COOCERQUI - Tamarindo



Loja 1 - Cerquilho, Av. Brasil, 469 Centro (15) 3384-8600
Loja 2 - Boituva, Av. Pereira Ignácio, 250 Centro (15) 3363-9410
Loja 3 - Tietê, Av. Alberto San Juan, 400 - Jardim Baccili (15) 3252-9100
Loja 4 - Cerquilho, Av. João Pilon, 1333 - Nova Cerquilho (15) 3385-1120
W.W.W.coocerqui.com.br
COOCERQUI, sinônimo de produtos de qualidade. 


Benefícios do Tamarindo para a saúde 

  • A polpa do tamarindo é uma rica fonte de polissacarídeos não-amiláceos e fibra dietética, tais como hemicelulose, mucilagem, pectina e taninos. 100g de polpa de tamarindo fornecem 5 ou mais de 13% da fibra dietética. A ingestão de fibra dietética na alimentação aumenta o volume e os movimentos intestinais, assim, ajudando na prevenção da prisão de ventre, e eliminando os níveis de colesterol “ruins” do corpo. A fibra também liga às toxinas do alimento, ajudando a proteger a membrana mucosa do cólon de substâncias cancerígenas.O fruto tamarindo contém compostos químicos importantes e com benefícios para nossa saúde como minerais, vitaminas e fibras alimentares.
  • Enquanto o limão é rico em ácido cítrico, o tamarindo é rico em ácido tartárico. O ácido tartárico dá um gosto amargo à alimentação, mas também é um poderoso antioxidante (antioxidante número E, E334), que ajuda a proteger o corpo de radicais livres prejudiciais.
  • A fruta de tamarindo contém muitos fitoquímicos voláteis, tais como: limoneno, geraniol, safrol, ácido cinâmico, salicilato de metilo, pirazina e alkylthiazoles. Juntos, esses compostos representam os benefícios e as propriedades medicinais do tamarindo.
  • O fruto de tamarindo é uma boa fonte de minerais, como cobre, potássio, cálcio, selênio ferro, zinco e magnésio. O potássio é um componente importante dos fluidos das células e do corpo, que ajuda na taxa de controle cardíaco e da pressão arterial. O ferro é essencial para a produção de células vermelhas do sangue e atua como um co-fator das enzimas do citocromo oxidases.
  • Além disso, o tamarindo é rico em muitas vitaminas essenciais antioxidantes, incluindo a tiamina,  36% de níveis diários requeridos, vitamina A, ácido fólico, riboflavina, niacina, e vitamina C.




Doce de tamarindo

 doce tamarindo (2)   doce tamarindo (3)   doce tamarindo

Tamarindo não é muito conhecido e usado no Brasil, mas é encontrado com uma certa facilidade em algumas feiras livres, principalmente agora que é sua época. Originário da África e muito cultivado na Índia tem um sabor único e é rica fonte de vitaminas e minerais. Esse doce é simples de ser feito, ótimo recheio também.
Ingredientes:

450 g de tamarindo (vagens)
1 lata de leite condensado
½ xícara de açúcar cristal 
2 xícaras de água
Modo de preparo:
Remova as cascas das vagens, coloque todos os bagos em uma panela, acrescente 1 e ½ xícara de água e leve ao fogo. Quando começar a  ferver, reduza o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos, retire do fogo e deixe esfriar. Depois de frio, junte uma xícara de água fria e amasse com a mão. Despeje em uma peneira sobre um tigela e, ainda com a mão, vá amassando e pressionando sobre a peneira até remover toda a polpa, ponha-a de volta à panela, adicione o leite condensado, o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até o doce desgrudar do fundo da panela.


