Galeria de Fotos: Belezas em desfile:

Hoje é dia da árvore!























































Até a próxima postagem. Fui! 

Dia da Árvore

Sem entrar demais no mérito ideológico da questão, mas não fugindo dele, é uma pena que uma data dotada de importância ecológica tão evidente  quanto o Dia da Árvore tenha sido jogada na vala comum das obrigações impostas pelo regime militar brasileiro (1964 – 1985). Embora o decreto-lei sancionado pelo então presidente Castelo Branco seja recheado de frases ufanistas um tanto quanto inadequadas ao conceito de imparcialidade que uma lei deve ter (coisas como “a importância das árvores no progresso da Pátria” – é só ler o Decreto - 55.765 de 24 de fevereiro de 1965, a ideia geral tem um ponto moderno e vital: a preservação e conservação das florestas.


O Dia da Árvore tem uma data comemorada mundialmente: 21 de Março. O primeiro rincão a ter uma data para celebrar as árvores foi o estado estadunidense do Nebrasca, no dia do aniversário do principal incentivador ao plantio de mudas, um certo Julius Sterling Morton, ainda no século XIX. Aqui no Brasil, por força do decreto, existem duas datas distintas. Nos estados do Norte e Nordeste (não estranhe se, ao ler o decreto, você vir que o Amapá, Rondônia e Roraima eram chamados de territórios e não de estados. Pergunte ao seu professor de Geografia…) o Dia da Árvore – legalmente chamado de Festa Anual das Árvores – é comemorado durante a última semana do mês de Março, período onde iniciam-se as chuvas. No Sul e no Sudeste, a data coincide com o início oficial da Primavera no Hemisfério Sul, 21 de Setembro.

Embora restrito ao calendário escolar, comemore   Dia da Árvore sem polarizações político-partidárias ou ideológicas. Plante mudas, cuide do seu jardim e colabore para um mundo mais verde pensando nos benefícios ao planeta. Sem que isso seja imposto por nada além de sua própria consciência.


Comentários