Gente descolada daqui, dali e de acolá:

















































Centro da cidade cortada pela Estrada de Ferro América Latina Logística.


Acumuladores – Síndrome de Diógenes



O problema de pessoas que acumulam objetos inúteis e até mesmo lixo em suas casas a ponto de perderem espaço necessário para higiene própria, dormir ou se alimentar se tornou mais conhecido nos últimos anos por conta da televisão. Pessoalmente eu passei a ter contato com esse transtorno quando assumi um cargo público de psicólogo, a partir de então tive conhecimento de dezenas de casos de síndrome de Diógenes ou como são conhecidos popularmente: acumuladores.

O que é síndrome de Diógenes?

    Trata-se de uma alteração comportamental cuja principal característica é a compulsão por adquirir ou coletar objetos juntamente com a incapacidade de descartá-los mesmo quando são perigosos, nocivos ou insalubres. Os objetos acumulados não precisam ser necessariamente lixo ou algo que não tenha valor, em alguns casos trata-se de livros, revistas, ferramentas, utensílios domésticos, etc.
Costuma aparecer como distúrbio secundário (comorbidade) ou sintoma de outra patologia psiquiátrica ou conflito psicológico/emocional.

Quais os sintomas de Síndrome de Diógenes?

·        Descuido extremo com a higiene pessoal
·        Isolamento social
·        Desconfiança e agressividade para com terceiros
·        Comportamento paranoico ou mania de perseguição
·        Falta de motivação
·        Falta de crítica ou bom senso
·   Descuido com o próprio lar a ponto deste se tornar inabitável e insalubre
·      Colecionismo ou acumulação extrema de objetos que não podem ou não são utilizados.
·        A ideia e tentativa de descartar ou jogar fora algum dos objetos acumulados causam grande angustia e ansiedade ao indivíduo


Por que Síndrome de Diógenes? Diógenes Sínope, filósofo grego que optou viver na miséria, habitando dentro de um barril e tendo como posse apenas uma lanterna para iluminar a noite. Para os padrões atuais Diógenes viveria como um mendigo, a síndrome recebeu o seu nome por fazer com quem a possua desenvolva um aspecto mendicante ainda que na maioria dos casos tais pessoas possuam uma casa e renda própria.

Comentários