COOCERQUI - Receitas feitas na sua majestade - a Panela de Pressão!:



Músculo na Panela de Pressão

Músculo na panela de pressão

Ingredientes

 500 g de músculo cortado em cubos /  2 colheres de sopa de vinagre / Sal e pimenta a gosto /  1 cebola pequena cortada em pétalas / 2 dentes de alho amassados / 3 colheres de sopa de azeite / 1 e 1/2 xícara de chá de molho de tomate / 2 xícara de chá de caldo de legumes / 200 g de abóbora cortada em cubos / 100 g de vagem cortada em pedaços / Salsa picada a gosto

Modo de Preparo

Tempere o músculo com o vinagre, o sal, a pimenta, a cebola e o alho. Em uma panela de pressão aqueça o azeite e doure a carne até secar. Junte o molho de tomate e o caldo de legumes. Tampe a panela e cozinhe durante 20 minutos após o início da pressão ou até a carne ficar macia. Deixe sair a pressão completamente, tire a tampa, junte a abóbora e a vagem. Cozinhe por mais dez minutos na pressão ou até a abóbora ficar bem macia. Sirva em seguida com arroz ou sobre uma massa cozida al dente.
Rendimento 6 porções.

Macarrão na Pressão com Atum



Comida gostosa pronta em menos de 10 minutos. Essa frase resume a receita de hoje. Não precisa haver preocupação, já que o seu único trabalho vai ser colocar todos os ingredientes dentro de uma panela de pressão e esperar o tempo passar.

  • 500g de macarrão parafuso
  • 4 copos de água
  • 1 lata de atum (ou 1 lata de sardinha)
  • 1 lata de molho de tomate
  •  2 cubos de caldo de carne
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • 1 colher de sopa de margarina
  • salsa
  • cebolinha
  • uma folha de louro

Colocar tudo na panela de pressão. Quando começar a ferver, marcar 5 minutos. Desligar e esperar mais 12 minutos para abrir. Escorrer. Colocar em um pirex e salpicar queijo ralado por cima.

Frango assado na panela de pressão



Ingredientes
1 frango inteiro
6 dentes de alho amassados
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
2 folhas de louro
900 ml de óleo
600 g de batatas pérolas lavadas
2 colheres (sopa) de salsa picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer

Lave o frango e tempere com o alho, o vinho, o sal, a pimenta e o louro. Deixe tomar gosto por no mínimo 2 horas. Em uma panela de pressão, coloque o óleo e aqueça. Coloque o frango escorrido com o peito para baixo e tampe a panela. Depois de iniciada a pressão, conte 30 minutos. Esfrie a panela e abra. Vire o frango para dourar do outro lado e junte as batatinhas lavadas, inteiras e com casca. Deixe por 10 minutos depois de iniciada a pressão. Tire a pressão da panela e abra. Escorra o excesso de óleo do frango e transfira para uma travessa. Escorra as batatinhas em  papel toalha e tempere com sal e a salsa. Coloque ao redor do frango e sirva em seguida.

Doce de abóbora na panela de pressão




INGREDIENTES:

1 quilo de abóbora descascadas e cortadas em cubos
1 quilo de açúcar
2 pauzinhos de canela
2 cravos da índia
1 xícara de café de água

MODO DE FAZER:

Na panela de pressão coloque em camadas a abóbora com o açúcar. Acrescente a canela, o cravo e a xícara de café de água. Tampe a panela e deixe fechada por 4 horas sem levar ao fogo. Só então ligue o fogo em chama alta, quando começar a chiar abaixe o fogo e marque 20 minutos.  Desligue o fogo e não abra a panela.

OBS: só abra a panela no dia seguinte.

Agora, pode abrir a panela, os pedaços da abóbora ficarão todos inteirinhos e com deliciosa calda. 

Pudim de abóbora e batata 

doce


Ingredientes
  • 250 g de açúcar
  • 150 g de batata-doce
  • 100 g de abóbora
  • 800 ml de leite
  • 6 Ovos
  • 200 ml de caramelo líquido
  • Raspa de limão q.b.
  • 1 colher de sopa de sementes de girassol torradas
  • 1 colher de chá de sementes de sésamo
Modo de Preparo
  1. Descasque a abóbora e a batata-doce, corte em pedaços, coloque num tacho, cubra com água, leve ao fogo e deixe cozer.
  2. Depois escorra e reduza a puré.
  3. Aqueça o forno a 180 graus.
  4. Coloque o puré de abóbora numa taça, junte o leite, os ovos, o açúcar e raspa de limão a gosto e bata tudo muito bem até ficar bem homogêneo.
  5. Unte o interior de uma forma de pudim com o caramelo, encha-a com o preparado anterior e leve ao forno, em banho-maria, durante 40 minutos.
  6. Retire, deixe arrefecer completamente e depois desenforme.
  7. Sirva polvilhado com as sementes.
Dicas na cozinha



Temperos Básicos
Além do sal, cebola, cebolinha, alho e pimentinha do reino moída, existem outros temperos básicos que complementam e te ajudam no dia a dia. São os chamamos de temperos, as plantas ou substâncias: sal, glutamato monosódico que ajudam a realçar o sabor dos alimentos.
Os temperos se dividem em Ervas e Especiarias. Tempero de ervas são as folhas frescas ou secas das plantas: salsa, cebolinha.
Já os temperos de especiarias são: fruto, sementes, flores, caule casca, e raízes das plantas. Marcantes pelo sabor e aroma. Exemplo: Noz moscada, semente do coentro, raiz do coentro.
As ervas frescas devem ser acrescentadas na receita, somente ao final do cozimento, para não desaparecerem, ou seja, você não perceber o sabor. Compre o suficiente para usar no máximo, em 1 semana. As ervas secas, dizem, tem o sabor um pouco mais acentuado, devendo também ser salpicadas no final do prato.
Já as especiarias, prefira comprar inteiras e não moídas. As moídas perdem sabor e aroma, com até um mês. Algumas sementes bastam ser amassadas para liberarem o sabor e aroma. É o caso da pimenta do reino, endro, coentro, cominho... Isso porque, inteiras, elas mantém o óleo essencial protegido por mais tempo. É o óleo que da sabor aos alimentos.







Comentários