COOCERQUI - Receitas da culinária árabe




Torta árabe de farinha de trigo


Esta receita é fácil e econômica. Trata-se de uma torta de farinha de trigo própria da gastronomia árabe.
Ingredientes
1 xícara de farinha de trigo / 1 xícara de açúcar / 1 colherada de Royal / ½ xícara de óleo ou manteiga derretida / 5 ovos / Baunilha.
Modo de preparo
Bater a manteiga ou o óleo com açúcar até que fique com consistência cremosa. Adicione os ovos, a essência de baunilha e continue misturando até que se integrem os ingredientes.
Por outro lado misture a farinha de trigo com o Royal e unir ambas as preparações.
Coloque a mistura em uma assadeira e leve ao fogo médio até que fique dourada e suficientemente cozida por dentro.
Depois de feita poderá adicionar mel, frutos secos ou geleias.


Receita de hummus


O hummus é uma delícia que vem de lá “das arábias” e trata-se de um creme espesso feito à base de grão-de-bico cozido e bem condimentados e costuma ser acompanhado por pão árabe. Esse prato rico em vitaminas é ideal para ser servido como entrada em almoços e jantares ou simplesmente para aperitivo junto com um bom vinho
hummus é uma delícia que vem lá "das Arábias" e trata-se de um creme espesso feito à base de grãos-de-bico cozidos e bem condimentados. O sabor é um pouco fortinho e costuma ser acompanhado por pão árabe. Esse prato rico em vitaminas é ideal para ser servido como entrada em almoços e jantas ou simplesmente junto com um bom vinho.

Ingredientes: 400 gr de grão-de-bico cozidos (com um pouco de caldo) / 3 colheres de sopa de *Tahine (pasta de gergelim) / 2 dentes de alho / suco de meio limão / 60 ml de azeite de oliva / 1 galho de salsinha ou coentro / pimenta vermelha em pó / pimenta preta em pó / cominho em pó / sal.
*Tahine pode ser encontrado nas 4 lojas da COOCERQUI

Modo de preparo: é muito fácil. Para preparar o hummus, basta misturar os ingredientes, reservando alguns grão-de-bico e algumas folhas de salsinha para a decoração e tritura-la  da forma que desejar. O comum hoje em dia é usar um processador, à mão ou liquidificador. O hummus fica melhor com alguns pedacinhos maiores dos ingredientes.
O próximo passo é servi-lo em pequenas tigelas ou taças individuais. Divida os grãos-de-bico e as folhas de salsinha ou coentro reservado e coloque sobre o hummus para decorar. Finalmente polvilhe com pimenta vermelha a gosto e regue com um pouco de azeite de oliva.

O hummus está pronto! Agora é só colocar na mesa e degustar com os amigos e a família junto de uma boa porção de pão árabe. 


Tabule

O tabule é uma receita fácil de preparar e leva poucos ingredientes. É conhecido também como salada árabe. O tempo de preparo é de mais ou menos 40 minutos. Uma dica para servir a salada de um modo diferente é abrir o pão árabe, colocar um pouco da tabule no meio e fechar como se fosse um charuto.
Ingredientes: 1 maço de salsinha picada / ½ maço de cebolinha cortada / ½ maço de hortelã picada / 3 tomates (sem sementes) cortados em cubos / 1 limão / 1 ½ xícara de trigo para quibe / Azeite / Sal a gosto / Pimenta a gosto.

Modo de preparo começar a fazer a receita de tabule, separe uma tigela com água e coloque o trigo para hidratar por 30 minutos. Depois, com as mãos, aperte bem para se certificar de que saiu toda a água.

Em outra tigela, coloque a salsinha, a cebolinha, a hortelã e o tomate. Adicione o trigo, tempere com limão, sal, azeite e pimenta a gosto. Está pronto para servir.

Arroz com lentilha e cebola frita



Ingredientes (6 porções):
2 xícaras de chá de arroz branco;
1/2 xícara de chá de lentilha;
2 colheres de sopa e óleo;
2 dentes de alho picados;
2 cebolas brancas;
4 colheres de sopa e farinha de trigo;
1 colher de chá de pimenta síria;
Sal a gosto.
Modo de Preparo:
Em um escorredor, lave as lentilhas em água corrente;
Coloque as lentilhas em uma panela, cubra com bastante água, adicione um pouco de sal e leve ao fogo algo;
Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos ou até que as lentilhas estejam macias (fique de olho para não amolecer demais);
Escorra a água, transfira as lentilhas para uma vasilha e reserve;
No escorredor, lave o arroz em água corrente;
Em uma panela em fogo médio, coloque 1 colher de óleo e o alho, frite até dourar;
 Adicione o arroz e misture, para refogar;
Regue o arroz com 4 xícaras (chá) de água, tempere com sal e deixe cozinhar até a água secar, experimente para ver se está cozido;
Em outra panela, frite 1 cebola branca picada em 1 colher de óleo até dourar bem, tem que começar a ficar escura;
Com cuidado, misture o arroz, a cebola refogada e a lentilha, corrija o sal e a pimenta síria.
Cebola frita: corte a cebola em rodelas finas, passe no trigo até cobrir, salpique sal e frite em óleo quente até dourar bem. Escorra o excesso de óleo em papel-toalha, deixe esfriar um pouco e cubra o arroz de lentilha com a cebola frita!

Minitorta de pistache

Ingredientes

Para o recheio
. 1 xícara de chá de leite condensado
. 300g de ricota
. 2 gemas
. 4 colheres de sopa de uísque
. 5 colheres de sopa de iogurte
Para a massa
. 2 gemas
. 2 colheres de sopa de açúcar
. 3 colheres de sopa de água
. 1 pitada de sal
. 1 colher de sopa de manteiga
. 4 colheres de sopa de pistache, sem casca, picado

Modo de preparo

Prepare o recheio
Misture bem todos os ingredientes e reserve.

Prepare a massa

Junte todos os ingredientes, exceto o pistache, até a mistura ficar homogênea. Distribua entre seis miniformas de 10 centímetros de diâmetro e cubra com o recheio. Leve ao forno, preaquecido, a 180 ºC por 25 minutos. Desenforme e cubra com o pistache.







Comentários