Gente descolada daqui, dali e de acolá:




















































Até a próxima postagem. Fui!
Oniomania: a compulsão por compra


Quando a compulsão por comprar se apresenta de forma severa, ela se torna uma doença psicológica chamada Oniomania. O transtorno, caracterizado pelo descontrole dos impulsos, atinge cerca de 3% da população. Os portadores da Oniomania, também conhecidos como shopaholics ou consumidores compulsivos, frequentemente não conseguem resistir à tentação de comprar. Chegam a não pagar contas essenciais para gastar com supérfluos. A gratificação e a satisfação obtidas através da compra não os permitem avaliar a possibilidade de futuros prejuízos.

O comprador compulsivo consome pelo prazer de consumir e não pela real necessidade do objeto, e compra mais produtos relacionados à aparência como roupas da moda, sapatos, joias e relógios. O descontrole é sem limites. Podemos traçar um paralelo entre as compulsões por compras e as dependências químicas. Em ambas, há perda de controle e o paciente se expõe a situações danosas para si e também para os outros. Assim como em alguns casos os dependentes químicos roubam para custear seus vícios, o compulsivo também pode se utilizar de meios ilegais para continuar comprando.
Endividamento compulsivo
Se as suas dívidas estão tirando o seu sono, se atrapalham sua concentração no trabalho, se já levou porres por achar que esqueceria suas contas, usa de pequenas mentiras para contrair empréstimos e nem observa taxas de juros e nem capacidade de pagamento, se suas dívidas estão estragando o seu relacionamento, se teme que seus familiares e amigos descubram sua situação financeira, enfim, se está se enquadrando na maioria desses comportamentos, tudo indica que você está com um problema de endividamento compulsivo.
Não se desespere, ainda há tempo. Existem várias formas de se controlar financeiramente, através de planilhas para orçamento familiar que ajudarão a enxergar onde está gastando mais, o que precisa ser cortado, o que precisa ser economizado, etc. E, o mais importante: nesse estágio, procure a ajuda de alguém com quem você se sinta confortável para desabafar e ajudar a não piorar a situação.
Vítimas da moda

Na certa, ao terminar as escritas acima, você vai identificar com pessoas que conhece. Vai me dizer que não conhece aquela figura que adora roupa de grife e uma liquidação gastando tudo o que tem ou não com roupas, bolsas e acessórios e, descontrolado no cartão de crédito tornou-se ne uma das maiores caloteira da praça.


Comentários