COOCERQUI - Receitas com cebola:




Originária da Ásia, a cebola é um alimento rico em diversos nutrientes. É perfeita para incluirmos em dietas, seja para emagrecimento ou por uma questão de cuidado com a saúde. Além disso, consumir cebola também nos oferece a sensação de saciedade. A cebola é ideal para gestantes, pois seu alto teor de folatos (ácidos fólicos e sais) ajuda no crescimento e bom desenvolvimento do feto nas primeiras semanas de gravidez.
O “choro” causado pela cebola durante o manuseio dela na cozinha ocorre devido uma substância chamada ácido sulfúrico que ao entrar em contato com os olhos, irrita e faz lacrimejar. Outra curiosidade é que na Antiguidade os faraós eram enterrados com cebolas, pois era considerado um sinal de eternidade. Já na Idade Média, a cebola era utilizada como moeda de troca. Este importante alimento que está sempre presente na mesa dos brasileiros é ofertado durante o ano todo, mesmo com o ápice de sua safra sendo entre os meses de setembro e março.

Cebola Empanada com Cerveja




Quer um aperitivo diferente para degustar com os amigos? Ei-lo! 

Ingredientes

1 copo de cerveja
1 copo de farinha de trigo
Sal a gosto
Ervas picadas a gosto (sálvia, alecrim e tomilho)
Pimenta vermelha tostada picada a gosto
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
3 cebolas cortadas em anéis de mais ou menos um dedo de espessura
Óleo para fritar

Modo de Preparo

Misture a cerveja com a farinha de trigo
Adicione sal, as ervas picadas a gosto (sálvia, alecrim e tomilho) e pimenta vermelha tostada picada. Acrescente  1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
Deixe descansar por 20 min

Passe os anéis de cebola na mistura e frite em óleo com temperatura não muito alta.



Cebola empanada - da culinária australiana
 

INGREDIENTES

1 cebola grande
Água o suficiente
500gr de farinha de trigo
4 ovos inteiros
1 xícara de chá de leite
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta caiena
1 pitada de páprica
500gr de farinha de rosca

MODO DE PREPARO

Óleo para fritar Modo de Preparo: Retire a casca da cebola, tomando cuidado para não retirar muita casca. Usando uma faca afiada, dividir a cebola em 4 partes, começando do alto para a raiz, deixando aproximadamente 1 cm na raiz. Repita esse processo até chegar em 16 partes. 

Coloque a cebola em um recipiente e cubra com água fervente, reserve até as pétalas começarem a abrir. Em seguida mergulhe em água gelada e reserve até a cebola se abrir em flor, Leve para uma peneira até escorrer toda água. Bata os ovos com o leite, junte sal, pimenta e páprica. 

Passe a cebola na farinha de trigo na batida de ovos, empane na farinha e rosca, e frite em óleo quente.

Palitinhos de cebola 


Ingredientes  
25 g de fermento de padaria
Meio copo de óleo
2 colheres cheias de margarina
2 pimentas vermelha
1 colher de sal
1 cebola média
1 copo de leite morno

Modo de Preparo 
Bata tudo no liquidificador, Depois dissolva o fermento e coloque a farinha.
Leve ao forno quente, Asse e pronto.
Não é necessário untar a assadeira

Chutney de Cebola Roxa
Esta receita é uma excelente opção para presentear, para sempre ter na geladeira, para acompanhar um queijinho, torradinha, pão sírio, para acompanhar assados...


Ingredientes
1kg de cebolas roxas descascadas (cerca de 6 cebolas grandes)
3 colheres de sopa de óleo
250 ml de vinagre de vinho tinto
50 ml de vinagre balsâmico
3 xícaras de açúcar mascavo
2 folhas de louro
15 a 20 pimentas-do-reino moídas 
sementes de mostarda à gosto
1 pitada de sal

Modo de Preparo

Refogue-as no óleo até que fiquem macias. Sendo assim, adicione os vinagres, o açúcar, as folhas de louro e a pimenta. Deixe ferver e depois cozinhe em fogo baixo por mais ou menos 1 hora, 1 hora e meia, ou até que as cebolas fiquem translúcidas e o líquido evapore
Fique de olho, pois se o líquido evaporar muito rápido, pode queimar. Adicionar as sementes de mostarda enquanto ainda estava bem líquido. Isso vai ao seu gosto. 
Assim que estiver bem mais consistente (o rendimento é tão pequeno pela quantidade de cebolas... mas vale a pena). Ponha o chutney ainda quente diretamente num vidro esterilizado próprio para conservas
Feche bem e deixe maturando em algum lugar escuro e fresco ou na geladeira, por 4 a 6 semanas (se quiser comer na hora também é coisa de louco). De acordo com a receita, se estiver bem fechado, ele terá uma validade de 6 meses até que seja aberto, quando deverá ser mantido na geladeira.


 Não deixem de fazer! 



Comentários