COOCERQUI - Gastronomia Brasileira




A competição comercial nunca foi tão acirrada como nos últimos tempos. Na guerra da concorrência em que vivendo, uma das melhores estratégias de venda é estampar a palavra "oferta" ao lado de um produto. Se a oferta for verdadeira o cliente leva sem pestanejar. Quando um produto entra em oferta na COOCERQUI tudo foi cuidadosamente estudado para agradar os clientes. Este é o propósito do Depto. Comercial e de Marketing da Cooperativa de Consumo Popular de Cerquilho. Aproveite as promoções. Vale a pena! 


Receita Bolo de Carne com Biomassa de Banana Verde


Ingredientes
 1 kg de carne moída de sua preferência
250 g de Biomassa de Banana Verde Integral
3 dentes de alho amassados
1 xícara de coentro picado
1 xícara de cebolinha picada
1 cebola grande cortada em tiras
1 pimentão verde picado
1 xícara de azeite
4 ovos
margarina o quanto baste
2 xícaras de grão de bico batidos
300 g de queijo prato cortado em cubos
Sal e pimenta-do-reino a gosto
 
Modo de preparo

Cozinhe o grão de bico com água e sal na panela de pressão por aproximadamente 40 minutos (marque o tempo quando a panela ficar com pressão). Quando estiver pronto, bata no liquidificador com 1 xícara do caldo e reserve.  Misture com as mãos a Biomassa, a carne, o alho, a cebola e o pimentão, tempere com sal e pimenta, depois refogue em uma panela grande, quando estiver soltando água abaixe o fogo e deixe secar um pouco, não tudo. Bata os ovos com um pouco de sal e pimenta do reino, reserve. Em uma assadeira untada com margarina coloque uma parte da mistura com carne; amasse bem no fundo da forma, molhe com uma parte de ovos e cubra com uma camada de grão de bico, regue com um pouco de azeite, repita a quantidade de carne sobre a massa de grão de bico, espalhe os cubos de queijo e aperte bem, cubra com um pouco mais de ovos e ponha a massa de grão de bico até terminar, regue com mais azeite, termine com uma camada de carne, regue os ovos e o azeite restantes. Asse em forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos.

Receita de biomassa de banana verde






INGREDIENTE:
Bananas verde (não deve estar em processo de amadurecimento)
COMO FAZER:
1- Corte as bananas do cacho com cuidado, preservando os talos como na foto, e lave bem;
2- Coloque no fogo uma panela de pressão com água até a metade e deixe ferver até aparecer as bolhas;
3- Assim que a água ferver, coloque as bananas na água quente para que levem choque térmico;
4- Tampe e deixe em fogo alto até começar a panela chiar, quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhando por 10 minutos;
5- Desligue e espere a pressão sair normalmente, sem utilizar a válvula;
6- Abra a panela e com a ajuda de um pegador, retire as bananas e depois as polpas;
7- Coloque no liquidificador e bata com um pouco de água, não coloque demais. Não deixe esfriar, bata a polpa quente até formar uma pasta bem espessa.
NOTA:
– Cuidado para não queimar o liquidificador: como a biomassa é pesada, a dica é colocar no máximo 4 bananas por vez na hora de triturar.
– Guarde a biomassa na geladeira e consuma em até 5 dias, ou congele para durar mais tempo.
– É natural a biomassa ficar mais consistente ao ser refrigerada, para voltar a ficar cremosa é só aquecer.
Receita de Macarrão com Feijão e Costelinha de Porco



15
FEV
2014
12h10
A gastronomia brasileira é uma das mais ricas e saborosas do mundo. Com ingredientes e temperos que surpreendem, as nossas receitas estão entre as preferidas de todo o mundo. Já pensou em unir o macarrão, feijão e costelinha de porco em uma mesma preparação? 

