Holofote para gente descolada daqui, dali e de acolá:



Área central de Cerquilho. Cortada bem no centro pela estrada de ferro América Latina Logística.



















































Área central de Cerquilho. Cortada ao meio pela estrada de ferro América Latina Logística.

Telhado Verde


Se os prédios emergissem do solo os telhados estariam cobertos por camada de terra e plantas. Ao invés disso toda vegetação do terreno são retiradas para erguer prédios. Além disso, são tapados com cobertura impermeável para que jamais dê problema com vazamento. Fotos tiradas por satélite a paisagem de todas as cidades mais parecem deserto ou inferno. Tudo estéril, incandescente, alterando a temperatura, provocando ventanias e nenhuma simpatia com água.
Só para se ter uma ideia “se pintarmos de branco, algo bem mais simples que um jardim suspenso, os telhados das 100 maiores cidades do mundo, a temperatura global baixaria 1 grau. Equivalendo a retirada de 600 milhões de carro das ruas por 18 anos” diz Thassanee Wanick, do movimento ambientalista brasileiro intitulado Um Grau a Menos.
Quando a chuva cai em telhado normal ela escorre e pelo caminho arrastando tudo o que vem pela frente rompendo esgotos, calçadas, abrindo crateras. Telhado verde, por outro lado absorve e filtra a água e até mesmo armazena para uso posterior.

Arquitetos, engenheiros, construtores, secretários de obra, donos da grana que tal tornar Cerquilho em um dos pioneiros no gênero? Pelo menos, o churrasco na laje teria nova versão.  

Comentários