COOCERQUI - Tamarindo



Loja 1 - Cerquilho, Av. Brasil, 469 Centro (15) 3384-8600

Loja 2 - Boituva, Av. Pereira Ignácio, 250 Centro (15) 

3363-9410

Loja 3 - Tietê, Av. Alberto San Juan, 400 - Jardim Baccili 

(15) 3252-9100

Loja 4 - Cerquilho, Av. João Pilon, 1333 - Nova 

Cerquilho 

(15) 3385-1120


W.W.W.coocerqui.com.br

COOCERQUI, sinônimo de produtos de qualidade. 


Tamarindo



O tamarindeiro é uma árvore muito bonita, bastante ornamental. 

Ideal para ser plantada em chácaras e, porque não, em praças?



A árvore de tamarindo.


tamarindeiro é de grande porte, podendo medir até 30 metros de altura em sua fase adulta. Outras características do tamarindeiro é de folhagem volumosa com galhos longos, pesados e caídos. Durante cada temporada, o tamarindeiro dá muitos frutos de tamarindo irregulares e curvos nas pontas dos galhos.

Estrutura e origem do Tamarindo.

Cada fruto de tamarindo tem casca exterior espessa e polpa pegajosa de cor marrom, contendo de 2 a 10 duras sementes de cor marrom-escuro. Botanicamente, o tamarindeiro está entre as grandes árvores tropicais. 
tamarindo-forma-saudavel

 6 benefícios do Tamarindo para saúde!

1 - O fruto tamarindo contém compostos químicos importantes e com benefícios para nossa saúde como minerais, vitaminas e fibras alimentares.
2 -  A polpa do tamarindo é uma rica e também é um poderoso antioxidante (antioxidante número E, E334), que ajuda a proteger o corpo de radicais livres prejudiciais.
4 -  A fruta de tamarindo contém muitos fitoquímicos voláteis, tais como: limoneno, geraniol, safrol, ácido cinâmico, salicilato de metilo, pirazina e alkylthiazoles. Juntos, esses compostos representam os benefícios e as propriedades medicinais do tamarindo.
5 - O fruto de tamarindo é uma boa fonte de minerais, como cobre, potássio, cálcio, selênio ferro, zinco e magnésio. O potássio é um componente importante dos fluidos das células e do corpo, que ajuda na taxa de controle cardíaco e da pressão arterial. O ferro é essencial para a produção de células vermelhas do sangue e atua como um co-fator das enzimas do citocromo oxidases.
6# Além disso, o tamarindo é rico em muitas vitaminas essenciais antioxidantes, incluindo a tiamina,  36% de níveis diários requeridos, vitamina A, ácido fólico, riboflavina, niacina. Tamarindo apresenta um significativo nível de vitamina C, bem como a vitamina E, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e fibra dietética. Há também um certo número de compostos orgânicos que fazem do tamarindo um poderoso antioxidante e um agente anti-inflamatório.
beneficios-do-tamarindo








Doce de tamarindo

 doce tamarindo (2)   doce tamarindo (3)   

Ingredientes: 450 gramas de tamarindo (vagens) / 1 lata de leite condensado / 1/2 xícara de açúcar cristal / 2 xícaras de água.
Modo de preparo:
Remova as cascas das vagens, ponhas todos os bagos em uma panela, acrescente 1 e ½ xícara de água e leve ao fogo. Quando começar a  ferver, reduza o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos, retire do fogo e deixe esfriar. Depois de frio, junte uma xícara de água fria e amasse com a mão. Despeje em uma peneira sobre um bowl e, ainda com a mão, vá amassando e pressionando sobre a peneira até remover toda a polpa, ponha-a de volta à panela, adicione o leite condensado, o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até o doce desgrudar do fundo da panela.

Suco de Tamarindo

Suco de Tamarindo

     
      O suco de tamarindo tem um sabor azedinho e muito refrescante. O preparo deve ser feito deixando as sementes de molho, depois de 1 hora elas ficarão inchadas e vão soltar as polpas facilmente.
 
 Modo de Fazer
      Retire as cascas dos tamarindos, coloque em uma bacia grande e cubra as sementes
      com água, deixe de molho por aproximadamente 1 hora.
      Coloque os tamarindos aos poucos em uma peneira e vá adicionando água e misturando
      com uma colher até sair toda a polpa das sementes.
      Para fazer o suco misture a polpa coada, água e açúcar a gosto.
      Para cada xícara da semente do tamarindo rende aproximadamente 2 litros de suco pronto.

     

Tamarindo

COOCERQUI, sinônimo de produtos de ótima qualidade.

Comentários