Gente que participa daqui, dali e de acolá:

Arraial do Anglo - Cerquilho 























Fim 



























Até a próxima postagem. Fui!


Ah! Soltar bombinhas ou rojões é brincadeira
de risco, a si e aos outros. 

Nos dias de hoje, não há como ser contra a a quem solta rojão ou bombinha. Na maioria das vezes essa brincadeira de mau gosto é em comemoração a alguma conquista ou por fé. As pessoas que assim procedem não entendem e nunca vão entender que o que é bom para poucos não o é para a maioria. O estrondo de uma bomba além do barulho e do susto causa sofrimento a quem tem ouvidos sensíveis como os dos cachorros, molesta doentes, crianças, idosos, desaloja aves chocando... Além do que é perigoso para quem solta ou para quem estiver por perto.
Boicotem comerciantes que fazem estardalhaços soltando rojões anunciando aniversário, inauguração ou promoção da loja.
Especialistas em queimaduras vivem aconselhando a evitar este costume, independente da ocasião. Quem se acidenta com este tipo de brincadeira, absolutamente sem graça pode se machucar feio, ainda mais se estiver distraído. Pode inclusive perder partes de seu corpo. Certamente o cérebro não, pois ao adotar esta prática prova que não o tem.

Recomendações do Corpo de Bombeiros: Ao acender fogueiras, nunca utilize álcool ou gasolina. / Não permita que crianças brinquem perto de fogueiras / Nunca solte balões juninos / Não associe bebidas alcoólicas ao uso de fogos / Não acenda fogos e fogueiras perto de redes elétricas / Após a festa, apague a fogueira para evitar queimaduras com as brasas / Mantenha os fogos em locais secos;   
Em caso de queimadura: Procure acalmar a pessoa / Lave com água corrente a parte lesada / Proteja a queimadura com gases umedecidas com água ou soro fisiológico / Não fure as bolhas de queimaduras / Não tente retirar pedaços de roupas grudados na pele / Não use pomada, manteiga, creme dental, borra de café e gelo na área afetada.

Na chegada do fim de ano, nas festas juninas, no dia da Nossa Senhora Aparecida, final de campeonato de futebol...  Faz crescer o número de atendimento nas emergências hospitalares em decorrências de queimaduras derivadas de acidentes com fogueiras e fogos de artifício.

Fica aqui o apelo para que pessoas responsáveis fiquem de olho nos familiares evitando que a festa termine em tragédia. Amém.

Comentários