Quem não dança dança

Gustavo Gitti






















Até a próxima postagem. Fui!
Ah!
A dança é a ação ou a maneira de dançar. Trata-se da execução de movimentos ao ritmo da música que permite expressar sentimentos e emoções. Estima-se que a dança terá sido uma das primeiras manifestações artísticas na história da humanidade.
A dança implica a interação de diversos elementos. O movimento do corpo requer dominar com destreza o espaço e ter noções rítmicas. A intenção do bailarino é que os seus movimentos acompanhem a música. Por exemplo: uma música de ritmo lento e tranquilo requer passos de dança pausados e mais reservados. A expressão corporal também reside na indumentária usada para dançar.
É importante ter em conta que o predomínio do ritmo ou do uso do espaço pode variar dependendo da dança em questão. Outros factores tais como a mímica e o canto também fazem parte da dança.
Entende-se por coreografia toda uma estrutura de movimentos pré-determinados levados a cabo na hora de dançar. A coreografia indica os passos a seguir durante a dança: trata-se portanto de movimentos que não são espontâneos, uma vez que obedecem à concepção de um coreógrafo.
As coreografias adquirem maior relevância nos espetáculos de dança em que os bailarinos profissionais sobem a um palco com o intuito de apresentar uma obra artística. As danças rituais ou os bailes informais, por sua vez, não costumam obedecer a nenhum tipo de coreografia. Nestes casos, cada bailarino escolhe deliberadamente os passos que pretende realizar.
As coreografias adquirem maior relevância nos espetáculos de dança em que os bailarinos profissionais sobem a um palco com o intuito de apresentar uma obra artística. As danças rituais ou os bailes informais, por sua vez não costumam obedecer a nenhum tipo de coreografia. Nestes casos, cada bailarino escolhe deliberadamente os passos que pretende realizar.  

Comentários