COOCERQUI - Grão de Bico


Loja 1 - Cerquilho, Av. Brasil, 469 Centro (15) 3384-8600

Loja 2 - Boituva, Av. Pereira Ignácio, 250 Centro (15) 

3363-9410

Loja 3 - Tietê, Av. Alberto San Juan, 400 - Jardim Baccili 

(15) 3252-9100

Loja 4 - Cerquilho, Av. João Pilon, 1333 - Nova 

Cerquilho 

(15) 3385-1120


W.W.W.coocerqui.com.br

COOCERQUI, sinônimo de produtos de qualidade. 


Propriedades do grão de bico

Propriedades do grão de bico

Trata-se de um dos principais ingredientes da gastronomia Oriental e do Oriente Médio e contém muitos nutrientes, dentre eles fibras, proteínas e vitaminas.
Pode ser facilmente encontrado nas quatro lojas da COOCERQUI em forma de grãos (crus e cozidos) ou como farinha já processada. 
Conheça algumas propriedades do grão de bico, um alimento versátil, que pode ser utilizado em dezenas de pratos diferentes.

Informação nutricional

Uma porção de 100 gramas de grão de bico cozido sem sal nos oferece hidratos de carbono (criadores de energia), fibra dietética (boa para a saúde cardíaca e digestiva), proteínas e gorduras, mas, além disso, o grão de bico oferece em sua composição vitaminas A, B6, C, E e K, cálcio, fósforo, potássio, zinco, magnésio, ferro e sódio.
grao-de-bico1

Dois principais benefícios do grão de bico

Por conter fibra dietética, os grãos de bico servem para reduzir os níveis de colesterol  ruim no sangue, mas por sua vez é bom para diminuir a pressão arterial e a quantidade de triglicerídeos. Então, pode reduzir o risco de sofrermos ataques cardíacos, doenças cardíacas e acidentes cérebro vasculares.
Seus componentes são excelentes para promover a saúde digestiva, aumentando o tamanho das fezes. Por exemplo, em casos de diarreia não há nada melhor do que um prato de grão de bico para estabilizar e fortalecer o intestino. Além disso, também ajuda a prevenir e tratar as hemorroidas. 
grao-de-bico2

Outra vantagem de consumir grão de bico

Pessoas que apresentam anemia ferropriva (por problemas na quantidade de ferro no organismo), podem consumir grão de bico para aumentar seus níveis de ferro, que é um dos componentes principais deste alimento.
Para aqueles que praticam esportes com frequência e tem um grande desgaste de ferro devido a atividade física o grão de bico também é recomendado.
Além disso, o grão é uma grande fonte de potássio, o que o torna muito bom para melhorar a circulação, regular a pressão arterial, e é muito recomendado para aqueles que sofrem de hipertensão Serve para prevenir doenças reumáticas ou a artrite, bem como as câimbras. 
Os diabéticos podem consumir grão de bico e aproveitar de seus benefícios, pois seu teor de zinco permite ao corpo assimilar e armazenar insulina. Além disso, o zinco é bom pra o crescimento geral do organismo, pra subir o sistema imunológico, cicatrizar feridas e metabolizar proteínas. Ajuda a combater a fadiga e se encarrega de transportar vitamina A até a retina.
grao-de-bico3
Aqueles que apresentam problemas com o trânsito intestinal podem comer grão de bico, por que contém uma grande quantidade de fibras. Servem para controlar a obesidade e prevenir o câncer de cólon.
Graças ao ácido fólico que o legume contém, é muito bom para mulheres grávidas ou que estão amamentando. Pode ajudar às pessoas que fumam ou consomem álcool a absorver melhor a vitamina B9.
Finalmente, ficou comprovado que a vitamina K do grão de bico serve para uma melhor coagulação do sangue e para o metabolismo dos ossos.

Receitas simples com grão de bico

Para que possa incorporar a grande quantidade de nutrientes que o grão de bico contém, prove as seguintes receitas:
  • Hummus: a receita árabe mais conhecida com grão de bico. Adicione em um recipiente uma xícara de grão de bico cozidos, dois dentes de alho picados, cominho, azeite de oliva, salsa picada, sal e o suco de um limão. Adicione um pouco de água e triture. Quando uma pasta lisa se formar estará pronto. Para servir, verta mais azeite de oliva e pimentão. Para comer acompanhe com pão árabe e sirva de entrada.
  • Bolas de grão de bico: Coloque em um recipiente uma xícara de grão de bico e deixe repousar por toda a noite. Cozinhe até que ferva. A parte misture uma cebola, dois dentes de alho, coentro, pimenta, cominho e pimentão. Jogue na mistura o grão de bico e triture com uma batedeira ou liquidificador. Deixe na geladeira por uma hora. Pegue pequenas quantidades da mistura e forme bolinhas, frite-as.
grao-de-bico4
  • Hambúrguer de grão de bico e polenta: cozinhe o grão de bico e faça um purê. Ferva água e sal e prepare a polenta. Quando estiver quase pronta, adicione o purê de grão de bico. Adicione uma cenoura e uma cebola ralada. Deixe esfriar e coloque em uma bandeja por 1 hora. Desmolde com forma de  hambúrguer e logo asse com um pouco de óleo vegetal ou no forno.


PUCHERO - Comida tradicional espanhola



Pode ser feito, em panela de fazer feijoada.
Ingredientes
  • 500 gr de grão-de-bico
  • 750 gr de coxão-mole em cubos médios
  • 750 gr de carne de frango sem osso
  • 100 gr de toucinho em cubos pequenos
  • 1 unidade de paio em rodelas
  • 1 unidade de linguiça calabresa defumada em rodelas
  • 2 unidades de tomate picados, sem pele, sem sementes
  • 3 unidades de cenoura em cubos pequenos
  • 4 colheres de sopa de óleo de soja
  • 1 unidade de cebola picada(s)
  • 1 tablete de caldo de carne
  • 1 colher de sopa de salsinha picada(s)
Como fazer
  1. Deixe o grão-de-bico de molho de um dia para o outro.
  2. No dia seguinte, cozinhe em panela de pressão por 30 minutos.
  3. Aqueça o óleo em uma panela e frite a cebola até dourar.
  4. Acrescente, aos poucos, a carne, o toucinho, o paio, a linguiça e o tomate.
  5. Deixe refogar por alguns minutos.
  6. Junte a cenoura e o caldo de carne e deixe cozinhar, acrescentando água fervente, se necessário.
  7. Quando a carne estiver cozida, junte o grão-de-bico escorrido e cozinhe por mais 15 minutos.
  8. Enfeite com salsinha e sirva bem quente.







5
2

Comentários