COOCERQUI - Quatro receitas


Comida de rua: bolinho de frango

Aprenda a receita que é patrimônio cultural de Itapetininga, em São Paulo












Bolinho de frango: patrimônio cultural de Itapetininga

No Brasil, comida de rua é costume que vem do período colonial: africanas capturadas como escravas foram as primeiras “baianas” de que se tem registro a vender acarajé, vatapá e abará nas ruas de Salvador, carregando tabuleiros sobre a cabeça, oferecidos para os passantes e de porta em porta. Os escravos vendiam de tudo em meados do século XIX nas ruas do Rio de Janeiro: doces, chás, ervas, utensílios de cozinha, frutas e todo tipo de produto que pudesse trazer lucro para seu senhor ou para o próprio escravo (dependendo do acordo firmado entre os dois).
Com a abolição da escravatura em 1888, esse comércio ficou ainda mais intenso a ponto de os estrangeiros residentes na capital se queixarem do assédio nas ruas, em nome das vendas. O fato é que comida de rua sempre foi mais em conta. Se antigamente isso significou a solução para os que tinham menos dinheiro, a classe média oriunda dos centros urbanos, na sua maioria, acostumou-se também a dar seus beliscos nas calçadas, porque a vida nas cidades enxugou o tempo das pessoas. O boca-boca, a confiança e a assiduidade dos fregueses fazem com que alguns pontos se destaquem.

Bolinho de Frango de Itapetininga
Ingredientes
  • 1kg de farinha de milho
  • 1kg de Peito de frango
  • 2 ovos
  • 2 copos americanos de polvilho azedo
  • 1 caixa de caldo de galinha
  • cheiro verde (salsinha, cebolinha, picado em pedaços grandes, a gosto.
  • sal a gosto
  • alho e cebola picados, a gosto
Como fazer
  1. Em fogo alto, cozinhe o peito de frango com sal, alho, cebola e o caldo de galinha em 2 litros de água, até a carne ficar macia.
  2. Quando ficar pronto, retire o frango da panela e deixe esfriar.
  3. Acrescente um litro de água na panela e ferva o caldo. Reserve até amornar.
  4. Umedeça a farinha de milho com um copo de água na temperatura ambiente.
  5. Acrescente o cheiro verde e caldo de frango aos poucos, misture bem por 10 minutos até conseguir a consistência de uma massa.
  6. Em uma vasilha, coloque os ovos, o polvilho azedo e um pouco de água.
  7. Misture bem.
  8. Despeje sobre a massa, mexendo sempre.
  9. O ponto da massa não pode ser nem mole, nem duro, deve ficar firme na colher.
  10. Regule com o restante do caldo de carne se necessário.
  11. Desfie o filé de peito de frango e monte os bolinhos.
  12. Eles não devem ser lisinhos e redondos; “Precisam ter irregularidades, significa mais casca crocante na hora de comer.
  13. ” Assente a massa em uma concha, coloque o frango no centro e feche delicadamente.
  14. Frite no fogo alto, até que a superfície adquira uma coloração entre o amarelo escuro e o laranja.
  15. Antes de ser fritos, os bolinhos duram três dias na geladeira e podem ser congelados por seis meses.


Cuscus Marroquino


Ingredientes: 1 litro de caldo de legumes / 250g de cuscuz marroquino / 2 colheres de sopa de manteiga / 3 colheres de sopa de azeite / 1 cebola picada / 1/2 pimentão verde cortado em cubos / 250g de tomate cereja cortado em quadrado / 1/2 colher de manjericão picado.
Molho: Suco de 1 limão siciliano / 2 colheres de sopa de azeite / 1 xícara de chá de água / 2 colheres de sopa de shoyu.
Acessório: forma de 10 x 21cm.
Modo de preparo:
Ferva o caldo de legumes. Acrescente o cuscuz e a manteiga. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar até secar. Numa panela, aqueça o azeite e doure a cebola. Acrescente o pimentão e refogue por três minutos. Junte o tomate, refogue por mais três minutos e salpique o manjericão. Com um garfo, solte o cuscuz e misture o refogado de legumes. Com filme plástico, forre a forma e coloque o a mistura, pressionando bem. Misture todos os ingredientes do molho. Desenforme o cuscuz, fatie e sirva com o molho.
Moqueca de peixe




Ingredientes

1 K de peixe em postas
2 cebolas médias cortadas em rodelas
 1 pimentão verde cortado em rodelas
 1 pimentão vermelho cortado em rodelas
 2 tomates cortados em rodelas
 200 ML de azeite de dendê
 500 ML de leite de coco
 Sal
 Folhas de coentro
 2 dentes de alho amassados
 Suco de 2 limões

Modo de Preparo

Tempere o peixe com alho, suco de limão e sal a gosto. Coloque em uma panela aberta e acrescente a cebola, pimentões, tomate, coentro, leite de coco e azeite de dendê. Tampe e leve ao fogo brando até cozinhar o peixe. Decore com pimentão verde e vermelho e coentro. Sirva com caruru, vatapá, feijão fradinho refogado, feijão de leite, arroz branco e farofa de dendê e não esqueça do molho de pimenta. Pode ser servido apenas com o arroz branco e a farofa de dendê.

Couve-Flor Recheada e Gratinada

Ingredientes: 1 Couve-flor grande / 200g de queijo prato / 200g de queijo mussarela / 200g de presunto / 1 copo de requeijão / Cebola e pimentão verde cortados em tiras / Palmito cortado em tiras / Queijo ralado / tempero em pó da sua preferência.
Modo de preparo: Em uma panela com água coloque a couve-flor com um fio de óleo e uma pitada de sal e deixe cozinhar até que você consiga enfiar o garfo nela com facilidade. Não deixer cozinhar muito porque ela pode desmanchar.
Tire da panela e deixe em uma travessa para esfriar enquanto isso prepare os queijos e o presunto em rolinho para enfiar no meio da couve-flor. Coloque os queijos, o presunto, cebola, palmito e o pimentão na couve-flor. Pegue o tempero e jogue por cima.
Pegue o requeijão coloque em uma travessa e leve para o microondas por 15s para deixar ele mais fácil de passar sobre a couve--flor. Finalizando jogue o queijo ralado sobre a couve-flor e leve ao forno para gratinar. Quando estiver douradinho por cima pode tirar do forno e servir. 
Dicas -  higienização da couve-flor. Coloque em uma vasilha cheia de água com 2 colheres de água sanitária e deixe a verdura por 10 a 15 minutos nessa solução e depois enxague em água corrente ou em uma vasilha com água limpa. Não fica com cheiro algum  de água sanitária.
Todos os ingredientes são encontrados nas 4 lojas da COOCERQUI - Cooperativa de Consumo Popular de Cerquilho (2 Lojas) Boituva e Tietê.





Comentários