COOCERQUI - Acelga


Loja 1 - Cerquilho, Av. Brasil, 469 Centro (15) 3384-8600

Loja 2 - Boituva, Av. Pereira Ignácio, 250 Centro (15) 3363-9410

Loja 3 - Tietê, Av. Alberto San Juan, 400 - Jardim Baccili (15) 3252-9100

Loja 4 - Cerquilho, Av. João Pilon, 1333 - Nova Cerquilho (15) 3385-1120

W.W.W.coocerqui.com.br

COOCERQUI, sinônimo de produtos de qualidade. 




ACELGA
Este vegetal possui como características folhas verdes brilhantes lisas ou crespas (com algumas nervuras) e longos talos (pecíolos) com colorações que variam entre o branco, amarelo, laranja e vermelho. Suas raízes  são delgadas e as flores dispõem-se em espigas agrupadas em panículas. O fruto é do tipo aquênio (seco e indeiscente). O ciclo de vida da acelga é bienal, o que significa que ela demora vinte e quatro meses para completar o seu ciclo biológico.
Seu sabor amargo característico é muito apreciado na culinária de diferentes culturas. Geralmente as folhas de acelga são consumidas cruas em saladas, como também refogadas ou cozidas. Quando cozidas o sabor amargo desaparece, deixando um sabor mais delicado. É um alimento muito nutritivo de baixa caloria, com uma quantidade extraordinária de Vitamina K (vitamina essencial para a coagulação sanguínea), como também contém vitamina A, C,  minerais (sódio, magnésio, potássio e ferro) e ferro), fibra alimentar e proteínas. Porém em todas as partes da acelga contêm ácido oxálico que quando consumido em excesso pode prejudicar a absorção de cálcio pelos ossos. Uma forma de reduzir este ácido é fervendo a hortaliça.  Quando conservada em geladeira a acelga pode ser consumida em um prazo de 5 a 7 dias.
Na Turquia, a acelga é uma das ervas mais utilizadas pelos diabéticos, pelo fato dela ajudar na redução de glicose no sangue. Além disto, a acelga é conhecida por fortalecer o estômago, por ser eficaz em desinflamar os nervos (neurite), age como antioxidante,  combate os cálculos biliares é muito utilizada em doenças circulatórias, como também é considerada um poderoso cicatrizante. Por conter fibras alimentares a acelga é um alimento que pode estar presente na dieta de pessoas que o intestino não funciona corretamente e tem um leve efeito laxativo.
A forma de propagação da acelga é por meio de sementes e sua época de plantio está entres os meses de fevereiro a julho nas regiões Sul e Sudeste do Brasil e nos meses de abril a junho na região Norte. A colheita das acelgas é feita em torno de 70 dias após o plantio.

Trouxinha de acelga ou repolho

rolinho de acelga

Ingredientes

  • 10 folhas de acelga ou repolho
  • 2 xícaras de chá de batata em cubos cozida
  • 1 lata de milho verde escorrido ou milho fresquinho refogado
  • 1 lata de ervilhas escorridas
  • 1 e 1/2 xícara de chá de frango cozido e desfiado
  • 1 cenoura ralada
  • 1 xícara de chá de palmito em conservas picado
  • 1 e 1/2 xícara de chá de maionese
  • 2 colheres de iogurte natural
  • Sal, pimenta do reino e cheiro verde picado a gosto

Modo de fazer

Dê uma pequena passada uma a uma das folhas da acelga ou repolho em uma água fervente e temperada com ervas finas (à gosto) e reserve.
Misture em uma tigela a batata cozida e cortada em cubos, o milho escorrido, a ervilha, o frango cozido e desfiado, a cenoura ralada, o palmito picado, a maionese, o iogurte natural, sal, pimenta e cheiro verde.
Abra as folhas de acelga ou repolho coloque uma porção do recheio dentro das folhas e em seguida enrole fazendo uma pequena trouxinha.
Sugestão para servir: Lave algumas folhas de alface e coloque nas bordas de uma travessa. Coloque as trouxinhas no meio da vasilha.

Bolinhos de acelga à moda Receita de Receita de bolinho de acelga às moda uruguaia



  • 1 algumas folhas de acelga
  • 1 cebola pequena
  • 1 pedacinho de bacon
  • metade de 1 pimentão pequeno verde
  • metade de 1 pimentão pequeno vermelho
  • 3 dentes de alho
  • 2 xícaras de farinha
  • 2 colheres de sopa de fermento em pó
  • 2 ovos
  • 3 colheres de sopa de óleo
Modo de preparo
  1. Tirar os talos da acelga picar ela a gosto e colocar em uma panela com água para ferver, em seguida que a água ferver retire do fogo e reserve
  2. Junte em uma panela com um pouquinho de óleo, a cebola, os pimentões, o alho e o bacon bem picadinhos e frite até ficar tudo molinho, mas não deixe queimar nem dourar
  3. Em uma tigela junte a farinha, a acelga  fervida e bem escorrida, o fermento e misture
  4. Logo adicione o óleo, os ovos e o resto dos ingredientes fritos
  5. Misture bem com as mãos até a massa adquirir uma consistência cremosa, mas não muito seca
  6. Em uma frigideira aqueça o óleo, quando ele estiver bem quente, coloque a massa às colheradas, mas não muito cheias pois pode ficar cruas por dentro
  7. Frite até dourar e está pronto para servir
  8. Ótimo acompanhamento para uma cervejinha



Acelga Refogada


20140331-211956.jpg

Ingredientes:
1 maço de acelga
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada
1 dente de alho picado
Shoyu a gosto
Como Fazer:
Lave bem as folhas da acelga e escorra. Pique-as em tiras não muito finas.
Em uma frigideira ou panela grande, aqueça o azeite. Refogue a cebola e o alho até dourar. Acrescente a acelga e misture bem. Após uns 3-4 minutos, junte o Shoyu, mexa e deixe que ele evapore um pouquinho. Sirva quente.
Obs: eu gosto da acelga crocante, mas se você preferir, deixe cozinhar um pouco mais.
Não usei sal porque o Shoyu já é bem salgado.
20140331-212008.jpg
Comer saudável é bom. Agora, comer saudável é mais gostoso e melhor ainda! Os produtos das COOCERQUI são tão fesquinhos que parecem orvalhados pela manhã.



Comentários