COOCERQUI - Queijos e laticínios




Torta de batata e queijo












Ingredientes
1 km de batata
259 gr de massa folhada
200 gr de gorgonzola
1/2 de xícara de de chá de creme de leite
1/2 de xícara de leite
1 dente de alho picado
3 gemas batidas
1/4 de xícara de conhaque 
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo
Cozinhe a batata com casca em água e sal, com cuidado para não amolecer demais.
Depois de cozida escorra e descasque. Corte em rodelas finas. Preencha o fundo da forma com uma porção de massa folhada e, sobre ela, disponha as batatas. 
Numa tigela, misture o queijo com o creme de leite. Junte o leite, o alho, a pimenta, o sal, o conhaque e as gemas. Mexa bem e despeje sobre as batatas. Leve ao forno e asse em temperatura alta até dourar ligeiramente.

Sirva com salada verde.

Strogonoff de Queijo


Ingredientes

1 colher de sopa de azeite / 1 cebola picada / 1 xícara de cogumelos picados / 1 xícara de molho de tomate / Sal / Pimenta do reino / 1 colher de sopa de molho shoyo / 2 colheres de sopa de ketchup / 400 gr de queijo em cubos / 400 ml de creme de leite.

Modo de Fazer

Aqueça o azeite e doure a cebola. Acrescente os cogumelos e refogue. Adicione o molho de tomate e tempere com o sal. Adicione shoyo e o ketchup. Quando ferver coloque o queijo branco, mexendo bem. Deixe cozinhar por 2 minutos. Junte o creme de leite e misture bem. Sirva.

Musse Salgada de Queijo



· 3 xícaras de chá de leite morno / 1 envelopes de gelatina sem sabor em pó /  1 copo de requeijão / 200 g de mussarela ralada / 100 g de queijo parmesão ralado / Salsa picada a gosto / Pimenta-do-reino vermelha e branca picada grosseiramente.
Modo de preparo:
No liquidificador, bata o leite, a gelatina preparada de acordo com as instruções da embalagem, o requeijão, a mussarela e o queijo parmesão. Ponha em uma forma com furo central untada com azeite e leve à geladeira até firmar. Desenforme, salpique salsa e pimenta. Sirva com torradinhas, grissinis e salada de folhas verdes
Dica: 
No centro da musse, ponha tomate cereja cortado em quatro, temperado com azeite, sal e vinagre.

Pudim de queijo com calda de goiabada






Ingredientes: 6 colheres de sopa de margarina / 1 xícara de chá de açúcar / 4 gemas / 2 xícaras de chá de ricota esfarelada / 1 xícara de chá de leite / Raspas de limão / 3 colheres de sopa de amido de milho / 4 claras em neve.

Calda: 150 gr de goiabada cortadas em cubinhos / 1/2 xícara de água / Queijo ralado para decorar.

Modo de preparo: Aqueça o forno a 180 graus. No liquidificador bata a margarina, o açúcar, e as gemas até obter um creme. Acrescente a ricota, o leite, a raspa de limão e o amido de milho. Por último misture delicadamente as claras em neve. Unte com margarina uma forma de 22 cm com furo central e polvilhe com açúcar. Despeje o creme e asse em banho-maria, no forno, por uma hora. Deixe esfriar bem e desenforme.

Calda: Em uma panela coloque a goiabada, a água e deixe ferver até formar uma calda grossa. Deixe amornar e despeje sobre o pudim. Polvilhe a seguir o queijo ralado por cima e sirva.

Dica: Se preferir substitua a calda de goiabada, por caldo morango.

Torta Fácil de Queijo e Presunto
Ingredientes: 1 Ovo / 12 Colheres de sopa de Farinha de Trigo / 1 Xícara de chá de Leite / 4 Colher de sopa de Margarina derretida / 1 Colher de sopa de fermento em pó / 3 Colheres de sopa de queijo / 1 Xícara de chá de queijo mussarela / 1 xícara de chá de presunto / 5 colheres de sopa de milho / Manjericão e orégano a gosto.
Modo de Preparo
1. Adicione em um recipiente ou liquidificador o leite, margarina derretida, o ovo e misture bem.
2. Junte a farinha de trigo, queijo ralado, orégano, misture rapidamente e adicione o fermento e misture bem até começar a formar bolinhas de ar.
3. Em um forma média untada e enfarinhada adicione umas 2 conchas de massa, adicione o presunto, queijo, milho e algumas folhas de manjericão.
4. Cubra com o restante da massa, polvilhe com queijo ralado e leve para assar por 30 minutos em forno pré-aquecido á 180 ºC ou até dourar.

Dicas na cozinha
BOLOS 

 O bolo de chocolate não ficará seco, se você acrescentar à massa uma ou meia maçã ralada ou, se preferir, uma colher de café bem forte.

Se quiser cortar um bolo para rechear, passe uma linha em volta, no sentido do comprimento, dê uma laçada, como se fosse um nó, e puxe. Se quiser cortar em várias camadas, basta mudar a posição da linha.

Se ao desenformar o bolo ele estiver colado à forma, coloque a forma por alguns segundos sobre o lume baixo. O bolo solta-se perfeitamente do fundo da forma.

Ao estirar massas amanteigadas, normalmente elas colam-se no rolo. Para que isso não aconteça, basta colocar entre a massa e o rolo um plástico fino e transparente.

O bolo de chocolate ficará mais leve e com uma cor mais bonita se acrescentar uma colher de chá de bicarbonato de sódio.

Em vez de água, use suco de laranja na sua receita de pão-de-ló. Assim, ficará mais saboroso.

Para conservar os biscoitos sempre fresquinhos, coloque dentro do recipiente em que for guardá-los um pedaço de pão. 





Comentários