Faleceu Isabel Pakes




Faleceu, ontem (domingo), dia 3 de janeiro de 2016, aos 68 anos de idade,  Isabel Pakes Ferras. O sepultamento aconteceu hoje (4), no cemitério antigo, zona norte da cidade.
Isabel dedicou toda a sua vida na área da Educação. Era uma mulher cheia de vida, animada, com o astral lá em cima. Participou ativamente em todos os eventos culturais da cidade e de outras paragens. Marcou época, inclusive fora das nossas extensões territorial. Brilhou também como poeta. Escreveu livros, dos quais separei uma poesia para homenageá-la:

Transcendência 
Mergulho o olhar no fundo do espelho 
e me guardo dentro dele, 
que eu mesma não me possa divisar. 
  
Cristalizo a minha imagem 
deixo pesar essa âncora... 
que eu me ausente, mas não deixe o lugar. 
  
Abro minhas imensas asas, 
espano o pó dos pés 
e saio de mim, 
diluindo-me no tempo e no espaço. 
  
Leve - mais que a pluma, 
livre - mais que o ar, 
experimento o meu voo e gosto! 
  
Ensaio um bailado novo sobre minha sombra fria 
e rio-me de sua impotência ante a mudez dos meus passos. 
  
Fortaleço-me no que quero! 
Liberta que estou 
das tramas da carne e dos ossos, 
tudo alcanço. Tudo posso! 
  
Visualizo teus pensamentos e vou buscar-te. 
Emaranho-me nas espirais dos teus devaneios  
e te arrasto além dos limites da tua imaginação, 
onde o silêncio absoluto é a expressão mais forte da palavra 
e o sentimento mais oculto se extravasa em comoção! 
  
É quando tu te despes dos teus zelos e pecados 
e te entregas a mim, com toda a nudez do teu eu eterno. 
  
É quando te descobres SANTO 
e eu te reconheço HOMEM! 
e me apresso em aparar-te o pranto. 
Porque preciso do sal das tuas lágrimas 
com que temperar o meu depois. 
  
Depois. Quando emergir do espelho...  

Isabel Pakes















Não há nada mais democrático, neste universo do que a morte. A morte faz parte da vida. Então vamos encorá-la com dignidade!
Premiações:
1º Prêmio: FEPOC – Festival de Poesias de Cerquilho/SP - 1986 a 1988
1º Prêmio: Concurso Internacional de Poesias Fernando Pessoa de Juiz de Fora/MG - 1989, com participação no livro Poesia e Liberdade das Edições Maria
1º Prêmio: I Concurso de Poesias de Juquitiba/SP - 1990
1º Prêmio: V Concurso de Poesias -categoria "Outra Cidade" - de Capivari/SP - 1990
1º Prêmio: I e II Festival de Poesias de Tietê/SP - 1991 e 1992
1º Prêmio: I Concurso Mário Gemignani de Poesias - Capão Bonito/SP - 1992
Condecorações:
MEDALHA “CIDADE DE CERQUILHO” conferida pela Câmara Municipal de Cerquilho/SP - 1992.
PLACA “FILHOS ILUSTRES DA CIDADE DAS ROSAS” conferida pela Prefeitura Municipal de Cerquilho/SP - 2008.

PLACA "PARANINFA DO FESTIVAL DE POEMAS" da EE Plínio Rodrigues de Morais - Tietê/SP - 2009



Comentários

  1. Que homenagem maravilhosa!
    Nossa querida amiga, essa ilustre cerquilhense que se despediu de nós, assim, tão de repente, merece todas as homenagens que vem recebendo. Lindo, Demá Grando , seu gesto de gratidão a essa querida conterrânea.

    ResponderExcluir
  2. Que homenagem maravilhosa!
    Nossa querida amiga, essa ilustre cerquilhense que se despediu de nós, assim, tão de repente, merece todas as homenagens que vem recebendo. Lindo, Demá Grando , seu gesto de gratidão a essa querida conterrânea.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela homenagem! Fez história em Cerquilho, com certeza! Eu estava lá no primeiro FEPOC, tinha 11 aninhos de idade e já pude ver a Isabel brilhar e a encorajar as crianças da cidade nas letras.

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosa homenagem!!! Vinda de você Dema, não poderíamos esperar nada pequeno ou singular... Bjus

    ResponderExcluir

Postar um comentário