Galeria de Fotos:











































Chorume

Lixo acumulado produz um líquido denominado chorume que possui coloração escura e cheiro desagradável. Essa substância atinge as águas subterrâneas (aquífero, lençol freático) e os solos, contaminando-os. O armazenamento do lixo em situação inadequada pode provocar deslizamento de encostas, assoreamento e contaminação de mananciais, enchentes e demais danos ambientais. É bom que os novos loteamentos sejam vigiados. Precisamos ficar de olho para que os capitalistas selvagens passem máquinas por cima de nascentes, nos deixando heranças amargas.

Significado de Chorume


O que é Chorume:

Chorume é um caldo escuro e ácido, de cheiro típico e desagradável, proveniente da decomposição da matéria orgânica depositada nos grandes lixões e nos aterros sanitários.
O termo chorume era usado anteriormente para designar a substância gordurosa, a banha, retirada dos animais.
O chorume é proveniente das reações e processos físicos, químicos e biológicos do lixo, juntamente com a água da chuva que se acumula no local.
Os depósitos de lixo a céu aberto, os chamados lixões, recebem o lixo das cidades sem nenhum tratamento. São localizados em terrenos baldios, longe dos centros urbanos e destinados exclusivamente para esse fim.
O chorume que se desprende do lixão, resultado da decomposição da matéria orgânica, se infiltra no solo carregando micro-organismos, metais pesados, nitratos, fosfatos, além de outras substâncias poluentes, contaminando o lençol freático (reservatório de água subterrânea proveniente da água da chuva infiltrada no solo), e consequentemente  os córregos e rios.

Aterro sanitário

No aterro sanitário, o chorume e recolhido através do processo de impermeabilização do solo, que possui um sistema de drenagem para captação do líquido, que é levado ao tanque de equalização com a finalidade de reter os metais pesados. Depois de despoluída a água pode retornar ao rio, sem apresentar nenhum risco para o meio ambiente,

Comentários

  1. Muito boa sua explanação e alerta sobre o chorume. É importante que toda a população tome conhecimento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário