Chupar, beber, comer.


















Até a próxima postagem. Fui!
Ah! Do latim coquīna, a cozinha é o sítio no qual se prepara a comida. Pode ser o ambiente destinado a essa tarefa num lar ou o espaço específico num restaurante, por exemplo. Na cozinha, de um modo geral, pode-se lavar, cortar, ferver, assar, fritar ou ainda guisar os alimentos, entre outras possibilidades.
O profissional que se dedica exclusivamente à confecção dos alimentos é o cozinheiro, mas também se pode considerar cozinheiro (ou cozinheira, no feminino) aquele que trata da confecção das refeições em casa.
A noção de cozinha também permite fazer referência à arte gastronômica ou à maneira especial de cozinhar de cada país, região ou cozinheiro: “A cozinha mexicana é demasiado picante para o meu gosto”, “A minha mãe agora a cozinha chinesa”, “O Pedro levou a Lurdes a jantar a um restaurante especializado em cozinha italiana”.
Na restauração e na hotelaria, o chefe de cozinha é o cozinheiro superior, aquele que dirige a cozinha e os dependentes no seu ramo. Todos os restaurantes de grande envergadura têm um chefe de cozinha, que se encarrega de coordenar a elaboração dos pratos.
Uma bateria de cozinha é o conjunto dos utensílios (os quais podem ser de cobre, alumínio, ferro ou aço) necessários para a cocção dos alimentos.
Por fim, podemos dizer que se conhece como sal de cozinha a substância branca e cristalina que se utiliza como condimento. O sal é essencialmente composto por cloreto de sódio. 


Comentários