Pular para o conteúdo principal

COOCERQUI - Receitas com a carne patinho


O corte de carne patinho é do traseiro do boi e se destaca em pratos com cozimento longo. Saboroso e magro, o patinho é um favorito quando o assunto é carne moída: é ele que cobre esfirras, recheia pasteis, tortas e quibes.

Bife à Parmegiana de Panela 

de Pressão

19MAR

Ingredientes

  • 6 bifes (alcatra, patinho)
  • 2 dentes de alho
  • ¼ de xícara de chá de molho shoyu
  • 1 lata de molho pronto
  • 2 tomates maduros cortados em rodelas
  • 1 cebola cortada em rodelas
  • 250g de queijo prato
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de Fazer

  • Tempere os bifes com o alho, o molho shoyu, o sal e a pimenta e deixe descansar por uns 30 minutos. Na panela de pressão, acomode os bifes. Em seguida coloque o tomate, a cebola, o molho pronto e feche a panela.
  • Deixe pegar pressão e conte 7 minutos. Abra a panela coloque o queijo prato, abafe e está pronto para servir.


Carne patinho com legumes

Uma pedida para um almoço trivial é uma boa carne assada com legumes. Esse prato também pode se feito com lagarto ou coxão duro que são ótimos cortes para assados.

 Ingredientes: / 2 colheres de sopa de óleo / 1 quilo de carne bovina (patinho, lagarto, coxão duro) em peça / 3 cubos de caldo de picanha / 1 xícara de chá e meia de água fervente / 2 colheres de sopa de extrato de tomate / 3 batatas descascadas e cortadas em cubos médios / 200 g de couve-de-Bruxelas ou vagem ou ervilha torta.
 Modo de preparo:
1- Em uma panela de pressão, aqueça o óleo em fogo alto e frite a carne de todos os lados por 10 minutos ou até dourar.
2- Dissolva os cubos de caldo de picanha  na água fervente e acrescente à panela.
3- Junte o extrato de tomate , tampe a panela e cozinhe por 30 minutos, contados a partir do início da pressão, ou até a carne ficar macia.
4- Retire o vapor, abra a panela, junte as batatas, a couve e cozinhe por mais 25 minutos ou até ficarem macios.
5- Corte a carne em fatias e transfira para uma travessa. Coloque os legumes em volta. Sirva em seguida.
 Rendimento: 6 porções

Lasanha de berinjela e carne de 

patinho


Ingrdintes
– 2 dentes de alho / 1 pitada de Orégano / 1 cebola / 500 gramas de patinho moído / 150 gramas de queijo parmesão 200 gramas de requeijão 1 maço de espinafre / 500 gramas de molho de tomate pronto / 250 gramas de queijo muçarela de búfalo / 2 berinjelas
Modo de Preparo:
– Para começar a receita, retire o topo das berinjelas. Depois, fatie-as com 1 centímetro de grossura. Elas vão substituir a massa da lasanha. Prepare uma assadeira com azeite, sal e pimenta do reino. Coloque as fatias de berinjela por cima. Posicione todas até cobrir a base da assadeira. Tempere com um pouco mais de azeite, sal, pimenta do reino e orégano seco. Leve ao forno pré-aquecido em 200ºC por oito a nove minutos até cozinhar e começar a dourar.
– Comece a preparar o recheio de carne moída. Doure a cebola picadinha e o alho. Quando cebola e alho estiverem no ponto, adicione a carne moída e mexa até cozinhar. Tempere com sal. Em seguida, entre com o molho de tomate e deixe engrossar um pouco. Desligue o fogo e deixe descansando.
– Use uma outra frigideira para fazer a terceira etapa da lasanha. Refogue o espinafre com azeite e um pouco de sal. Com o fogo aceso, entre com o requeijão. Não precisa cozinhar muito, só até murchar. Quando estiver no ponto, desligue o fogo e entre com o queijo parmesão ralado. Mexa até derreter.
– Retire as fatias de berinjela do forno para montar a lasanha. Use uma travessa pequena para montar. Comece com uma base de carne moída, depois as fatias de berinjela, espinafre com requeijão, muçarela de búfala, parmesão ralado, depois refaça a camada começando com as fatias de berinjela e vá repetindo até encher a travessa, terminando com muçarela de búfala por cima. Finalize com queijo parmesão ralado e orégano. Leve ao forno para gratinar.

MOQUECA DE PATINHO

INGREDIENTES
1 e 1/2 kg de patinho em pedaços
3 dentes de alho
Sal a gosto
Azeite a gosto
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
1 pimenta dedo de moça
Coentro ou salsinha a gosto
4 tomates
1 xícara de caldo de legumes
2 cebolas
4 batatas
1 vidro de leite de coco
MODO DE PREPARO
Tempere a carne com o alho e o sal. Em uma panela grande, alterne camadas de carne, cebola, pimentões, tomate e batata, temperando cada camada com a pimenta, o coentro e regando com o azeite. Regue com o caldo de legumes e o leite de coco. Tampe a panela e deixe cozinhar até a carne ficar macia. Sirva com arroz. 
Serve: 8 pessoas
Dicas na cozinha

A Carne Bovina 


CARACTERÍSTICAS DA CARNE BOVINA
O boi permite 21 tipos de cortes entre os considerados de "primeira" e os de "segunda". Essas qualificações são geradas pelos próprios cortes; os valores nutritivos são os mesmos. Sua carne é boa fonte de proteína, fósforo, ferro e de vitaminas do Complexo B. A idade do gado abatido influi no sabor e na textura da carne, embora a maciez dependa muito do corte. A vitela é o boi com menos de 4 meses de idade. Sua carne é mais tenra, de cor clara e pouco gordurosa. Tem as mesmas propriedades nutritivas que a carne de boi, porém é mais fácil de digerir. E como tem menos gordura, é aconselhada nas dietas de emagrecimento.
CUIDADOS NA COMPRA
Consistência firme e compacta. Cor vermelho-brilhante. A gordura deve ser branca ou amarelo-pálida. Se for muito amarela, é sinal que o animal era velho e, portanto, que a carne é dura.

A COOCERQUI não faz milagres. Apenas trabalha com preços justos e de primeira qualidade.


Comentários