COOCERQUI - Comidas juninas, julinas e agostinas


Minicuscuz

Ingredientes
.3 xícaras de chá de farinha de milho .1/2 xícara de chá de óleo .1 cebola ralada .1 lata de sardinha picada .10 azeitonas picadinhas .1/2 lata de ervilhas escorridas .2 ovos cozidos picados .1 pimentão verde picadinho .1/2 lata pequena de palmito picado .1 colher de sopa de salsinha picada .1 colher de sopa de cebolinha picada .2 xícaras de chá de água .1/2 xícara de chá de molho de tomate .sal e molho de pimenta a gosto
Modo de preparo
Unte fôrmas individuas pequenas com óleo. Para decorar, espalhe no fundo ervilhas, um pouco de ovo picado e cubinhos de pimentão. Reserve. Aqueça o óleo e refogue a cebola, a sardinha, a azeitona, a ervilha, o ovo, o palmito, a salsinha e a cebolinha. Adicione a água, o molho de tomate, o sal e a pimenta. Acrescente a farinha, misture bem e cozinhe sem parar de mexer até soltar do fundo da panela. Retire do fogo e distribua nas forminhas preparadas. Aperte com uma colher e desenforme morno. Dica: Sobras de frango desfiado cozido ou assado substituem a sardinha.

Sanduichão gelado

Ingredientes
  • 1 pote de maionese
  • 1 maço de salsinha
  • 350g de molho de tomate pronto
  • 500g de Peito de frango
  • 2 Pães de forma sem casca
  • 1 folha de louro
  • sal
  • pimenta do reino
  • quanto baste de patê de azeitonas
  • quanto baste de patê de tomate seco
  • quanto baste de batata palha
Como fazer
  1. Cozinhe o peito de frango na água temperada com sal, pimenta e louro.
  2. Desfie o frango e leve a uma panela com o molho e um pouco da salsinha para dar sabor. Reserve.
  3. Coloque 10 fatias de pão de forma na base arrumadas em 2 fileiras de 5 fatias e vá fazendo as camadas, primeiro com o patê de azeitonas, na segunda camada com o frango desfiado e a terceira, com o patê de tomate seco.
  4. Espalhe a maionese em volta do sanduichão e cubra com a batata palha e salsinh

Pavê de paçoca com crocante de pé de moleque



    1 lata de leite condensado / 1 colheres de sopa de manteiga / 1 pitada de sal / 1 lata de creme de leite / 1/2 xícara de leite de vaca / 150g. de paçoca / 100g. de pé de moleque / 1 pacote de biscoito de leite ou de maisena.
    Em uma panela coloque o leite condensado, a manteiga e o sal (ele ajuda a quebrar o doce e dá um toque interessante) e leve ao fogo baixo, sempre mexendo, até chegar ao ponto de brigadeiro mole (um mingau encorpado). Desligue o fogo e incorpore o creme de leite. Reserve.
    Nesta receita foi utilizada paçoquinha de rolha esfarelada.
    Quebre também o pé de moleque. Pode ser usado um martelo de carne para triturar os pés de moleque ainda na própria embalagem (com cuidado para não rasgar o plástico). Deixe alguns pedaços maiores para que continue crocante.
    Antes da montagem, acrescente mais ou menos 3 colheres de sopa da paçoca ao creme e misture bem.
    Comece a montagem do pavê com uma camada fina do creme (1/4 do total). Por cima, arrume uma camada dos biscoitos levemente umedecidos no leite. Cubra com uma camada de metade da paçoca e outra com mais 1/4 do creme.
    Repita a camada de bolachas umedecidas, cubra com metade do pé de moleque (use a parte mais pedaçuda e deixe a mais fina para finalizar) e mais uma camada fina de creme.
    Faça mais uma última camada de bolachas molhadas no leite, cubra com a paçoca e o restante do creme. Finalize com o pé de moleque e leve à geladeira por pelo menos 4 horas (preferencialmente de um dia para o outro) para que firme.
    Esta quantidade serve entre 4 e 6 pedaços, dependendo do tamanho. Garanto que não vai durar mais do que 3 dias na geladeira. 😉
    Rendimento: 30 porções





    Comentários