Imagens e Alfabeto Concreto de Millôr Fernandes - Imperdível!


















Até a próxima postagem. Fui!
Ah!

Millôr Fernandes



Nasceu a 16 Agosto 1923
(Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil)

Morreu a 27 Março 2012
(Ipanema, Rio de Janeiro, Brasil)

Milton Viola Fernandes, mais conhecido como Millôr Fernandes, foi um desenhista, humorista, dramaturgo, escritor, tradutor, e jornalista brasileiro.











O Alfabeto Concreto

Queridos amigos não deixem de ler essa maravilha . De cara o texto parece maçante. No entanto, começou a ler, sem querer você vai devorando e achando genialidade pura. Divirtam-se!!! 

O A é uma letra com sótão. Chove sempre pouco sobre o à craseado. O B é um I que se apaixonou por um 3. O b minúsculo é uma letra grávida. Ao C só lhe resta uma saída. O ç cedilha, esse jamais tira a gravata. O D é um berimbau bíblico. O e minúsculo é uma letra esteatopígia (esteatopígia, ensino aos mais atrasadinhos, é uma pessoa que tem certa parte do corpo, que fica atrás e embaixo, muito feia). O E ri-se eternamente das outras letras. O F, com seu chapéu desabado sobre os olhos, é um gangster à espera de oportunidade. O f minúsculo é um poste antigo. A pontinha do G é que lhe dá esse ar desdenhoso. O g minúsculo é uma serpente de faquir. O H é uma letra duplex. A parte de cima é muda. Serve também como estaca para as outras letras galgarem sentido. O h minúsculo é um dinossauro. O I maiúsculo guarda, em seu porte de letra, um pouco do porte marcial de quando age como algarismo romano. O i minúsculo é um bilbuquê. O J, com seu gancho de pirata, rouba às vezes o lugar do g. O j minúsculo é uma foca brincando com sua bolinha. Vê-se nitidamente que o K é uma letra inacabada. Por enquanto só tem os andaimes. Parece que vão fazer um R. Junto com o k minúsculo o K maiúsculo treina passo de ganso (passo típico de certos desfiles militares). O L maiúsculo parece um I que extraíram com rais e tudo. Mas o I minúsculo não consegue disfarçar que é um número (I) espionando o alfabeto. O M maiúsculo é m gráfico de uma firma demasiado instável. O m minúsculo é uma cadeia de montanhas. O N é um M Perneta. No n minúsculo pode-se jogar golfinho (minigolfe) com a bolinha do o. O O maiúsculo boceja largamente diante da chatura das outras letras. O o minúsculo é um buraquinho no alfabeto. O P é um d plantando bananeira. O p minúsculo é um q que vem de volta. O Q maiúsculo anda sempre com o laço do sapato solto. O q minúsculo é um p se olhando de costas ao espelho. O R ficou assim de tanto praticar alterefolismo. Sente-se que o S é um cifrão fracassado. O s minúsculo é um cisne tranqüilo. Na balança do T se faz JusTiça.  O U é uma ferradura da tipografia, protegendo o galope das idéias. O u minúsculo é um n com as patinhas pro ar. O V é uma ponta da lança. O W são vês siameses. O X é uma encruzilhada. O Y é a taça onde bebem as outras letras. Desapareceu do alfabeto porque se entregou covardemente, de braços para cima. O z minúsculo é um esse cubista (Relativo ao cubismo, estilo artístico surgido aproximadamente em 1970 e em cujas obras se destacam formas geométricas). Do livro Circo de Palavras histórias, poemas e pensamentos – Millor Fernandes. Editora Ática. 


Comentários