COOCERQUI - Espinafre


Loja 1 - Cerquilho, Av. Brasil, 469 Centro (15) 3384-8600

Loja 2 - Boituva, Av. Pereira Ignácio, 250 Centro (15) 

3363-9410

Loja 3 - Tietê, Av. Alberto San Juan, 400 - Jardim Baccili 

(15) 3252-9100

Loja 4 - Cerquilho, Av. João Pilon, 1333 - Nova 

Cerquilho 

(15) 3385-1120


W.W.W.coocerqui.com.br

COOCERQUI, sinônimo de produtos de qualidade. 

ESPINAFRE FORTALECE OS MÚSCULOS



Não foi à toa que o
 espinafre conquistou os desenhos animados como o responsável pela força do marinheiro Popeye. Essa hortaliça reúne nutrientes da mais alta qualidade. A começar pelo ácido fólico, essencial para o sistema nervoso. Estudos sugerem efeito protetor contra a doença de Alzheimer, que leva à perda da memória. Possui alto teor de potássio e baixo de sódio, o que auxilia no controle da pressão arterial; vitamina K, cálcio e fósforo, que concorrem para a saúde dos ossos; e luteína, um pigmento da família dos carotenoides benéfico à visão (protege contra catarata).

Outros benefícios
A lista ainda inclui ferro, vitamina C, vitamina A e antioxidantes, que defendem a pele contra o envelhecimento e as células contra o câncer. O espinafre contribui a para prevenção e o controle de diabetes por causa das fibras, que auxiliam o metabolismo do açúcar. E pela presença do cromo, que potencializa os efeitos da insulina, melhorando a captação de glicose pelas células. Esse mineral também é útil para quem planeja emagrecer ou precisa abaixar o colesterol.

Consuma pelo menos 1 porção (meio prato de sobremesa) três vezes por semana. Para aumentar a absorção de minerais, é interessante ingeri-lo ao lado de outros alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas.

Combustível para os músculos
Uma equipe dInstituto Karolinska, na Suécia, mostrou que o espinafre aumenta a eficiência dos músculos. O consumo diário de um prato da hortaliça (300 g) diminuiu em 5% a quantidade de oxigênio necessária à atividade muscular durante o exercício físico. O vegetal é pródigo em nitrato, que  chega rápido às mitocôndrias, encarregadas de produzir energia nas células, fornecendo a matéria-prima para este trabalho. Os participantes receberam suplementos de nitrato em quantidade equivalente à de um prato de espinafre e pedalaram numa bicicleta ergométrica, informou a revista científica Cell Metabolism.

Canelone de espinafre




Ingredientes

200 gramas de massa para lasanha
Sal, pimenta e louro a gosto
1 copo de leite desnatado
1 maço de espinafre limpo picado
4 colheres de sopa de ricota
1 xícara de chá de molho de tomate
1 pitada de curry 

Como preparar

Reserve. Em outra panela cozinhe o espinafre no leite. Retire o espinafre deixe esfriar e reserve o leite.
Amasse a ricota e junte o leite reservado, o espinafre, o sal e a pimenta-do-reino. Misture bem. Se preferir passe a mistura por um espremedor. Parta as massas de lasanha ao meio, recheie uma uma e enrole como se fosse rocambole. Reserve. Misture muito bem o molho de tomate e o curry e cubra os rolinhos de espinafre. Sirva em temperatura ambiente ou, se preferir, leve ao forno rapidamente.


Lasanha de Ricota e Espinafre!



Use uma massa como as de macarrão, próprias para canelones, mas apenas dois minutos em contato com a água fervente. Elas vão se abrir como folhas de lasanha. 
Cozinhe 1/2 maço de espinafre, apenas para murchar em água fervente e sal, escorra, passe-o junto com cerca de 200g de ricota esfarelada no processador tempere com sal e reserve. 
Faça um molho branco ou bechamel a seu gosto, depois é só montar as camadas. 
Coloque um pouco do molho no fundo da travessa, disponha a massa cobrindo todo o fundo e intercale camadas da mistura de ricota e espinafre com molho branco e massa novamente (3 camadas é o suficiente) finalize com o molho.
Leve para assar a 200oC até que as bordas comecem a borbulhar ligeiramente.

Torta de espinafre e peito de peru


Ingredientes
Massa
1 pacote de biscoito água e sal
120g de manteiga
Recheio
4 ovos
1 copo de requeijão cremoso
1 colher de sopa de farinha de trigo
meia xícara de chá de leite
200g de peito de peru em cubos
2 xícaras de chá de espinafre cozido, espremido e picado
Sal e pimenta a gosto
Como preparar
Massa: Bata os biscoitos no liquidificador até formar uma farofa. Misture com a manteiga e forre o fundo e as laterais de uma forma redonda de aro removível (28 cm de diâmetro). Reserve.
Recheio: Bata na batedeira as gemas com o requeijão cremoso, a farinha de trigo, o leite e sal. Misture o peito de peru e o espinafre ao creme. Incorpore delicadamente as claras batidas em neve, despeje sobre a massa reservada e leve ao forno médio-alto (200 graus) pré-aquecido, por cerca de 40 minutos ou até dourar. Sirva quente ou morna.





Comentários