COOCERQUI - Feijão Carioquinha


Loja 1 - Cerquilho, Av. Brasil, 469 Centro (15) 3384-8600

Loja 2 - Boituva, Av. Pereira Ignácio, 250 Centro (15) 

3363-9410

Loja 3 - Tietê, Av. Alberto San Juan, 400 - Jardim Baccili 

(15) 3252-9100

Loja 4 - Cerquilho, Av. João Pilon, 1333 - Nova 

Cerquilho 

(15) 3385-1120


W.W.W.coocerqui.com.br

COOCERQUI, sinônimo de produtos de qualidade. 



Feijoada com abóbora e linguiç

Receita de Feijão com linguiça e abóbora

Esta receita é uma delícia e super saudável. O feijão traz inúmeros benefícios como a diminuição da obesidade, do diabetes, previne contra anemia e até contra o câncer. A abóbora, por sua vez fortalece o sistema imunológico, limpa o organismo e ajuda a renovar os genes. É uma receita com cara bastante festiva e gostosa. Fácil de fazer no dia a dia e vai fazer a diferença na sua saúde.
Feijão com abóbora e linguiça
Ingredientes:
. 1 xícara de chá de feijão carioquinha
. 3 colheres de sopa de óleo
. 1 cebola média picada
. 450 g de abóbora cortada em cubos
. 1 xícara de chá de caldo de legumes
. 1 folha de louro
. 150 g de linguiça defumada cortada em rodelas
. Sal a gosto
. Salsinha picada a gosto
Modo de preparo:
Na panela de pressão, cozinhe o feijão durante 20 minutos após a panela começar a chiar. Deixe sair a pressão, transfira o feijão para uma tigela e reserve. Na mesma panela, aqueça o óleo, doure a cebola e refogue a abóbora. Coloque o caldo de legumes e cozinhe na pressão por cinco minutos após a panela começar a chiar. Deixe sair a pressão e acrescente o feijão reservado, o louro, a linguiça e o sal, e deixe cozinhar sem
pressão durante dez minutos. Polvilhe a salsinha e sirva. J

Feijão carioca com couve refogada


Feijão Carioquinha com Couve Refogada
Ingredientes:
Feijão
- 2 xícaras de feijão carioquinha
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho amassados
- 1/2 pimenta dedo-de-moça picadinha
- 1/2 pimentão vermelho pequeno
- 1/2 pimentão amarelo pequeno
- Folhas de manjerona
- Sal
- Pimenta do reino
- Farofa
A couve
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho amassado
- Sal
- 1 maço de couve
- 1 colher (sopa) de manteiga
Modo de Preparo:
Cozinhe o feijão (Na panela de pressão é mais rápido) com água e sal. Em uma frigideira, refogue bem todos os outros ingredientes (menos a farofa) e acrescente ao feijão quando estiver pronto, deixando ferver uns minutinhos para os temperos se misturarem. Ao servir no prato, misture com farofa! Após lavada, corte as folhas de couve em tiras bem fininhas. Derreta um pouco de manteiga em uma frigideira e doure a cebola e, em seguida, o alho. Acrescente a couve e refogue bem até que ela diminua bastante de tamanho. Cuidado pra não queimar, é bom mexer de vez em quando. Prontinho!

Feijão Cearense de Porto Feliz 

cearense
Ingredientes: 
1 kg de peito de boi 
1 kg de feijão carioquinha 
1 kg de cebolas
kg de tomates sem pele
1 kg de linguiça calabresa 
200 gr de bacon 
Cheiro verde, louro, sal, pimenta vermelha ou do reino e orégano para temperar. 

Preparo:
cearense

Para começar, cozinhe o feijão da forma tradicional, mas sem tempero. Reserve. 
Cozinhe na panela de pressão o peito de boi picado em cubos médios com um pouco de sal por 15 minutos. 
Separadamente, frite o bacon, refogue a cebola, o tomate e os temperos. 
Acrescente, a linguiça que antes deve ser passada em água fervente, junte tudo em um caldeirão para engrossar o caldo e pegar gosto.
Na hora de servir, acompanha arroz branco, verdura cozida e farinha, além de um reforço da pimenta para quem quiser e, uma saladinha de alface e tomate.... 

Senta que lá vem a história.....

Criado de improviso há 30 anos por quatro senhores da cidade durante pescaria anual em Mato Grosso....Depois de alguns dias de pescaria, chegaram notícias que um novo grupo se juntaria a eles, perceberam que a comida não daria para todos, então, um deles decidiu ir a vila mais próxima para fazer compras, mas no caminho, como todo bom pescador, fez várias paradas para tomar umas e outras. Quando chegou, tudo já estava fechado. Só encontrou num armazém dois quilos de carne de peito de boi, um quilo de tomate e um quilo de cebola. Voltando ao acampamento, resolveram cozinhar tudo junto com o feijão que ainda sobrara no rancho. Apesar da primeira reação ter sido justamente imaginar que aquela carne dura com feijão não ficaria saborosa, isto não aconteceu. O peculiar prato recebeu o nome de cearense, devido à mistura de ingredientes, e ao comentário de um dos pescadores, o Sr. Emílio Coli, que teria dito: isto parece comida de cearense.
Quando retornaram a Porto Feliz explicaram tal comida as suas esposas que acrescentaram bacon, linguiça calabresa, orégano, louro e cheiro verde.
A tradição se perpetuou, fazendo com que Porto Feliz seja uma das poucas cidades com um prato típico, bem saboroso e equilibrado. Por não ser feito à base de carne de porco e sim de boi, não é tão forte quanto a feijoada, mas também aquece em tempo de frio. Servido com arroz, algum tipo de verdura cozida como couve e chicória e farinha de mandioca a cearense é imperdível para quem visita a cidade ou para quem quiser experimentar fazer em casa, acrescentando seu toque especial. 





Todos os ingredientes são facilmente encontrados, as COOCERQUI de Cerquilho, Boituva e Tietê.






Comentários