COOCERQUI - Receitas







Bolo de pão de queijo 


Todo bom mineiro sempre teve uma quedinha pela culinária do seu estado. Mas como resistir a um feijão tropeiro, vaca atolada, frango com quiabo, ambrosia, brevidade, pão de queijo...
Para "matar" a saudade dos sabores de Minas Gerais aqui vai uma receita não tradicional de fazer pão de queijo um dos cartões de visita de la. Porém, não será o tradicional pão de queijo. Este é um Bolo Pão de Queijo. Uma forma mais rápida e tão saborosa quanto!
A origem do pão de queijo é incerta. Estudos dizem que surgiu, no século 19, na época dos escravos. Mas na década de 60 que começou sua carreira de sucesso. Dizem que as cozinheiras das fazendas preparavam biscoitos de polvilho para seus senhores. Nesta época era muito abundante o queijo na região, e para evitar que estragasse elas começaram a acrescentar nas receitas dos biscoitos. Surgindo, então, o pão de queijo.
Se elas soubessem o sucesso que faria, teriam patenteado a receita.


Ingredientes:
  • 3 ovos
  • 1/2 xícara de chá de óleo
  • 1 xícara de chá de leite
  • 100g queijo parmesão ralado
  • 100g mussarela ralada
  • 3 xícaras de chá de polvilho doce
  • 1 colher de café de sal
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • Salsinha picada e orégano (opcional)
  • Queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de preparo:
  1. Colocar no liquidificador o óleo, o leite, os ovos e o sal. Deixar bater.
  2. Desligar e adicionar o queijo parmesão e a mussarela. Bater novamente. Reservar.
  3. Em um recipiente, colocar o polvilho doce e a mistura reservada.
  4. Mexer com auxílio de uma colher, e se desejar acrescentar a salsinha e o orégano.
  5. Incorporar o fermento.
  6. Colocar em uma assadeira redonda de buraco no centro, untada e polvilhada.
  7. Levar ao forno pré-aquecido (200ºC), por 20 a 25 minutos.
  8. Decorar com queijo ralado.

Quibe de Berinjela


Talvez esta receita não devesse chamar "quibe de berinjela" e sim berinjela com trigo integral ou algo assim. Depois de prová-lo, possivelmente, você acabe achando que de fato o quibe de berinjela é a melhor descrição para quem está buscando um prato com sabor bem acentuado, sem uso da carne vermelha e com muitíssima semelhança com o quibe normal

Vale muito provar, mas muito mesmo!

Ingredientes:

1 xícara de trigo para quibe
2 berinjelas médias
1/2 cebola picada
1 colher de café de pimenta síria (zattar)
Cebolinha verde picada
Hortelã picado
Azeite e sal

Veja como é simples preparar. Corte as duas berinjelas ao meio e depois faça alguns cortes xadrezados sem tocar a casca. Salgue e regue um pouquinho de azeite.



Leve ao forno a 180 graus por uns 30 minutos ou até a polpa esteja bem amolecida. Cubra com papel laminado nos primeiros 15 minutos e depois descobrir e esperar para que perca a umidade.


Enquanto isso ferva a água acomodando o trigo num recipiente que possa receber água até um dedinho acima do trigo. Deixe repousar coberto e vá cuidar dos demais ingredientes.



O trigo acaba absorvendo toda a água e elimina aquele trabalho desnecessário de espreme que espreme para retirar o excesso de água, Já está no ponto de uso.

Enquanto o trigo repousa retira-se as berinjelas do forno deixando-as esfriar um pouquinho, lavo, pico os demais ingredientes cebola, cebolinhas, hortelã... Depois raspar com uma colher toda a polpa das berinjelas e amassar com um garfo para desmanchar os pedaços.




Raspo com uma colher toda a polpa das berinjelas, amasso com um garfo para desmanchar os pedaços.
Entro com a cebola picada...
...junto os verdes, azeite, ajusto o sal e misturo bem.

 Acomode numa travessa de pirex, faça decorações na superfície e pode levar ao forno a 180 graus por mais ou menos 30 minutos ou até que forme uma casquinha na superfície.  
Fica assim quando retirado do forno.


Pronto! É só servir ainda quente, com um generoso traço de azeite e gotas de limão a gosto.


Serve aproximadamente 6 porções.

Dicas: A berinjela guarda água por natureza. O trigo também. Então resta recomendar que se tenha bastante controle sobre os teores de água de ambos. Caso o trigo fique com unidade maior que o intencional, esprema num pano de cozinha limpo. As raspas de berinjelas podem repousar numa peneira para excorrer eventuais excessos.


Zuppa de Baccalà - Ensopado de bacalhau






Ingredientes:
1,2 quilo de bacalhau, em postas, dessalgado / 2 xícaras de chá de farinha de trigo / 2 cebolas grandes cortadas em pétalas / 2 dentes de alho, espremido ou bem picadinhos / 1 latas de tomates pelados / 1 xícara de chá de azeitonas pretas, sem caroço / 4 colheres de sopas de alcaparras, lavadas e escorridas / 3 xícaras de chá de água / Azeite de oliva / Sal / Pimenta do reino / Salsinha / Pimenta calabresa.

Modo de preparo:

Pegar as postas do bacalhau e secar uma a uma com um pano de prato. Pressionar levemente para retirar o excesso de água. Temperar com um pouco de pimenta do reino.
Colocar a farinha de trigo em uma vasilha, passar as postas na farinha para empanar.
Reserve.
Aquecer a panela com azeite suficiente para cobri todo o fundo. Coloque as postas empanadas sobre o azeite e deixe grelhar, virando com delicadeza para que dourem dos dois lados. Fogo em temperatura moderada. Não coloque todas as postas na panela de uma vez, faça isso aos poucos para não correr o risco de desmanchar as postas. Depois de grelhado retire-o da panela e reserve.
Quando terminar de grelhar todas as postas, nesta mesma panela, junte mais um pouco de azeite e refogue as cebolas e o alho até começar a murchar. Acrescente todo o conteúdo das duas latas de tomate pelado. Com o auxílio de uma colher parta os tomates em pedaços grandes.
Abaixe o fogo, junte as 3 xícaras de água e deixe ferver. Quando levantar fervura coloque as azeitonas e as alcaparras. Salpique um pouco de pimenta calabresa e misture. Devolva as postas grelhadas de bacalhau à panela. Com cuidado envolva as postas no molho. Tampe a panela e deixe cozinhar por 5 a 8 minutos. Finalizar com a salsinha na hora de servir.

Dicas: não esquecer de escorrer as alcaparras e deixa-las de molho, em um pouco de água para retirar o excesso de sal.
O preparo deste prato é bem rápido. Deixe todos os ingredientes previamente separados e picados para facilitar a preparação.


Característica do preparo: Serve de 6 a 8 pessoas – O tempo de preparo é de 20 a 30 minutos.


Todos os ingredientes e apetrechos usados nestas receitas são encontrados nas quatro lojas na COOCERQUI de Cerquilho (Duas) Boituva e Tietê)
Bom apetite!

Comentários