MANJAR COM CALDA DE TAMARINDO

Ingredientes
1 litro de leite
200ml de leite de coco
½  xícara de chá de açúcar
5 colheres de sopa de amido de milho

Calda
½ xícara de chá de tamarindo
2 ½ xícaras de chá de água
½ xícara de chá de açúcar

MODO DE PREPARO
Cozinhe o leite, o leite de coco, o açúcar e o amido de milho. Deixe engrossar. Coloque em uma forma de pudim molhada e leve à geladeira. Para a calda, bata o tamarindo, água no liquidificador e coe. Em uma panela, coloque o açúcar, a mistura do liquidificador e deixe ferver. Desenforme o manjar e cubra com a calda.

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 3h


Peixe com molho de Tamarindo






1 vagem de tamarindo sem casca /  700 g de peixe de carne branca e firme cortado em cubos de 3 cm / 1 colher de chá de sal ou a gosto / 1 colher de chá de pimenta vermelha seca, em flocos / 1/4 colher de chá de cúrcuma (açafrão-da-terra) em pó / 2 colheres de chá de gengibre ralado /  2 colheres de sopa de óleo / 1/2 colher de sopa de grãos de cominho / 1 cebola pequena picada / 1 tomate pequeno picado / 2 pimentas dedo-de-moça sem sementes picadas / 4 colheres de sopa de folhas de coentro / 1 xícara de leite de coco
Coloque o tamarindo numa tigela pequena e cubra com 1 xícara de água fervente. Deixe por 10 minutos. Tempere o peixe com o sal, a pimenta seca e o gengibre ralado. Reserve. Enquanto isso, coloque o óleo numa panela e junte os grãos de cominho. Leve ao fogo e deixe os grãos tostarem brevemente. Junte, então, a cebola, mexa e deixe murchar. Acrescente o peixe temperado, o tomate, a pimenta dedo-de-moça e metade do coentro. Mexa com cuidado para que os temperos se misturem e cubram o peixe. Junte um pouco de água, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos ou até o peixe estar cozido. Se for preciso, junte mais água quente, para que no final reste apenas um molho espesso. Enquanto isso, passe o tamarindo demolhado por peneira grossa para reter as sementes e extrair a polpa. Despeje a polpa e o leite de coco sobre o peixe. Prove o sal e corrija, se necessário. Deixe ferver de novo e desligue o fogo. Espalhe por cima as folhas de coentro restantes e sirva com arroz.
Rende: 6 porções


Bolas de Tamarindo 



Bolas de tamarindo


300 g de tamarindo (vagens frescas ou em bloco)
1/2 xícara de açúcar ´
¼ de xícara de água
1 colher de café de sal
2 colheres de sopa de pimenta vermelha seca em flocos

Para passar as bolinhas
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de pimenta vermelha seca em flocos
1 colher de café de sal


Descasque os tamarindos se estiver usando as vagens. Para isto, basta apertar levemente e ir tirando os pedaços de casca e também as fibras que recobrem a polpa.
Em uma panela pequena coloque o açúcar, a água, o sal e a pimenta. Misture bem e leve ao fogo baixo. Quando ferver, junte o tamarindo e cozinhe por 10 a 15 minutos, até que o líquido se evapore e reste na panela uma pasta espessa que se desprende do fundo da panela. Retire do fogo e espere esfriar completamente. Tire e descarte algumas sementes sementes, mas não todas – algumas são importantes para dar estrutura às bolinhas. Melhor é deixar de um dia para o outro na geladeira, antes de modelá-las.
Para cobrir as bolinhas: em um prato coloque o açúcar, a pimenta e o sal e misture. Tire porções da massa do tamanho de bolinhas de gude e enrole nas mãos – mantenha ao menos uma semente em cada bolinha. Passe por esta mistura. Estão prontas pra comer ou, se quiser guardá-las, envolva-as em papel celofane. Só não esqueça de tirar as sementes da boca quando for comer.


Rende cerca de 50 bolinhas


Todos os ingrediente são facilmente encontradas, nas quatro lojas da COOCERQUI, em Cerquilho, Boituva e Tiete.

COOCERQUI, sinônimo de produtos de qualidade.






Comentários