COOPERATIVA - Cozidos

Olá pessoal. Fiquei sem internet até agora. Obrigado, mil vezes obrigado, por me esperarem. Vamos que vamos.



Tire os panelões da prateleira. Segue três receitas, nada mais convenientes para reunir a família.
Para aguçar ainda mais o paladar veja algumas tentações:










COZIDO À PORTUGUESA

Cozido à portuguesa  (Foto: Lufe Gomes / Editora Globo)
Rendimento 12 porções
Tempo de preparo 2 h + 2 h de marinada
Ingredientes
500 g de costela bovina / 10 cebolas pequenas / 4 dentes de alho amassados - 2 ramos de alecrim - orégano a gosto / azeite o quanto baste / 1 linguiça calabresa defumada - 1 linguiça portuguesa / 2 gomos de paio / 3 espigas de milho / 2 cenouras grandes / 3 batatas grandes / 3 batatas-doces médias / 3 mandioquinhas / 1 chuchu / 1 punhado de vagem manteiga / 3 bananas-da-terra / 10 folhas de repolho / 10 folhas de couve 6 ovos / 100 g de farinha de mandioca sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de fazer
1
 Coloque a costela para marinar com azeite, duas cebolas cortadas em quatro, dois dentes de alho, sal, pimenta-do-reino, orégano e alecrim por, no mínimo, 2 horas.

2 Em uma panela grande, refogue uma cebola bem picada e os alhos restantes e doure a carne. Em seguida, junte 3 litros de água, as linguiças e o paio e cozinhe. Quando as carnes estiverem macias, retire-as da panela e reserve. Os embutidos cozinham antes, fique atento para não perder o ponto.
3 Com o caldo resultante, cozinhe todos os outros legumes descascados e cortados em pedaços graúdos, de acordo com o tempo de cozimento de cada um. Coloque primeiro o milho e a cenoura, depois as batatas, as mandioquinhas, as cebolas restantes, as vagens e, por último, as bananas e as folhas rasgadas na metade. À medida que forem ficando prontos, reserve. Em outra panela, cozinhe os ovos em água fervente.
4 Quando tudo já estiver cozido, coloque as carnes, os ovos sem a casca e todos os vegetais e legumes em uma assadeira, juntamente com um pouco do caldo, e deixe no forno a 150°C por até 10 minutos, para manter aquecido.
5 Com o caldo restante da panela, faça um pirão. Para isso, acrescente a farinha e vá mexendo até chegar a uma consistência mais cremosa. Corrija o sal se necessário. Sirva o pirão e o cozido acompanhados por arroz branco.

Cozido à Transmontana – com um toque de Brasil.

Em Portugal cada província possui uma receita de cozido. O Tranasmontano é o mais rico de todos. Uma profusão de sabores, desde embutidos até carne de frango.  
Ingredientes para 6 pessoas:
500 g de carne de vaca, própria para cozidos, como o acém / 1/2 galinha, em pedaços / 300 g de lombo defumado, em cubos / 500 g de costelinha defumada / 400 g de paio / 1/2 maço de couve-manteiga (eu usei acelga, ou couve chinesa) rasgado / 2 nabos, em rodelas / 2 cenouras,em rodelas / 4 batatas, em cubos / 3 mandioquinhas, em rodelas / 300 g de grão-de-bico, demolhado e cozido previamente / 3 espigas de milho, partidas em 3 pedaços / 1 cebola pequena, bem picada / 2 dentes de alho, picados / 2 colheres de sopa de azeite / Sal e pimenta-do-reino moída na hora
PREPARO
Aqueça uma caçarola grande e pesada e coloque o azeite. Refogue a cebola e o alho e adicione a carne. Tempere suavemente com sal e pimenta e cozinhe por 3 minutos. Cubra com água e deixe cozinhar até estar macia, retirando a espuma que vai se formando na superfície. Retire a carne com uma escumadeira e reserve.
Introduza a galinha e deixe cozinhar. Retire e reserve junto com a carne. No caldo, coloque o lombo, a costelinha e o paio. Deixe cozinhar por 1 hora e adicione a cenoura, o milho verde e o nabo. Depois de 1/2 hora, coloque a batata e a mandioquinha. Retifique os temperos.
Retorne a carne e a galinha ao caldo. Junte o grão de bico e deixe cozinhar até tudo estar macio e os sabores agregados. Adicione a couve e deixe cozinhar por um tempinho.
Sirva acompanhado de arroz e pirão.
O Pirão.
Retire uma quantidade do caldo do cozido e leve para ferver em uma panela pesada (usei uma de ferro). Vá adicionando farinha de mandioca a0s poucos e mexendo sem parar, com o auxílio de um batedor de arames (fouet).
Proceda desta maneira até atingir o ponto de pirão.
Um belo e saboroso prato. De origem portuguesa, mas adaptado ao gosto de nós, brasileiros. Um prato para reunir a família ou amigos em torno de boas conversas e risadas.
Outra receita de Cozido à portuguesa
O frio está chegando em sua reta final. Nem todos gostam do frio, mas temos que admitir que certos pratos combinam bem mais com dias assim. Entre tantas receitas, o Cozido Português é dos destaques entre elas. 
Cozido portugu
Cozido à portuguesa é um prato tradicional português. Trata-se de uma iguaria composta por um mix de vegetais, carnes e embutidos cozidos.
No que diz respeito aos vegetais, podem ser cozidos feijões, batatas, cenouras, nabos, couves e arroz. Nas carnes, é possível ter o frango, entrecosto de porco, entremeada de porco, orelha de porco, chispe de porco e carne de bovino de diversas partes. Nos enchidos, são típicos o chouriço de carne, a farinheira, a morcela e o chouriço de sangue. Todos estes ingredientes compõem um prato muito forte, ideal para o tempo frio do Inverno.
Cozido português 1
A forma de preparar e a combinação de ingredientes variam um pouco de região para região, apesar de ser um prato que é possível encontrar por todo o Portugal. 
A receita de hoje serve como guia. Você pode seguir a risca, substituir ingredientes, acrescentar ou retirar, fazer o que sua imaginação e vontade pedem. O importante é fazer, preparar em um dia frio, sem pressa, cozinhando em fogo lento. Um cozido acompanhado de seu pirão é algo para ser lembrado durante anos.
Cozido português 2



Todos os ingredientes são facilmente encontrados, nos 4 endereços abaixo da COOCERQUI - Cooperativa de consumo popular de Cerquilho:

Loja 1 - Cerquilho, Av. Brasil, 469 Centro (15) 3384-8600

Loja 2 - Boituva, Av. Pereira Ignácio, 250 Centro (15) 

3363-9410

Loja 3 - Tietê, Av. Alberto San Juan, 400 - Jardim Baccili 

(15) 3252-9100

Loja 4 - Cerquilho, Av. João Pilon, 1333 - Nova 

Cerquilho 

(15) 3385-1120


W.W.W.coocerqui.com.br

COOCERQUI, sinônimo de produtos de qualidade. 










Comentários