COOCERQUI - Sugestões para o Natal



As ceias de fim de ano são repletas de delícias, da entrada até a sobremesa. Mas como aproveitar a reunião familiar à mesa sem exagerar no prato?: 
- Muito consumidas no fim do ano, as nozes e castanhas são fonte de gorduras boas e podem auxiliar na manutenção da saúde cardiovascular. Outra opção saudável são as frutas secas, como damascos e figos, pois são alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais. Como são doces, podem aliviar a vontade de comer as sobremesas mais calóricas e ricas em gorduras ruins. Além de consumidas puras, também são um ótimo ingrediente para pratos doces e salgados. Entretanto, a recomendação é que sejam ingeridas com moderação – apenas duas ou três unidades por dia;
- O peru, além de ser um prato típico da gastronomia de fim de ano é carne com pouca quantidade de gordura. O ideal é sempre preparar um molho para acompanhar, pois além de deixar a carne menos seca, dá um toque a mais de sabor. Frutas cítricas ou vinho espumante são opções para incrementar esse preparo;
- A maionese é um ingrediente muito usado no preparo de pratos para a ceia, principalmente nas saladas de batata e molhos. Ela não deve ser encarada como a vilã do banquete, já que a maionese industrializada possui apenas 40 calorias por colher de sopa e contém gorduras boas, as poli-insaturadas;
- Atitudes como “guardar o apetite” ou comer menos durante o dia não funcionam. As pessoas não devem ficar sem comer esperando pela ceia, que geralmente ocorre muito tarde, porque acabam exagerando na quantidade depois. Nesses casos, o processo digestivo fica muito lento, o que gera aquela sensação de “peso no estômago”. A dica é consumir uma fruta no início da noite e um chá após a ceia, como capim limão ou erva cidreira, que melhoram a digestão;


- A chave para uma ceia saudável é escolher de maneira equilibrada a combinação do seu prato: um jeito prático para não errar nas quantidades é completar metade do prato com folhas e verduras, ¼ com cereais (arroz, por exemplo) e grãos (lentilha, grão de bico ou feijão) e utilizar a palma da mão para medir o tamanho da carne.





Mousse de atum para impressionar 

já na entrada



Ingredientes

2 latas de atum sólido em óleo
500 ml de creme de leite fresco batido
40 ml de suco de limão
4 colheres de sopa de maionese
salsinha picada
sal
pimenta-do-reino branca
Modo de preparo

Bata o creme de leite até atingir o ponto de chantily.  Reserve.
Misture o atum à maionese, tempere com gotas de limão e salsinha.
Misture com movimentos suaves de baixo para cima ao creme reservado.
Leve à geladeira para firmar, em fôrma (preferivelmente de alumínio) untada com azeite, até que tome ponto.

Arroz com açafrão para um 

acompanhamento de primeira


Ingredientes
1 e 1/2 xícara de arroz branco
20 ml de óleo de soja
1 cebola media picada
3 dentes de alho picados
4 xícaras de água
2 maçãs verdes picadas em cubos
1/3 de colher de café de açafrão estigmas
sal a gosto
Modo de preparo

Em um recipiente, coloque a água e dissolva o açafrão. Reserve.
Em uma panela aqueça o óleo de soja, doure o alho e a cebola picada, junte o arroz e mexa bem. Acrescente a água com o açafrão, o sal refinado e deixe cozinhar. Quando o arroz estiver pronto coloque as maçãs verdes em cubos e mexa bem. Sirva quente.




Salada de maionese com ervas 

frescas





INGREDIENTES


  • 2 batatas médias
  • 1 cenoura média
  • 10 azeitonas sem caroço fatiada
  • 2 colheres de sopa de salsa fresca
  • 2 colheres de sopa de alecrim fresco
  • 2 colheres de sopa de orégano fresco
  • 3 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • 1 colher de café de sal
  • 3 colheres de sopa de maionese

MODO DE PREPARO



  1. Cozinhar em água com sal as batatas descascadas e picadas em pedaços médios. Escorra e passe pelo espremedor de batatas ou amasse muito bem com um garfo / lave e pique muito bem as ervas (salsa, orégano e alecrim) / Lave, descasque e rale a cenoura. Junte todos os ingredientes e misture muito bem. Sirva gelada. Acompanhe a sua salada de maionese com uma salada de folhas ou com torradas. Bom apetite
  2. Receita de patê de queijo gorgonzola e ricota

    Ingredientes
    • 300 gr de ricota
    • 150 gr de queijo gorgonzola
    • 1 copo de leite fervente
    • 3 colheres de sopa de azeite
    • 1 xícara de chá de azeitonas pretas sem caroço picadas
    • 1/2 pimenta dedo de moça picada e sem semente.
    Modo de preparo – bata no liquidificador ou no processador o queijo gorgonzola, a ricota, a pimenta dedo de moça, o azeite e o leite fervente até virar uma pasta homogênea.
    Misture as azeitonas picadas e leve gelar e potes hermeticamente fechados e higienizados. Sirva com torradas, canapês ou pães.
    Se não gosta de patê picante não coloque a pimenta. Se quiser mais ardido, acrescente a pimenta dedo de moça com as sementes.

  3. Receita de gelatina com salada de frutas
  4. Ingredientes

    Gelatina:

    2 Envelopes de gelatina em pó branca sem sabor (24 gramas) (indispensáveis para formação de colágeno) / 1 Envelope de gelatina amarela (pêssego, abacaxi ou laranja).  / 500 ml de água filtrada / Frutas de sua preferência quanto bastem. / 1 Abacaxi pequeno cortado em pedaços /4 Colheres de sopa de suco de limão / 2 Laranjas em gomos, sem a pele / 1/3 Xícara de chá de açúcar / 1 Mamão papaia picado / 1 Maçã verde picada / Morangos ou amoras em pedaços.
    Como preparar

    Coloque em uma vasilha os dois envelopes de gelatina sem sabor para hidratar em 1/2 copo americano de água.
    Depois coloque 250 ml de água para ferver, assim que ferver desligue o fogo e acrescente mais 250 ml de água fria, a gelatina hidratada e a gelatina com sabor, sempre mexendo.
    Em uma forma de bolo redonda de furo despeje cerca de 1 centímetro da gelatina líquida e coloque na geladeira até endurecer um pouco, disponha as frutas da forma que preferir, cubra novamente com gelatina e volte a geladeira para endurecer.
    Mais uma vez repita o mesmo procedimento de colocar as frutas e cobrir com gelatina, volte à geladeira e deixe endurecer por completo.
    Para desinformar coloque a forma por alguns segundos em banho-maria e vire-a em um prato raso.

    Pronta para servir é só se deliciar…













Comentários