ficar bem solto. Regue com o azeite. Acrescente os outros ingredientes. Por último a maionese e o creme de leite. Misture e sirva gelada. Servir em travessa ou prato grande, se quiser pode misturar e cobrir com batata palha. Outra ideia servir em folhas inteiras de repolho roxo.

Lasanha de repolho


Ingredientes1 repolho grande / 4 tomates / 1 cebola / 2 dentes de alho / 1 pitada de sal / 1 pitada de orégano / 400 gr de carne moída / 2 colheres de sopa de azeite de oliva / 1/2 maço de salsinha / 1/2 maço de cheiro verde. Modo de preparoCozinhe o repolho, juntando o sal, a salsa e o cheiro verdePrepare o molho com 3 tomates, 1/2 cebola, 1 dente de alho, sal e 1 pitada de orégano. Em seguida refogue a carne com 1 colher de sopa de azeite, 1 dente de alho, 1/2 cebola e 1 tomate cozido. Unte um refratário médio com 1 colher de sopa de azeite. Espalhe o repolho e por cima junte a carne refogada. Em seguida faça mais uma camada de repolho, outra de molho de tomate e mais uma de repolho. Por fim ponha o resto da carne e sobre ela o que sobrou do molho de tomate. Salpique com pitadas de orégano e pimenta-do-reino. 




Comentários