Gente que brilha daqui, dali e de acolá:







































Até a próxima postagem. Fui!

A utilidade das corujas e dos gaviões


No Brasil temos vários preconceitos contra as corujas. Achamos que são aves de mau agouro - trazem azar, entre outras lendas. Não é bem assim...
A coruja é uma ave noturna, de voo silencioso, foi escolhida por agricultores israelenses para cuidar da lavoura. A sua alimentação é de pequenos mamíferos (principalmente roedores), insetos, aranhas, besouros, grilos, gafanhotos, entre outros. Os agricultores costumam colocar caixas nos campos para que elas construam seus ninhos e acabem de vez os roedores que dão prejuízos à plantação.
É uma predadora de pequeno porte com hábito carnívoro e insetívoro. Elas são consideradas generalistas por consumir as presas mais abundantes de acordo com a estação.
Há alguns anos, o governo de Israel organizou um programa de controle natural para reduzir o uso de pesticidas nas plantações e cientistas aprovaram-no estimulando os fazendeiros a atraírem também os gaviões. A intenção é que os gaviões, sendo aves diurnas trabalhem durante o dia e as corujas no período da noite. De acordo com pesquisadores da Universidade de Tel Aviv só a presença dessas aves é o suficiente para afastar os roedores.  

Depois dessa, temos que passar a enxergar esses bichos com olhar bem mais carinhoso. Eles são responsáveis para que as plantações sejam mais generosas, melhorando e produzindo mais para a nossa alimentação.

Comentários