Ingredientes para a costelinha:
1,5kg de costelinha de porco
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picados
Sal e temperos à gosto

Ingredientes para o feijão temperado:
2 xícaras de feijão cozido com o caldo
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1/4 de pimentão verde
1/4 de pimentão amarelo
1/4 de pimentão vermelho
3 tomates picados (com semente e pele mesmo)
1 envelope ou tablete de caldo de bacon
Sal e pimenta a gosto.

Ingredientes complementares:
1 pacote de 500g de macarrão Pai Nosso (ou Padre Nosso, esse cortadinho usado em sopas);
Cheiro verde picado para polvilhar.
Modo de fazer: Prepare a costelinha refogando-a com cebola, alho e temperos do seu gosto. Se necessário (caso a carne esteja muito dura) coloque na pressão por alguns minutos. Reserve. Faça um refogado com todos os ingredientes (para o feijão) e por fim adicione as duas xícaras de feijão cozido. Acerte o sal e polvilhe pimenta do reino. Cozinhe o macarrão, escorra e misture com o feijão temperado, coloque a costelinha por cima e polvilhe cheiro verde. Rende de 8 a 10 porções.

Feijão Tropeiro


Ingredientes

3 xícaras de Feijão Pé Vermelho Carioca cozido, mas não demais
5 colheres, das de sopa, de óleo
1 colher, das de sopa, de cebola batidinha
1 colher, das de sopa, de sal temperado com alho
3 xícaras de farinha de mandioca
4 ovos cozidos ou estrelados
1 xícara de bacon picado
Linguiça em pedaços grandes para contornar


Modo de Preparo

Depois de cozido, coe o feijão numa peneira retirando todo o caldo. Esquente numa frigideira o óleo e acrescente a cebola, o bacon e o tempero. Quando bem quente adicione o feijão dê uma boa misturada e coloque a farinha de mandioca aos poucos, mexendo sempre. Deve ficar meio molhadinho. Frite a linguiça e ao colocar o feijão na travessa, guarneça com a mesma, ovos cozidos, cebolas em rodelas, azeitonas e galhinhos de salsa.

Quiabo flambado na cachaça com cebola caramelizada no melado de cana (ou use outra opção). Para acompanhar, um caldinho de feijão com gengibre. 
Cebola Caramelizada No Melado
1 cebola grande
1 colher de sopa (15 ml) manteiga
1 colher de chá (5 ml) de melado de cana

Picar a cebola em macedoine enquanto derrete a manteiga em






Numa frigideira grande e antiaderente. Refogar a cebola até dourar, usando sempre fogo médio-baixo. Quando começar a perder líquido, aumentar o fogo até chegar no ponto al dente. A cebola deve ficar crocante e não totalmente cozida. Em seguida, acrescentar o melado até incorporar. Desligue e coloque em uma travessa. Polvilhar sal e pimenta do reino moídos na hora.

Quiabo Flambado Na Cachaça

300g de quiabo
1 colher de sopa (15 ml) de manteiga ou óleo de coco
1/4 xícara (40 ml) de cachaça

Lavar bem o quiabo em água corrente e secar com pano de prato. É importante usar a frigideira de tamanho grande por dois motivos: para não cozinhar excessivamente o alimento, permitindo a evaporação da água e preservando a textura al dente. O ideal é que todos os vegetais estejam em contato direto com o fundo da frigideira. 
Derreter a manteiga e colocar o quiabo. Deixe fritar bem de cada lado, virando pouco. Assim que começar a secar, acrescente a cachaça e induza o flambado com a chama do próprio fogão. Tampe por no máximo três minutos, até alcançar o cozimento, mantendo a textura. Polvilhar sal e pimenta do reino moídos na hora.

Caldinho De Feijão

O caldinho foi o mais simples de todos! É só pegar um pouquinho de feijão que sobrou de um dia para o outro e colocar na panela com um pouco de água e amassar bem com uma colher. Depois colocar uma colher de sopa de gengibre para ferver junto. Coar e servir. Não esqueça de colocar sal e pimenta do reino, sempre moidinhos na hora. Faz toda diferença! 
Bom apetite!


por-uma-gastronomia-brasileira

Comentários